Famalicão é iluminado esta segunda-feira em tons de azul

O edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão e a rotunda Bernardino Machado, no centro da cidade, vão iluminar-se de azul na noite do próximo dia 2 de abril, segunda-feira.

O objetivo da iniciativa é chamar a atenção da população para a problemática do Autismo e decorre no âmbito do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

Em conjunto com a associação Vencer o Autismo, o município de Vila Nova de Famalicão associa-se, assim, ao movimento mundial “Light it up Blue”, fazendo brilhar uma luz sobre o autismo, chamando a atenção para o tema na saúde pública e procurando melhorar o futuro de todas as pessoas com esta problemática.

Refira-se que o dia da consciencialização e sensibilização para o Autismo procura desenvolver e aumentar o conhecimento do Autismo e a fornecer mais informação sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce.

O Autismo é um complexo distúrbio neurobiológico que tipicamente dura durante toda a vida de uma pessoa. Faz parte de um grupo de distúrbios conhecidos como ASD (Autism Spectrum Disorders).

Estima-se que 1 em cada 68 crianças têm diagnóstico de autismo o que não lhes permite socializar.

A associação Vencer Autismo foi fundada em novembro de 2010 por um grupo de pais qualificados, que frequentaram uma formação nos EUA que tem ajudado na recuperação de centenas de crianças.