Famalicão: A Casa ao Lado pinta «Um TRAÇO por Magalhães» no Uruguai

O Centro Artístico A Casa ao Lado continua a desenvolver internacionalmente o projeto «Um TRAÇO por Magalhães», iniciado em 2019 no contexto das Comemorações do Quinto Centenário da Primeira Volta ao Mundo por Fernão de Magalhães e Elcano.
Desta vez, a instituição famalicense estará no Uruguai, onde procede a duas intervenções murais – uma em Colónia de Sacramento e outra em Punta Del Este – em conjunto com a comunidade local.

O projeto “Um Traço por Magalhães” nasceu como homenagem a Fernão de Magalhães, com o intuito de celebrar os 500 anos da sua viagem de circum-navegação. Magalhães deixou a sua marca na História, mas este projeto pretende relembrar os seus feitos e gravá-los, em forma de arte, por vários locais do mundo.

A homenagem a Magalhães, que já passou por vários concelhos do país, também viajou até ao Bairro Português, em Malaca, na Malásia, onde foi pintado um mural inspirado na azulejaria portuguesa. Esta obra, com uma dimensão de dez metros de comprimento e três metros de altura, foi realizada por lusodescendentes, residentes e pela comunidade local.