Famalicão: Aluno da Oficina vence concurso “O Meu Projeto é Empreendedor”

O aluno da OFICINA – Escola Profissional venceu “O Meu Projeto é Empreendedor” com oReutic – Reuse Plastic, no setor da indústria.

A ideia apresentada ao concurso promovido pela Câmara Municipal de Famalicão, visa utilizar a tecnologia e a programação informática para gerir, diminuir e reciclar o plástico usado pelas empresas e pelas famílias. Para isso, João Oliveira idealizou uma máquina que tritura e monitoriza os níveis de reciclagem de plástico. A Reutic, à medida que tritura resíduos de plástico, fornece em tempo real os níveis de reciclagem de uma empresa ou de uma família.

O tema do projeto surgiu no âmbito da disciplina de Inglês, a propósito de um trabalho de investigação sobre a poluição. «Ao longo da pesquisa, as elevadas notícias sobre a poluição surgiam de uma forma assustadora, com valores absurdos, imagens chocantes. A partir daí comecei a investigar mais sobre a poluição e os métodos de a combater. É daí que nasce a Reutic, uma máquina capaz de triturar o plástico que consumimos e produzimos, como por exemplo: copos de plástico, palhinhas, garrafas de plástico», diz João Oliveira.

Direcionado para premiar as melhores Provas de Aptidão Profissional do Ensino Profissional no concelho de Vila Nova de Famalicão, “O Meu Projeto é Empreendedor” é, nas palavras da professora e Comissária Escolar para o Empreendedorismo da OFICINA, Alexandra Silva, «uma mais-valia para o concelho».