Famalicão: Bloco de Esquerda questiona Governo sobre poluição no Rio Pele

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a origem e as consequências das alegadas descargas no Rio Pele, em Vila Nova de Famalicão.

O Bloco de Esquerda recorda a denúncia de dois episódios de descargas poluentes, denunciadas pela Junta de Freguesia de Castelões, no dia 13 de Outubro e no dia 18 de Junho.
Segundo os deputados do Bloco de Esquerda eleitos por Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, apesar da participação da autarquia ao SEPNA da GNR e à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, «não se conhece os resultados dessas queixas e as descargas continuam a acontecer».

No documento entregue na Assembleia da República, o Bloco de Esquerda afirma que é «urgente a identificação e eliminação dos focos de poluição e a punição dos poluidores, de forma a evitar estes episódios, bem como proceder à reabilitação do rio para proteger o ecossistema».
Os bloquistas querem, por isso, conhecer «as medidas que vai o Ministério do Ambiente e da Ação Climática tomar para garantir a identificação das entidades poluidoras, a sua responsabilização, a cessação dos focos poluidores e a despoluição da linha de água afetada». Pergunta, também, «que medidas o Ministério assumiu ou vai assumir, eventualmente em articulação com o Município de Vila Nova de Famalicão, para acabar com as descargas poluidoras e garantir a boa qualidade do Rio Pele e de toda a bacia hidrográfica do Rio Ave».

Most Popular Topics

Editor Picks