FAMALICÃO COM MAIS DE 13 MIL HORAS DE FORMAÇÃO PARA MAIS DE 10 MIL PESSOAS

Várias instituições captaram 13.500 horas de formação modular que vão beneficiar cerca de 10 mil famalicenses, em áreas mais técnicas como o têxtil, o alimentar ou a metalomecânica, passando às mais abrangentes como iniciação a línguas, novas tecnologias e marketing.
Os candidatos a esta formação gratuita só precisam de ter mais de 18 anos, sem qualificação adequada para inserção ou progressão no mercado de trabalho ou que pretendam uma requalificação profissional.
Serão 431 unidades de formação, que serão ministradas pelas escolas profissionais e outros estabelecimentos certificados para o efeito como o CITEVE, a CESPU, a ACIF, as entidades privados GTI e Semet, entre outras, até mesmo o CENFIM da Trofa que integra a Rede de Educação e Formação de Vila Nova de Famalicão.
As Formações Modulares Certificadas são formações organizadas em unidades de formação de curta duração de 25 ou 50 horas, capitalizáveis para a obtenção de uma ou mais qualificações definidas no Catálogo Nacional de Qualificações.
O anúncio desta Certificação Modular foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, na sessão de entrega de 70 diplomas a adultos que estiveram em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências através do programa “Qualifica”, que decorreu segunda-feira, na Casa das Artes.
Paulo Cunha considera o volume de formação financiada uma boa notícia, porque, na sua perspetiva, vai reforçar a aposta que tem sido desenvolvida no território por vários agentes na formação profissional e na valorização das pessoas.

Famalicão: Acidente condiciona o trânsito na N206 em Outiz

Um acidente de viação, ocorrido cerca das 10h30 desta segunda-feira, está a condicionar a normal circulação automóvel na N206, em Vila Nova de Famalicão.

O sinistro deu-se em plena Avenida Dom Afonso III, na entrada da freguesia de Outiz.

Conforme é visível na imagem enviada à Cidade Hoje, há um veículo que se encontra parado na faixa do sentido inverso.

Não há informação da existência de feridos.

Famalicão: Hoje há festa de verão e da cerveja em Sezures

Na tarde deste domingo, realiza-se a festa de verão e da cerveja, na Capela de S.Vicente em Sezures, Famalicão.

A iniciativa arranca às 15h com muita animação musical, a começar com grupos de concertinas e a prosseguir com DJ.

Simultaneamente, no mesmo recinto, decorre o primeiro encontro de concertinas.

 

 

 

FC Famalicão perde troféu Teresa Herrera nas grandes penalidades

A equipa do FC Famalicão perdeu, este sábado, o troféu Teresa Herrera, prestigiada competição que, no plano feminino, vai na décima edição.

A equipa famalicense esteve a vencer o RC Deportivo de La Coruña por 2-0, mas a equipa espanhola logrou chegar ao empate que prevaleceu até ao final do tempo regulamentar.

A decisão foi para as grandes penalidades e o Desportivo foi mais certeiro, com vitória 5-3 sobre as famalicenses.

Famalicão: Autarquia conta com equipamento para tratar do novo piso do centro da cidade

Para fazer face a todas as exigências em termos de limpeza do renovado centro urbano, a Câmara Municipal de Famalicão passa a contar com um novo equipamento, um Aspirador Urbano Elétrico.

Numa nota publicada nas redes sociais, a autarquia refere que este é um equipamento amigo do ambiente, com capacidade de armazenamento de 240 litros, apto para lavagens de manchas e sujidade, bem como aspiração de resíduos sólidos de pequena dimensão.

Famalicão: Ana Marinho vence prova em Espanha

Na manhã deste sábado, a atleta da Escola de Atletismo Rosa Oliveira venceu a décima primeira edição da Carreira Pola Praia, na Galiza.

Ana Marinho venceu a geral, cumprindo os 6kms na Praia América à frente de quatrocentos participantes e repete o triunfo da edição anterior.

Ainda da escola joanense Bruna Ortiga venceu em sub-23.

Rosa Oliveira foi a mais rápida entre as veteranas 55.