Famalicão: 300 empresas beneficiadas com 64.500 euros

Mais de 300 empresas do concelho vão receber um apoio financeiro do município de cerca de 64.500 euros para suportar os encargos com as faturas de energia (gás e eletricidade) e ambiente (água, saneamento e resíduos sólidos) dos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Foram apresentadas 352 candidaturas, 309 das quais reuniram as condições de acesso e os requisitos para a atribuição deste apoio.

Estes números resultam da análise do primeiro período de candidaturas do Programa Extraordinário de Apoio Direto à Economia Local – Retomar Famalicão, lançado pela Câmara Municipal e pela Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), para auxiliar os empresários individuais e as empresas sediadas e com estabelecimento no concelho que viram a sua atividade reduzida em virtude da pandemia. Este programa está ativo até ao final deste ano tendo por finalidade atribuir mensalmente uma comparticipação de 50 por cento dos encargos mensais com a energia e o ambiente, desde que o valor das faturas apresentadas seja inferior ao valor homólogo do respetivo mês de 2019.

Entretanto, na última reunião do executivo municipal, realizada na passada quinta-feira, foi aprovada uma proposta para alteração do regulamento do programa que, agora, prevê alargar o acesso a outras atividades económicas que inicialmente não estavam abrangidas por este beneficio. É o caso da promoção imobiliária, do comércio de veículos automóveis, da projeção de filmes e vídeos, entre outras.

Inicialmente a medida abrangia um universo de perto de 1000 empresas do comércio a retalho não alimentar, pastelarias, bares e cafés, operadores turísticos, ginásios, cabeleireiros, entre outras. Com esta alteração, o número de empresas abrangidas quase que duplica.

Os empresários famalicenses podem candidatar-se ao Retomar Famalicão, através do preenchimento de requerimento disponível nas páginas de internet do Famalicão Made In, em https://www.famalicaomadein.pt/, e do município, em https://www.famalicao.pt/.