Famalicão: Câmara Municipal distribui 4500 cabazes de Natal

A medida que é já uma tradição no concelho vai este ano, num período tão atípico, chegar a 4500 famílias, quando em 2019 foram entregues cerca 3600 cabazes.

Para além do bacalhau, azeite e aletria, os cabazes terão outros produtos, atribuídos por diversos agentes sociais do concelho.

«Num ano marcado pela pandemia da Covid 19, o município não poderia deixar de apoiar as famílias mais carenciadas, oferecendo-lhes bens essenciais de Natal», assinalou Paulo Cunha, na manhã desta quinta-feira, durante a entrega simbólica dos cabazes de Natal aos autarcas das freguesias de Vale S. Martinho, Manuel Oliveira, e de Landim, Avelino Silva, para serem distribuídos pela população.

Esta ajuda municipal «tem um significado especial», diz o presidente da Câmara Municipal, assumindo que é um gesto solidário «de uma comunidade comprometida com todos», sendo mais uma ação «que se junta a muitas outras que promovemos durante o ano, como o apoio à renda, a casa feliz e outras ações sociais».

Recorde-se, ainda, que o município tem a decorrer a campanha solidária Todos por Todos, com a ajuda das Juntas de Freguesia e das Comissões Sociais Inter Freguesia. Esta campanha foi lançada para ajudar as famílias famalicenses que precisam, mas também para estimular o comércio tradicional e os produtores locais.

Através desta campanha, os cidadãos podem entregar donativos em género, mas podem igualmente adquirir nos estabelecimentos aderentes vales que serão depois distribuídos pelas famílias identificadas como beneficiárias, pelas várias CSIF’s e que podem ser trocados por bens nesses mesmo comerciantes aderentes.