Famalicão: A partir de segunda-feira trânsito condicionado junto à Escola D. Sancho I

A partir desta segunda-feira, dia 31 de agosto, o trânsito estará condicionado na Avenida 25 de Abril, desde o Cruzamento com a Rua António Sérgio (junto à PSP) até à Rotunda 1.º de Maio. Para chegarem até à Escola Secundária D. Sancho I e continuarem a circular pela Avenida 25 de Abril, os automobilistas terão de circular pela Rua Barão da Trovisqueira que sofre alteração no sentido do trânsito.

As obras estão relacionadas com a construção da Rede Urbana Pedonal e Ciclável de Famalicão. Nesta fase, o corredor vai ligar a Estação de Caminhos de Ferro às escolas secundárias e aos Parques de Sinçães e da Devesa. A empreitada, com a duração de 120 dias, foi adjudicada à empresa José Moreira Fernandes & Filhos por um valor superior a um milhão de euros.

A maior intervenção será no Parque 1.º de Maio junto à Escola D. Sancho I. O objetivo é permitir a paragem dos transportes públicos e privados e, ao mesmo tempo, garantir a fluidez do trânsito.

 

Famalicão: Paulo Cunha é o número dois da Aliança Democrática às eleições europeias

O Conselho Nacional do PSD aprovou, na noite desta segunda-feira, a lista de candidatos ao Parlamento Europeu. O famalicense Paulo Cunha será o número dois, atrás do cabeça de lista Sebastião Bugalho.

PSD e CDS vai ao ato eleitoral coligados, enquanto Aliança Democrática.

Paulo Cunha assume a nomeação “com orgulho, entusiasmo e espírito de missão.
Quem me conhece sabe bem do meu compromisso com os valores da democracia, da justiça, da cidadania e da solidariedade. Sinto-me motivado, confiante e preparado para representar os interesses e as aspirações dos portugueses na União Europeia”, escreveu nas redes sociais.

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, também já reagiu, afirmando que “Portugal e Famalicão não poderiam ficar em melhores mãos na Europa”. Sobre Paulo Cunha diz que é “um político com rasgo e capacidade para dar o melhor por Portugal”.

Paulo Cunha, vice-presidente nacional do PSD, lidera a distrital e foi, durante dois mandatos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão. Do seu percurso político também fez parte a presidência da Concelhia do PSD famalicense.

Famalicão: Professores do AE Terras do Ave ultimam projeto Erasmus na Bélgica

Três professores do Agrupamento de Escolas Terras do Ave – Alberto Costa, Almerindo Oliveira e Isabel Alberto – participaram na terceira e última reunião transnacional do projeto Erasmus+ “Shared (Hi)stories”, que decorreu em Mons, na Bélgica.

À medida que a implementação do projeto entra na fase final, foram abordados aspetos fundamentais, abrindo o caminho para uma conclusão bem-sucedida. Durante as sessões, discutiram-se questões relativas à gestão do projeto, ao website e mapa interativo, ao Curso de Formação de Professores, aos Planos de Aula e Guia DIY, à criação de um canal YouTube e às estratégias de disseminação do projeto.

Os parceiros «demonstraram, mais uma vez, um compromisso inabalável com os objetivos do projeto, fortalecendo ainda mais as relações e parcerias dentro da comunidade educacional europeia», analisou o diretor do agrupamento.

Famalicão: Projeto ANIMA, da PASEC, mobiliza mais de quatro mil participantes

O ANIMA 2024 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural – deu por concluído o plano de ação, com registo de mais de 4100 participantes que, entre março e abril, estiveram envolvidos em várias atividades.

Com o tema “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” foram abordados os subtemas “Jovens na sua melhor versão…”, “Lideranças e Mediadores…na sua melhor versão…” e “Projetos de Educação Não Formal na sua melhor versão…”.

Um dos pontos altos foram os Campos de Formação Internacionais que tiveram lugar em Terras do Bouro (Gerês), com 30 jovens, e na Lousã, com 20. Nos dois locais decorreram várias masterclasses, workshops de projeto, trabalho cooperativo e apresentação de projetos simulados de intervenção comunitária, bem como treino de competências de liderança, autorregulação, resolução de problemas e gestão de equipas e, ainda, atividades de “team-building”.

Ainda no âmbito do ANIMA decorreu o Concurso de Ideias “Plano de Combate 2024” com o tema “Jovens na sua melhor versão…”, que mobilizou mais de 1700 participantes e as três sessões dos espetáculos “O Eu, o Nós e a minha melhor versão…” com mais de 1050 espetadores e participantes.

Houve, ainda, um roteiro temático sobre o tema geral do ANIMA que passou por mais de uma centena de grupos juvenis durante o passado mês. As atividades do ANIMA 2024 foram apoiadas pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

Esta foi mais uma atividade da associação famalicense Pasec – Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais

Famalicão: Presidente da Câmara no 25.º aniversário do Museu da Guerra Colonial

Mário Passos participa, esta terça-feira, pelas 16 horas, nas comemorações do 25.º aniversário do espaço museológico, situado no Lago Discount, em Ribeirão.

O Museu da Guerra Colonial, que pertence à Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, nasceu em 1999, com o intuito de transmitir ao visitante um real conhecimento sobre este período da história de Portugal, contado por quem o viveu e sentiu na primeira pessoa.

Todo o acervo foi cedido ou doado por antigos combatentes ou seus familiares, delegações da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e pelos vários ramos das Forças Armadas Portuguesas.

Famalicão: Praça D. Maria II recebe mercado dedicado à arte da costura

O centro da cidade recebe, no próximo fim de semana, o Mercado “Linhas e Trapos”, dedicado à arte da costura e em “linha” com a sustentabilidade. Na Praça D. Maria II estão perto de duas dezenas de especialistas na arte de manejar a agulha. O mercado, de entrada livre, vai funcionar no sábado, das 10h00 às 23h00, e no domingo, das 10h00 às 18h00.

Haverá, também, programação cultural, no domingo, com coreografias pela ARTIS – Academia de Bailado, às 14h00, e o concerto de Ângela Silva, que vai “Cantar Abril”, a partir das 16h00.

O Mercado das Linhas e Trapos insere-se no projeto municipal “Vai à Vila!”. Trata-se de uma iniciativa de animação regular do centro de Famalicão que arrancou no ano passado e preenche os fins de semana, conciliando o novo centro urbano com uma dinâmica cultural e lúdica intensa. Toda programação do “Vai à Vila” em www.famalicao.pt

Famalicão: Academia Sénior chega a Delães

Há uma nova Academia Sénior no concelho. Em Delães está décima segunda do projeto municipal que tem por objetivo combater a exclusão social e o isolamento da população sénior, promover o envelhecimento ativo e a qualidade de vida, fomentando a formação científica, pessoal, social e cívica, através de práticas de aprendizagem e de sociabilização.

A nova resposta social foi apresentada, no passado sábado. Mário Passos marcou presença na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Academia Sénior de Delães e na inauguração do espaço onde a associação vai desenvolver o trabalho de promoção de atividades para os seniores da freguesia, a Casa de Delães.

A nova Academia Sénior junta-se, assim, aos projetos de Requião, Carreira e Bente, Gavião, Gondifelos, Joane, Nine, Oliveira Santa Maria, Pedome, Riba de Ave, Vila Nova de Famalicão e TUSEFA.

Desde a implementação da primeira Academia Sénior «que traçamos como meta alargar esta rede a outras freguesias do concelho», apontou o edil famalicense, referindo, ainda, o «particular carinho» que sente por este projeto que, segundo analisa, «está a gerar sorrisos nos nossos seniores e isso não tem preço».

O presidente da Câmara Municipal fala em projetos «muito dinâmicos e independentes, que refletem o espírito da comunidade, sendo uma mais valia na ocupação dos tempos livres, pelas iniciativas de convívio, de participação cívica e de voluntariado social».