Famalicão: Cidade mais verde

Concluídas obras de requalificação, o centro urbano de Famalicão passará a ter mais árvores. No decurso dos trabalhos serão plantadas perto de três centenas de novas árvores que se vão juntar às 116 que permanecerão. Apenas duas dezenas serão abatidas dado o seu estado de conservação, enquanto 67 serão transplantadas.

Segundo o projeto, o centro da cidade passará a ter uma área arbórea muito superior à existente, que se juntará aos vários ajardinamentos que se vão espalhar pelos 3000m2 de área de intervenção e que vai incluir ainda a recuperação da margem ribeirinha do Rio Pelhe, junto à antiga Ponte Românica, na extremo nascente Praça Mouzinho do Albuquerque.

Sob o mote “Um novo Centro. Uma Nova Cidade” as obras de reabilitação do centro urbano de Famalicão abrange todo o quarteirão urbano localizado entre as praças D. Maria II e Mouzinho de Albuquerque e ruas adjacentes, dotando-as de mais e melhores zonas sociais e de mais espaços para peões e para os modos de transporte suaves.

A obra, num valor superior a oito milhões de euros, tem comparticipação do Norte 2020, através do programa FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.