Concelho

Famalicão “Cidade Inteligente”

A Câmara Municipal e a NOS celebraram, esta manhã, uma parceria para afirmar o município no mapa das Smart Cities, potenciando a sustentabilidade energética e ambiental, bem como a inovação urbana de infraestruturas, serviços e recursos da autarquia. A criação de um Centro de Operações Global vai permitir ao município ter acesso em tempo real a vários indicadores de ocorrências ao nível dos resíduos, dos consumos e falhas energéticas, mobilidade e trânsito, proteção civil, infraestruturas, entre outros.

O contrato, assinado por Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal, e pelo administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes, estabelece a partilha de informação e de conhecimento, bem como a implementação de iniciativas conjuntas para agilizar a aplicação de soluções no âmbito da inteligência urbana, otimizando a qualidade de vida dos cidadãos.

Através da parceria, a NOS fornece ao Município uma solução assente numa Plataforma de Inteligência Urbana que se materializará num centro de comando e controlo, totalmente equipado pela operadora, para a gestão urbana integrada e na interligação ao Data Center NOS. O Smart Center Famalicão será instalado no novo edifício que a autarquia adquiriu recentemente na Rua Dr. Francisco Alves, nas imediações dos Paços do Concelho.

O serviço a implementar prevê a disponibilização de uma solução de Gestão de Ocorrências que permitirá aos serviços da autarquia terem conhecimento detalhado sobre todos os locais e natureza específicos de ocorrências reportadas por funcionários e munícipes em tempo real, permitindo uma rápida intervenção e resolução. Esta solução permite não só uma maior racionalização dos recursos humanos e físicos, mas também a maximização da eficiência operacional dos serviços municipais.

A cooperação visa fazer de Famalicão uma cidade mais eficiente e mais próxima dos cidadãos e das suas necessidades.

Previous post

Sete mil artigos contrafeitos apreendidos pela ASAE em ação que passou por Riba de Ave

Next post

FC Famalicão com «grande vontade» de regressar às vitórias

Cidade Hoje