Famalicão: Alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeirão dão a conhecer projeto empreendedor

Os alunos da turma A do sétimo ano do Agrupamento de Escolas de Ribeirão apresentaram o protótipo tridimensional da lancheira escolar pick me, na última terça-feira, dia 1 de junho. A lancheira apresenta-se como uma ferramenta no combate ao desperdício alimentar e na promoção da saúde através da alimentação saudável nas escolas. A sessão de apresentação contou com a presença dos vereadores da Educação, Leonel Rocha, e da Economia, Empreendedorismo e Inovação, Augusto Lima.

A lancheira escolar surge como um polímero biodegradável que potencia a alteração de comportamentos e atitudes, tendo impacto na sustentabilidade ambiental, alimentação e saúde. O projeto surgiu da convergência entre a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, a Flexibilidade Curricular e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Além disso, teve como parceiros a Escola Profissional FORAVE, o Famalicão MADE IN, a Continental, a injex, a Resinort e a Vieira, a Lourofood, a Meia Dúzia e a Quinta das Pirâmides.

A FORAVE cedeu aos alunos conhecimentos na área dos polímetros e competências no domínio do desenho técnico e dos softwares AutoCad e Solidworks, ajudando-os a materializar a lancheira. Enquanto que o Famalicão MADE IN aproximou os estudantes da indústria alimentar, nutricionistas da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto concretizaram um guia de lanches escolares com produtos alimentares famalicenses.

Os professores responsáveis pelo projeto destacaram a importância destas iniciativas para o desenvolvimento de aprendizagens e competências e para estimular e fortalecer o sentido de identidade e pertença territorial. «O futuro do planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãs/ãos com competências e valores não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções que contribuam para nos colocar na rota de um desenvolvimento sustentável e inclusivo», explicaram os alunos no fim da sessão da apresentação.

Apresentada a lancheira, os alunos e os seus professores esperam encontrar soluções viáveis para a industrializar.

Faleceu o fadista famalicense Carlos Macedo

O fadista famalicense Carlos Macedo faleceu este sábado, aos 79 anos, vítima de doença prolongada.

Natural de Vila Nova de Famalicão, destacou-se ao longo da sua vida como fadista, compositor e guitarrista, sendo também reconhecido como construtor da guitarra portuguesa.

Atualmente residia em Lisboa, na Casa do Artista, onde acabou por falecer.

Carlos Macedo deixa um percurso marcado pela dedicação ao fado e à música portuguesa, tendo contribuído para preservar e divulgar a tradição da guitarra portuguesa.

As cerimónias fúnebres decorrerão em Famalicão.

Famalicão: Idosa cai de prédio em Pousada de Saramagos

Uma mulher de 76 anos caiu do segundo andar de um dos edifícios da Avenida Riopele, em Pousada de Saramagos, Famalicão.

A situação aconteceu pouco depois das 14h00, sendo para o local foram acionados os B.V.Famalicenses, apoiados pela VMER local.

A vítima, com ferimentos graves, foi encaminhada para o hospital de Famalicão mas não corre risco de vida.

Dádiva de Sangue na Escola D.Sancho I no próximo dia 20

A Instituto Português do Sangue e da Transplantação leva a efeito, no próximo dia 20 de março, uma ação de recolha de sangue na Escola D. Sancho I.

A iniciativa vai decorrer entre as 9h00 e as 12h30 e tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da dádiva de sangue.

A organização apela à participação da população, lembrando que um pequeno gesto pode ajudar a salvar vidas e incentivar outras pessoas a fazer o mesmo.

Bombeiros Famalicenses recebem prémio de 1500€ em iniciativa ambiental

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses conquistou o primeiro lugar do Prémio Lâmpadas, atribuído no âmbito da iniciativa Quartel Electrão 2025, que assinalou a sua 10.ª edição.

A corporação destacou-se entre 225 associações participantes, ao conseguir recolher cerca de 1,3 toneladas de equipamentos usados, entre pilhas, baterias, lâmpadas e outros aparelhos elétricos.

Este desempenho valeu aos bombeiros um prémio de 1500 euros, valor que será aplicado na compra de equipamentos de proteção individual e de socorro.

Simulacro na RNM testa resposta a acidente industrial em Famalicão

Um simulacro de acidente industrial decorreu na manhã deste sábado nas instalações da RNM – Produtos Químicos, em Vila Nova de Famalicão.

O exercício, designado RNM_Sevex 2026, integrou o XVIII Mês da Proteção Civil e teve como objetivo testar a capacidade de resposta, articulação e coordenação dos vários agentes de proteção civil perante um cenário de emergência industrial.

A iniciativa contou com a participação de várias entidades e simulou uma situação de risco, permitindo avaliar procedimentos e melhorar a preparação para eventuais ocorrências reais.

Famalicão perde em casa com o Rio Ave

Ao final da manhã deste sábado, o Famalicão perdeu, no Pavilhão Municipal das Lameiras, com o Rio Ave.

O resultado final marca um 4-3 favorável aos vilacondenses que foram os primeiros a marcar. Os famalicenses reagiram, passaram para a frente do marcador, por 3-1, mas antes do intervalo o Rio Ave reduziu.

A vitória veio já perto do final do encontro. No tempo que restava, pouco mais de dois minutos, os famalicenses nada conseguiram.

Foi um bom jogo que dignificou a modalidade, mas que de nada valeu para os famalicenses que continuam em último lugar, com 13 pontos, quando faltam quatro jornadas para o final do nacional de futsal.

Natan Minatti e Douglas Risi (2) marcaram pelo Famalicão. Do lado do Rio Ave realce para o desempenho de Cigano. O jogador famalicense foi dos melhores em campo. Marcou o primeiro, logo no primeiro minuto, e fez a assistência para o golo da vitória vilacondense.