Famalicão: Alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeirão dão a conhecer projeto empreendedor

Os alunos da turma A do sétimo ano do Agrupamento de Escolas de Ribeirão apresentaram o protótipo tridimensional da lancheira escolar pick me, na última terça-feira, dia 1 de junho. A lancheira apresenta-se como uma ferramenta no combate ao desperdício alimentar e na promoção da saúde através da alimentação saudável nas escolas. A sessão de apresentação contou com a presença dos vereadores da Educação, Leonel Rocha, e da Economia, Empreendedorismo e Inovação, Augusto Lima.

A lancheira escolar surge como um polímero biodegradável que potencia a alteração de comportamentos e atitudes, tendo impacto na sustentabilidade ambiental, alimentação e saúde. O projeto surgiu da convergência entre a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, a Flexibilidade Curricular e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, teve como parceiros a Escola Profissional FORAVE, o Famalicão MADE IN, a Continental, a injex, a Resinort e a Vieira, a Lourofood, a Meia Dúzia e a Quinta das Pirâmides.

A FORAVE cedeu aos alunos conhecimentos na área dos polímetros e competências no domínio do desenho técnico e dos softwares AutoCad e Solidworks, ajudando-os a materializar a lancheira. Enquanto que o Famalicão MADE IN aproximou os estudantes da indústria alimentar, nutricionistas da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto concretizaram um guia de lanches escolares com produtos alimentares famalicenses.

Os professores responsáveis pelo projeto destacaram a importância destas iniciativas para o desenvolvimento de aprendizagens e competências e para estimular e fortalecer o sentido de identidade e pertença territorial. «O futuro do planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãs/ãos com competências e valores não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções que contribuam para nos colocar na rota de um desenvolvimento sustentável e inclusivo», explicaram os alunos no fim da sessão da apresentação.

Apresentada a lancheira, os alunos e os seus professores esperam encontrar soluções viáveis para a industrializar.

Famalicão: Paulo Cunha é vice presidente do PSD

O ex-presidente da Câmara Municipal é dos vice presidentes da nova comissão política nacional do PSD, liderada por Luís Montenegro.

O partido está reunido em Congresso, no Porto, reunião magna que termina este domingo. Paulo Cunha, que desde a primeira hora apoiou Montenegro, fará parte da direção permanente do partido. O próprio confirmou a Cidade Hoje.

O famalicense é, também, o atual líder da distrital, cujo mandato termina este mês. Não se sabe ainda qual a sua decisão sobre a recandidatura.

Famalicão: Ana Azevedo é a capitã da seleção nacional que está na final do europeu de futsal

A seleção nacional de futsal está na final do europeu, depois da goleada, 6-0, imposta, na noite desta sexta feira, à Hungria.

A famalicense Ana Azevedo é a capitã da formação nacional que este domingo, às 18 horas, defronta a Espanha. A final da competição joga-se no multiusos de Gondomar.

Ana Azevedo foi chamada pela primeira vez em 2010 e, desde então, acumula mais de 100 internacionalizações ao serviço de Portugal.

Ana Azevedo nasceu para o futsal na Aderm, de Mogege, prosseguindo a carreira no FC Vermoim, clube que representou durante 16 épocas.

No final da temporada passada, o emblema de Vermoim anunciou o fim da equipa sénior e Ana Azevedo, uma das melhores jogadoras nacionais de sempre, cedo encontrou pretendentes. Vai jogar no Santa Luzia.

Famalicão vence primeiro jogo de preparação

No primeiro jogo de preparação para a época 2022-2023, o FC Famalicão venceu, por 3-0.

Tendo pela frente a equipa de sub-23, o conjunto orientado por Rui Pedro Silva levou a melhor, com golos de Heriberto Tavares, Iván Jaime e um auto-golo. O encontro decorreu na manhã deste sábado. Este domingo é dia de descanso para o plantel que regressa ao trabalho segunda feira.

Foto FC Famalicão

Rute Costa deixa o Famalicão e assina pelo Benfica

A guarda redes internacional portuguesa, que vai estar no Euro 2022, e que representou o Famalicão nas duas últimas épocas, assinou com o campeão nacional Benfica.

Esta temporada, fez 25 jogos pela equipa famalicense. Aos 28 anos, dá «o passo mais importante» da carreira, como frisou ao site do Benfica. A guardiã assinou um contrato de duas épocas.

 

Foto: SL Benfica

Bombeiros de Riba d’Ave fazem hoje 72 anos

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave celebra, este sábado, o 72.º aniversário.

As cerimónias começam às 16h30, com a receção às entidades convidadas, segue-se a imposição de condecorações e a inauguração de viaturas.

A sessão solene está marcada para as 18 horas, terminando o aniversário com um verde de honra.

Hospital de Famalicão não antevê situações de rutura na Urgência de Obstetrícia

O Hospital de Vila Nova de Famalicão não tem registado “um acréscimo significativo” de afluência à urgência de Ginecologia e Obstetrícia na sequência dos encerramentos temporários daquele serviço no Hospital de Braga.

Em resposta enviada à Lusa, o Hospital de Famalicão diz ainda que não antevê “situações de rutura”.

“Não tem havido constrangimentos até à data nem acréscimo significativo, pelo que não antevemos situações de rutura”, refere a resposta.

O Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga estará encerrado desde as 08:00 de domingo até às 08:00 de segunda-feira, por impossibilidade de se completarem as escalas de trabalho necessárias, foi hoje anunciado.

Nas últimas duas semanas, esta será já a quinta vez que aquelas urgências encerram, por períodos de 24 horas.

Em caso de Urgência, o Hospital de Braga pede aos utentes para contactarem a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 e se dirijam a um dos outros hospitais da região, nomeadamente aqueles que têm apoio da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia, entre os quais Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Viana do Castelo.

Em casos de maior complexidade, os utentes “devem dirigir-se” ao Centro Hospitalar de São João, no Porto.