Famalicão: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco assinala Dia Internacional da Síndrome de Down

Sob o mote “Celebrar o dia, combater o preconceito”, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down com um evento Internacional, que reuniu mais de 300 participantes.

Os protagonistas foram crianças e jovens com Síndrome de Down, os seus colegas, as famílias, as escolas e instituições, locais, nacionais e internacionais.

Esta iniciativa assenta no trabalho de projeto reconhecido do AECCB, nomeadamente a nível de projetos eTwinning e Erasmus+.

O presidente do Agrupamento, Carlos Teixeira, e o vereador da educação, Leonel Rocha, falaram da educação inclusiva assente na proximidade e no trabalho cooperativo e equitativo.

A presidente da Associação Nacional Pais21, representada por Benilde Silva, sublinhou a capacitação das crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down e a visão inclusiva que passa pela sua integração social. Destacou vários exemplos de sucesso, incluindo «O Daniel e a sua namorada que trabalham na área da hotelaria e restauração, são reconhecidos e remunerados pela sua atividade laboral. Este é o modelo a seguir, esta é a resposta equitativa».

As instituições parceiras do AECCB, Ave Cooperativa de intervenção Psicossocial (ACIP) e Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) mostraram as capacidades de realização de atividades da vida diária e a componente formativa que os jovens realizam na sua vida pós-escolar.

Neste dia, houve várias partilhas de crianças e jovens, nomeadamente das escolas do AECCB: 3º ano da EB Landim e Pré-escolar do Centro Escolar Luís de Camões, a Escola Bento de Freitas, de Vila do Conde e as escolas estrangeiras Schule am Bienwaldring, Berlin (Germany), CPEIP Huertas Mayores (Spain), Medicinska skola Beograd, Beograd (Serbian).

Preencheu o programa a generosidade da Carolina, do Francisco e da Margarida que mostraram na sua intervenção o maior dos seus interesses com momentos musicais e de dança.