Famalicão: Contrato Local de Desenvolvimento Social ajuda na integração profissional

O programa CLDS 4G ajudou nove pessoas a serem integradas profissionalmente com contrato de trabalho e três estágios profissionais como resultado de visitas a empresas e trabalho de proximidade junto dos agentes locais.

Recorde-se que o projeto CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social – Comunidades Incubadoras) é dinamizado desde julho de 2020 pela Câmara Municipal de Famalicão em parceria com a Engenho, instituição que tem desenvolvido iniciativas para promover a inclusão social dos cidadãos através do aumento da empregabilidade para o combate a situações de pobreza.

O projeto tem também apostado em processos de formação e qualificação de jovens e adultos, nomeadamente através da celebração de protocolos de parceria com o Centro Qualifica de Famalicão, a Escola CIOR, a Associação Dar as Mãos, o Centro Social de Bairro e a ACIF.

Destaque para mais de 600 alunos do 12º ano do Ensino Profissional que têm trabalhado competências para preparar a transição para o mundo laboral.

O CLDS-4G está focado num Plano de Ação centrado nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo, e vigorará até 31 de maio de 2023, implicando um investimento no concelho de 450 mil euros.

No passado dia 27 de maio, decorreu a reunião plenária do CLAS na Junta de Freguesia da Carreira, onde foram partilhados os resultados já alcançados por este CLDS 4G.