Famalicão: Arcebispo de Braga celebra missa inaugural do órgão histórico de Gondifelos

A missa presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, vai ser realizada na Igreja Paroquial de Gondifelos, no dia 11 de julho, pelas 15 horas. Após a eucaristia, decorre um concerto com órgão e canto protagonizado pelo organista português Daniel Oliveira e pela soprano suíça Nathalie D`Ornano.

O órgão histórico da paróquia de Gondifelos foi sujeito a um restauro geral, de modo a ser conservado o funcionamento e a essência do instrumento. O restauro ficou concluído ao fim de cerca de um ano e foi aconselhado e realizado pela JMS Organaria.

A JMS Organaria pretendia respeitar a identidade individual do órgão e manter a sua essência original e o funcionamento dos seus elementos, evitando intervenções agressivas e tentando reaproveitar os materiais do instrumento. A empresa, responsável pela construção de tubos de palheta para órgãos e pelo restauro de instrumentos históricos, já realizou a restauração de três órgãos históricos de Vila Nova de Famalicão, entre eles, o de Ribeirão, de Telhado e de Gondifelos.