Famalicão: Câmara Municipal planeia estratégia de habitação global para o concelho

O município de Famalicão estabeleceu um protocolo com a Faculdade de Arquitetura do Porto com o objetivo de planear uma estratégia de habitação global para o território famalicense. Para a habitação e para a reabilitação urbana, que qualifique o território e ao mesmo tempo potencie o bem-estar social.

Esta Estratégia Local de Habitação inicia-se com o projeto ‘Habitar’ que informa a população das ferramentas disponíveis para aceder a uma habitação a custo justo e a acompanhar a sua implementação; a diagnosticar e transmitir às instituições eventuais falhas nas ferramentas previstas e a mapear as necessidades que não estão cobertas pelos programas existentes.

Este plano aborda também os problemas e necessidades concretas da comunidade, como a capacidade de intervenção das entidades públicas e privadas de âmbito social que nela operam.

Recorde-se que a plataforma online reúne toda a informação sobre os programas de apoio à habitação existentes a nível nacional e municipal e que está alojada no portal oficial da autarquia. Nesta plataforma é ainda possível solicitar um atendimento personalizado ajustado a cada tipo de problema. O atendimento é feito depois através do Gabinete de Apoio à população e de promoção de acesso à habitação condigna, que prevê duas vertentes principais de atuação: por um lado, prestar apoio técnico a inquilinos e proprietários, e, por outro lado, facilitar o contacto entre o tecido social e a equipa de planeamento, constituída por arquitetos e investigadores da FAUP. O gabinete está a funcionar no departamento de ação social do município e as marcações podem ser feitas através da plataforma https://www.famalicao.pt/habitar-famalicao

 

Most Popular Topics

Editor Picks