Famalicão: Castelões, Seide e Ruivães e Novais são Eco-Freguesias

As freguesias de Vila Nova de Famalicão foram reconhecidas, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), como Eco-Freguesias XXI pelo trabalho de promoção de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Seide foi reconhecida pela segunda vez como Eco-Freguesia.

A entrega das bandeiras verdes aconteceu no dia 21 de junho, em Pombal. Adicionalmente, esta quinta-feira, dia 8 de julho, os autarcas das freguesias foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal nos Paços do Concelho. Paulo Cunha elogiou o trabalho desenvolvido pelas freguesias e afirmou estar muito «satisfeito e orgulhoso pelo reconhecimento alcançado no concelho».

A distinção das freguesias como Eco-Freguesias resulta da implementação de políticas ambientais e do incentivo dado à população para adotar comportamentos sustentáveis e ecológicos. O reconhecimento cedido às freguesias motiva-as a apresentarem ações cada vez mais amigas do ambiente, a disseminarem práticas ambientais nas suas iniciativas e a promoverem atividades mais sustentáveis.