Famalicão abre em setembro um curso de Artes do Circo

A ACE – Escola de Artes de Famalicão, em parceria com o INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo e o Teatro Didascália, vai dinamizar esta nova oferta educativa. É um curso de equivalência ao 12.º ano, de nível profissional IV, único fora de Lisboa, já homologado pelo Ministério da Educação.

O ator António Capelo, diretor da Escola de Artes, apresentou a novidade durante a visita que Paulo Cunha realizou, na tarde de ontem, às instalações da ACE. António Capelo falou do “momento auspicioso” que vive a instituição e sublinhou que com este novo curso de artes circenses “estamos a abrir uma nova porta no país para que no futuro os formandos possam enriquecer o mercado de trabalho”. O responsável salientou que o objetivo deste novo projeto, desenvolvido em conjunto com o INAC e o Teatro da Didascália visa, acima de tudo, “dignificar a profissão”.

O presidente da Câmara Municipal foi conhecer os projetos da Escola de Artes de Famalicão; um visita no âmbito do Roteiro pela Inovação. Paulo Cunha mostrou-se rendido ao projeto educativo da ACE e falou da “grande notícia para o concelho” que é o nascimento do curso de circo. O autarca elogiou a parceria entre as três instituições, salientando que se trata de “um sinal de convergência e de inteligência”.

Para Paulo Cunha, com este novo projeto “estamos a criar condições para o surgimento de novos projetos culturais. Famalicão é também hoje conhecido como um concelho que produz cultura.”

F.C.Famalicão perde em casa com o S.C. Braga (0 – 3)

O Futebol Clube de Famalicão estreou-se esta época em casa com uma derrota, diante do S.C. Braga.

Os golos foram somente apontados pela equipa visitante, aos minutos 13, 19 e 79.

Na classificação, ao fim de duas jornadas, o Futebol Clube de Famalicão continua sem pontuar no campeonato.

Famalicão: Capitão Fausto animaram Dia da Juventude no Devesa Sunset

Os Capitão Fausto marcaram presença, esta sexta-feira, na iniciativa da Câmara Municipal “Devesa Sunset”.

A banda de Lisboa, formada em 2009, atuou ao final da tarde, no Parque da Devesa, diante de um público maioritariamente jovem que, depois de uma tarde nas piscinas municipais, continuaram a divertir-se neste espaço verde.

Veja algumas das imagens divulgadas pelo município:

Famalicão: Estacionamento indevido junto ao Parque da Devesa provocou bloqueio total do trânsito

Um elevado número de carros indevidamente estacionados, na Rua Fernando Mesquita, junto ao Parque da Devesa, provocou o bloqueio total do trânsito automóvel, ao final da tarde desta sexta-feira.

À nossa redação condutores relataram ter estado durante um largo período de tempo encurralados na fila de carros que entretanto se gerou.

O bloqueio do trânsito terá sido provocado pelo facto de existirem carros estacionados indevidamente nos dois sentidos daquela rua. Este tipo de estacionamento é, porém, habitual, no entanto apenas num dos sentidos.

A GNR esteve no local.

Famalicão: Já abriu ao trânsito a Rua Capitão Manuel Carvalho com via partilhada

Abriu ao trânsito esta sexta-feira a Rua Capitão Manuel Carvalho, no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

A rua esteve nos últimos meses a ser alvo de uma intervenção profunda, sendo que agora funciona com o conceito de via partilhada.

Segundo a autarquia, a via passa a ser partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito, entre elas, a prioridade do peão.

O acesso ao parque de estacionamento da Praça D. Maria II, tanto entrada como saída, passa a ser feito exclusivamente pela Rua Capitão Manuel Carvalho.

Obras em Famalicão: Vasos vandalizados durante a noite. Presidente da Câmara repudia vandalismo

Estão a entrar na fase final as obras no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.

Recentemente a autarquia colocou, em torno da Praça D.Maria II, dezenas de vasos que vão embelezar o espaço, no entanto, na última noite, esses mesmos vasos foram vandalizados.

Numa breve nota publicada nas redes sociais, o edil famalicense, repudiou o ato que “ não dignifica ninguém “.