Famalicão apoia jovens e agarra o futuro

Joana Campos tem 19 anos. A jovem natural de Vila Nova de Famalicão, que tem mais dois irmãos, ingressou este ano no ensino superior e hoje frequenta o primeiro ano do curso de Línguas Aplicadas da Universidade do Minho.

Esta quarta-feira, 28 de março, Dia Nacional da Juventude, Joana esteve na Casa das Artes de Famalicão para receber, juntamente com mais 272 estudantes universitários naturais do concelho, a bolsa de estudo para o ensino superior concedida há mais de uma década pela autarquia, através do pelouro da Juventude. Um apoio sem o qual, conta, tudo seria muito mais difícil. “Os meus pais não têm todas as possibilidades do mundo e esta é uma ajuda importante para pagar propinas, transportes e outras despesas que tenho”.

Encargos que Alexandra Rocha também conhece bem, com um filho de 20 anos a frequentar o curso de Criminologia, no Instituto Superior da Maia. “Todos os meses é um pouco complicado, tenho que gerir o orçamento com muito esforço, mas com esta ajuda enorme por parte da Câmara Municipal conseguimos pelo menos aliviar a prestação mensal das propinas”.

Recorde-se que só nos últimos cinco anos, o município de Vila Nova de Famalicão aumentou em 50 por cento o investimento concedido às bolsas de estudo para o ensino superior. A verba municipal passou de 120 mil euros, em 2013, para cerca de 180 mil euros, em 2018, com os apoios a oscilarem este ano entre os 500 euros e os 1100 euros.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “os melhores e mais eficazes investimentos são aqueles que se fazem nas pessoas, na sua qualificação e formação” e por isso o edil acredita que “o sucesso destes jovens será também um dia o sucesso de Vila Nova de Famalicão”.

Num discurso motivador, Paulo Cunha deixou ainda um repto aos jovens que ontem estiveram na Casa das Artes: “Quando concluírem o vosso percurso olhem de novo para Vila Nova de Famalicão, não se esqueçam do concelho que vos deu conforto. Tragam para Famalicão aquilo que aprenderam, façam nascer cá os vossos projetos e quando atingirem o vosso objetivo, venham concretizá-lo entre nós”.

F.C.Famalicão perde em casa com o S.C. Braga (0 – 3)

O Futebol Clube de Famalicão estreou-se esta época em casa com uma derrota, diante do S.C. Braga.

Os golos foram somente apontados pela equipa visitante, aos minutos 13, 19 e 79.

Na classificação, ao fim de duas jornadas, o Futebol Clube de Famalicão continua sem pontuar no campeonato.

Famalicão: Capitão Fausto animaram Dia da Juventude no Devesa Sunset

Os Capitão Fausto marcaram presença, esta sexta-feira, na iniciativa da Câmara Municipal “Devesa Sunset”.

A banda de Lisboa, formada em 2009, atuou ao final da tarde, no Parque da Devesa, diante de um público maioritariamente jovem que, depois de uma tarde nas piscinas municipais, continuaram a divertir-se neste espaço verde.

Veja algumas das imagens divulgadas pelo município:

Famalicão: Estacionamento indevido junto ao Parque da Devesa provocou bloqueio total do trânsito

Um elevado número de carros indevidamente estacionados, na Rua Fernando Mesquita, junto ao Parque da Devesa, provocou o bloqueio total do trânsito automóvel, ao final da tarde desta sexta-feira.

À nossa redação condutores relataram ter estado durante um largo período de tempo encurralados na fila de carros que entretanto se gerou.

O bloqueio do trânsito terá sido provocado pelo facto de existirem carros estacionados indevidamente nos dois sentidos daquela rua. Este tipo de estacionamento é, porém, habitual, no entanto apenas num dos sentidos.

A GNR esteve no local.

Famalicão: Já abriu ao trânsito a Rua Capitão Manuel Carvalho com via partilhada

Abriu ao trânsito esta sexta-feira a Rua Capitão Manuel Carvalho, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

A rua esteve nos últimos meses a ser alvo de uma intervenção profunda, sendo que agora funciona com o conceito de via partilhada.

Segundo a autarquia, a via passa a ser partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito, entre elas, a prioridade do peão.

O acesso ao parque de estacionamento da Praça D. Maria II, tanto entrada como saída, passa a ser feito exclusivamente pela Rua Capitão Manuel Carvalho.

Obras em Famalicão: Vasos vandalizados durante a noite. Presidente da Câmara repudia vandalismo

Estão a entrar na fase final as obras no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Recentemente a autarquia colocou, em torno da Praça D.Maria II, dezenas de vasos que vão embelezar o espaço, no entanto, na última noite, esses mesmos vasos foram vandalizados.

Numa breve nota publicada nas redes sociais, o edil famalicense, repudiou o ato que “ não dignifica ninguém “.