Famalicão: Câmara vai criar base de proteção civil com heliporto

A Câmara Municipal pretende reforçar o Serviço Municipal de Proteção Civil, dotando-o de melhores infraestruturas, mais adequadas à prossecução das suas competências e objetivos. Com efeito, propõe-se criar um Centro Municipal de Proteção Civil, um heliporto e uma base de apoio logístico. Funcionaria, assim, como um Campus da Proteção Civil.

O local escolhido é na freguesia de Bairro, lugar de Reguengo, Avenida Camilo Castelo Branco. São três hectares de terreno, arrendados por um período de dez anos.

Para concretizar este objetivo, foram estabelecidos contactos com a ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, visando a celebração de um protocolo de colaboração. Este projeto vai a reunião do executivo municipal que decorre na manhã desta quinta-feira.

Recorde-se que é competência dos municípios prevenir riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe; socorrer e assistir no território as pessoas e outros seres vivos em perigo e proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público.