
A Associação de Moradores das Lameiras (AML) terminou, em parceria com a EDP, a instalação de uma central fotovoltaica no dia 21 de janeiro. A instituição passa a ter assim uma unidade de produção de energia para autoconsumo. O presidente da direção da Associação, Jorge Faria, espera «que a instituição continue a dar passos firmes na sua autossustentabilidade e, ao mesmo tempo, contribuir de forma significativa para o meio ambiente e para o futuro do nosso planeta».
O Centro Social das Lameiras recebeu, ainda, um espaço de estacionamento destinado às bicicletas. «A Associação quer também ser inovadora e um exemplo para os seus utentes e familiares, fomentando a redução do uso de carro no centro da cidade e, ao mesmo tempo, potenciar o bem-estar físico e psicológico que se reflete em quem anda de bicicleta ou a pé. São instituições como a AML que devem também ser um exemplo para a comunidade», acrescentou.
A intervenção desenvolveu-se no âmbito do projeto socioeducativo “Em Sintonia: Eu, o Outro e o Mundo”. Segundo o comunicado partilhado pela AML, a iniciativa visa «criar condições, dar ferramentas e educar para termos crianças, jovens, adultos e idosos mais gratos, mais tolerantes e atentos ao Outro e ao Mundo que os rodeiam e que é a sua casa».