Famalicão: Alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeirão dão a conhecer projeto empreendedor

Os alunos da turma A do sétimo ano do Agrupamento de Escolas de Ribeirão apresentaram o protótipo tridimensional da lancheira escolar pick me, na última terça-feira, dia 1 de junho. A lancheira apresenta-se como uma ferramenta no combate ao desperdício alimentar e na promoção da saúde através da alimentação saudável nas escolas. A sessão de apresentação contou com a presença dos vereadores da Educação, Leonel Rocha, e da Economia, Empreendedorismo e Inovação, Augusto Lima.

A lancheira escolar surge como um polímero biodegradável que potencia a alteração de comportamentos e atitudes, tendo impacto na sustentabilidade ambiental, alimentação e saúde. O projeto surgiu da convergência entre a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, a Flexibilidade Curricular e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, teve como parceiros a Escola Profissional FORAVE, o Famalicão MADE IN, a Continental, a injex, a Resinort e a Vieira, a Lourofood, a Meia Dúzia e a Quinta das Pirâmides.

A FORAVE cedeu aos alunos conhecimentos na área dos polímetros e competências no domínio do desenho técnico e dos softwares AutoCad e Solidworks, ajudando-os a materializar a lancheira. Enquanto que o Famalicão MADE IN aproximou os estudantes da indústria alimentar, nutricionistas da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto concretizaram um guia de lanches escolares com produtos alimentares famalicenses.

Os professores responsáveis pelo projeto destacaram a importância destas iniciativas para o desenvolvimento de aprendizagens e competências e para estimular e fortalecer o sentido de identidade e pertença territorial. «O futuro do planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãs/ãos com competências e valores não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções que contribuam para nos colocar na rota de um desenvolvimento sustentável e inclusivo», explicaram os alunos no fim da sessão da apresentação.

Apresentada a lancheira, os alunos e os seus professores esperam encontrar soluções viáveis para a industrializar.

Buba Espinho equipa-se à FC Famalicão no concerto de encerramento das Antoninas

No concerto de encerramento das Antoninas, Buba Espinho apareceu “equipado” com a camisola do FC Famalicão.

No Parque da Devesa, o cantor cantou e encantou a imensa plateia, envergando uma camisola com o nome de Sorriso, jovem jogador brasileiro que chegou ao clube em janeiro deste ano.

Buba Espinho é um jovem cantor natural de Beja de onde partiu para Lisboa, com passagem pelas mais icónicas casas de Fado da cidade, do Faia à Casa de Linhares, do Clube de Fado à Adega Machado, e daqui para os principais palcos nacionais, com atuações marcantes no Centro Cultural de Belém, festival NOS Alive, no Coliseu de Lisboa, Coliseu do Porto, Casa da Música, Ovibeja, e muitos mais.

Famalicão: Três atletas da EARO no nacional sub-16

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira estará representada no primeiro Campeonato Nacional sub-16 que se disputa este sábado, em Viseu.
Mariana Martins, Luísa Castro e Tiago Silva representam as cores da equipa de Joane na prova de 800 metros.

Famalicão: A OFICINA foi distinguida com o Selo Protetor

A OFICINA – Escola Profissional obteve a renovação da certificação Selo Protetor, para o biénio 2024/2026.

Esta certificação, atribuída pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), reconhece a implementação de boas práticas no âmbito da promoção e proteção dos direitos fundamentais das crianças e dos jovens.

A atribuição deste Selo à OFICINA – Escola Profissional é, para o estabelecimento de ensino, «o reconhecimento do trabalho diário desenvolvido com os alunos, tendo por base a premissa do cuidado e acompanhamento personalizado e integral desenvolvido pela equipa educativa».

Famalicão: Convívio Sénior de Verão em Ribeirão

A Junta de Freguesia de Ribeirão vai realizar um Convívio Sénior de Verão, iniciativa inserida nas comemorações da Festa da Vila, no dia 5 de julho, em frente às piscinas, no recinto das barraquinhas.

As inscrições já estão abertas e destinam-se a pessoas a partir dos 65 anos e aos reformados. Para tal, devem fornecer o nome, a morada e data de nascimento até ao dia 28 junho, na sede da Junta de Freguesia.

Do programa deste convívio já se sabe que será animado pelo grupo de Cavaquinhos do CCD Ribeirão.

Foto: Paulo Pereira

Famalicão: Assinado contrato para comprar e reabilitar habitações em cinco freguesias

Esta quarta-feira, na CCDR Norte, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, assinou o contrato de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, de 20 milhões de euros, para a aquisição e reabilitação de 86 habitações.

Estes fogos habitacionais situam-se em Delães, Fradelos, Gondifelos, Castelões e Oliveira São Mateus.

Recorde-se que o Município de Famalicão prevê investir cerca de 50 milhões de euros na aquisição de mais de 300 novas frações habitacionais com o apoio do PRR.

A cerimónia desta quarta-feira foi presidida pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, acompanhado pelo Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Foto CCDR Norte

Famalicão acorda para o último dia das Antoninas após noite apoteótica

Depois da memorável noite/madrugada, com o desfile e exibição das 10 marchas, que consagrou a ARCA como a grande vencedora, num espetáculo presenciado por milhares de pessoas, as festas do concelho terminam esta quinta-feira, feriado municipal.

O último dia das Festas Antoninas tem um programa religioso muito forte: às 10h30, na Praça D. Maria II, celebra-se a missa solene em honra de Santo António, que será presidida por D. José Cordeiro, arcebispo de Braga. Após a missa tem lugar a distribuição do pão de Santo António, uma tradição que se repete todo os anos e que está prevista para as 12 horas.

Na parte da tarde, por volta das 14h30, música filarmónica ao despique, na Praça D. Maria II entre a Banda de Música de Famalicão e a Banda de Música de Riba de Ave. Por volta das 17 horas, sai a procissão solene em honra de Santo António, com início junto à Capela de Santo António, na Rua Alves Roçadas, e percurso por várias ruas da cidade. Por volta das 17h45, será descerrada uma placa comemorativa dos 100 anos da Capela de Santo António.

Fora do programa religioso, às 18h30, na Praça D. Maria II, serão entregues os prémios das Marchas Antoninas. As festas terminam no Parque da Devesa: pelas 22 horas atua Buba Espinho; às 24 horas, junto à Praça da Cidadania, será projetada uma sessão de fogo de artifício – sessão piromusical.