Famalicão: Aluna da Camilo vence prémio nacional de poesia

A aluna Joana Rita Pinheiro, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, conquistou o 1.º prémio relativo à 12.ª edição do concurso “Faça Lá Um Poema 2021”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura e pelos CTT – Correios de Portugal.

Joana Rita Pinheiro, que frequenta o Curso de Artes Visuais, no 10ºano, concorreu com o poema “Alimento”.

Para a atribuição deste prémio, o júri salientou «a exímia capacidade em celebrar liricamente um hino à natureza com a forte componente ecológica que estabelece uma relação muito feliz entre o ser humano e a sua necessária condição telúrica.» https://youtu.be/D0zOPHEl2mA

A cerimónia dos prémios realizou-se online, com a participação dos poetas Ana Luísa Amaral e Luís Castro Mendes, dos elementos do júri Cristina Ovídio, Rita Taborda Duarte, Nuno Costa Santos, Raúl Moreira, diretor de Filatelia dos CTT, e Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027. (https://www.pnl2027.gov.pt/np4/diamundialdapoesia2021.html).

Famalicão: Jovem atropelado na passadeira em Avidos

Um jovem foi, na tarde deste domingo, atropelado por um veículo enquanto atravessava uma das passadeiras na estrada nacional 204, em Avidos, Famalicão.

O acidente aconteceu cerca das 18h00 e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão.

A vítima, com ferimentos ligeiros, foi transportada para o hospital local, adiantou à Cidade Hoje fonte do socorro.

Famalicão: Faleceu sócio-fundador do Ribeirão

O Ribeirão FC está de luto pela morte de um dos sócios-fundadores da coletividade. António Duarte da Costa, de 80 anos, faleceu este domingo, deixando a família ribeirense “mais pobre”. O clube fala de um “carismático dirigente”, que serviu a coletividade durante vários anos e que “sempre manifestou disponibilidade para ajudar”.

O Ribeirão Futebol Clube, para além deste tributo, manifesta “as maiores condolências à família” de António Duarte da Costa. “À família deixamos a maior força de toda a família do Ribeirão. Que descanse em paz”.

Famalicão: Equipa feminina goleia e segue na Taça

Na tarde deste sábado, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, a equipa feminina do Famalicão goleou, 6-0, o A-dos-Francos e segue para a próxima ronda da prova rainha.

Diana Meriva, Telma Pereira (2), Rita Dias, Sara Teixeira e Sofia Almeida foram as autoras dos golos famalicenses sobre a formação que milita na terceira divisão nacional.

Depois da Taça, o nacional da segunda divisão regressa no próximo sábado, 8 de novembro, com o Famalicão a receber o Clube Albergaria

Homem detido por tráfico de droga em Barcelos

Um homem de 24 anos foi detido pela GNR por tráfico de estupefacientes, na localidade de Lijó, concelho de Barcelos. A detenção ocorreu durante uma ação de patrulhamento, quando os militares abordaram um veículo suspeito estacionado num local isolado.

Durante a fiscalização, foi sentido um forte odor a droga proveniente do interior da viatura, o que levou à revista do condutor e à busca do carro. A operação resultou na apreensão de 36 doses de haxixe.

O suspeito foi constituído arguido e o caso foi remetido ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Famalicão: João Azevedo foi sexto da geral no Cross Matos Velhos

João Azevedo, sexto da geral e terceiro nos sub-23, e Luísa Pereira, a segunda mais rápida nas juvenis, são os destaques individuais da Escola de Atletismo Rosa Oliveira no Cross Matos Velhos.

Na manhã deste domingo, em Torres Vedras, a EARO fez-se representar por outros atletas – Vera Ferreira, Luísa Castro, Rafaela Araújo. Mariana Martins, Tomás Ramos, Francisco Barros, Tiago Silva, Tomás Campos e Rui Ramos – todos com bons resultados.

Famalicão: Ana Marinho foi a melhor sub-23 em Matos Velhos

A atleta famalicense Ana Marinho, que representa o S. Salvador do Campo, terminou o Cross de Matos Velhos na segunda posição da geral e foi a melhor no escalão sub-23.

A prova, que vai na quadragésima terceira edição, realizou-se em Torres Vedras na manhã deste domingo.

Este corta-mato é de observação para o Europeu de Corta Mato que se vai realizar na Lagoa, no Algarve.