Famalicão: Câmara apoia com 331 mil euros a renovação de três adros

Na reunião de Câmara desta quinta-feira, dia 2 de junho, foram aprovados projetos de ampliação e/ou renovação de três adros, através de protocolos com as respetivas Juntas de Freguesia.

O adro da paróquia de Sezures terá a comparticipação municipal de 147 mil euros; o adro de Oliveira Santa Maria custa 124 mil euros e o melhoramento do adro de Vale S. Martinho 60 mil euros.

O vereador das Freguesias, Mário Passos, traça um balanço positivo deste programa de renovação dos adros, «que já está numa fase final». O autarca destaca para breve a segunda fase do arranjo do adro de Esmeriz; há, ainda, uma reabilitação prevista para o de Jesufrei, e o de Lemenhe está numa fase de conclusão.

«São espaços muito relevantes, de natureza pública, apesar da propriedade ser da Igreja; mas toda a gente pode frequentar estes espaços, seja por via das cerimónias religiosas, como ponto de encontro em festas populares e também em dias tristes. Por isso, são espaços que têm que ter muita dignidade», reconhece o vereador Mário Passos.

O município admite que o processo de reabilitação dos adros nunca estará concluído porque os primeiros adros que foram reabilitados, há 10 ou 15 anos, começam a necessitar de obras de manutenção ou até de remodelação, como é o caso de Fradelos.

(Foto arquivo)