FAC a uma vitória da subida e título nacional

A duas jornadas do final da segunda fase do campeonato nacional da 2.ª divisão de voleibol, ao FAC basta uma vitória, na partida a realizar no próximo sábado, 14 de abril, às 18 horas, no Pavilhão Municipal, sobre o CA Madalena, para conseguir o título nacional e consequente subida à 1.ª divisão.

Recorde-se que este é um dos objetivos da época do Famalicense que cumpriu a primeira fase do campeonato de forma brilhante, bitola que tem mantido nesta fase decisiva da prova e, a consumar-se a subida de divisão, é mais um feito para o emblema famalicense.

Burla em Famalicão: Suposto vendedor ‘desaparece’ com cartão de crédito de casal a quem prometeu baixar a conta da luz

Um alegado falso agente comercial da EDP tem abordado moradores nas freguesias de Jesufrei e Mouquim, com supostas propostas para baixar o preço da energia.

À Cidade Hoje chegou o relato de um casal de idosos que acabou por ficar sem o cartão de crédito, depois de receber este indivíduo em casa. Segundo um familiar das vítimas, o homem, entre os 40 e os 50 anos, apresentou-se como representante da empresa e garantiu que conseguiria baixar a fatura da eletricidade.

Para avançar com o alegado processo, pediu vários documentos pessoais, entre os quais o cartão de crédito do casal. Após ter acesso a essa documentação, o homem abandonou o local na posse do cartão.

Ao que foi possível apurar, a situação não teve consequências mais graves, uma vez que o banco foi rapidamente alertado, o que permitiu o bloqueio do cartão, e as autoridades informadas.

O caso ocorreu na quinta-feira passada e serve de alerta à população, em especial às pessoas mais idosas, para que abram a porta a desconhecidos que não estejam devidamente identificados / credenciados pelas empresas que dizem representar.

Famalicão: Ameaçou… mas não nevou (só granizo)

Não se cumpriram as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que alertavam para a queda de neve, especialmente no período da última noite e madrugada, para o concelho de Vila Nova de Famalicão.

Apesar das temperaturas próximas dos 0 graus e da queda frequente de aguaceiros, a neve acabou por não chegar.

O período da noite ficou marcado por alguns períodos de granizo que, mesmo assim, deixou algumas zonas do concelho pintadas de branco.

Famalicão: Cão da GNR trama homem de 30 anos na estação de Lousado

Um homem, de 30 anos, foi detido na quinta-feira pela GNR na estação ferroviária de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, por suspeitas de tráfico de estupefacientes.

De acordo com a Guarda, a detenção ocorreu durante uma operação de fiscalização em várias estações da linha do Minho. Com o apoio de um binómio cinotécnico, os militares detetaram 15 doses de haxixe na posse do suspeito.

A droga foi apreendida e o homem acabou por ser constituído arguido, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal de Famalicão.

Famalicão: Três feridos em incêndio numa casa (Joane)

Três pessoas ficaram feridas, na noite desta sexta-feira, na sequência de um incêndio que deflagrou numa habitação, localizada nas proximidades da rotunda que dá acesso à VIM, na vila de Joane, em Famalicão.

Para o socorro foram acionados os B.V.Famalicão, uma equipa de resgate animal do CROA e a GNR.

Todos os feridos foram assistidos na sequência da inalação de fumo, no entanto, só um foi transportada ao hospital.

Dois gatos foram ainda resgatados da habitação que ficou sem condições de habitabilidade.

 

Atualização: IPMA prevê queda de neve em Famalicão das 01h às 07h

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera acaba de fazer uma atualização da previsão do tempo para as próximas horas.

Há forte possibilidade de nevar no concelho de Vila Nova de Famalicão. Segundo as informações disponíveis, a neve deverá cair entre as 01h e as 07h deste sábado.

Ao início da noite desta sexta-feira, começaram a surgir relatos de queda de neve em Braga e Guimarães, a uma altitude a rondar os 500 metros. O IPMA prevê que a quota seja revista para os 200 metros ao longo deste sábado.

Famalicão: PS vai abster-se na votação do plano e orçamento municipal

Os vereadores do Partido Socialista vão abster-se na votação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026, documentos que serão discutidos esta segunda-feira.

Os socialistas falam de «uma oportunidade perdida» e que o seu sentido de voto resulta somente dos investimentos «que este plano permitirá concretizar, particularmente, no domínio da saúde e educação (construção e renovação e beneficiação de unidades de cuidados de saúde primários e escolas), graças ao PRR, pensado pela União Europeia, mas que o Governo do Partido Socialista conquistou para Portugal, tendo o município de Vila Nova de Famalicão muito beneficiado».

O PS acusa a maioria PSD/CDS de não acolher as suas propostas, acreditando que se tal tivesse acontecido «estaríamos a discutir um instrumento de gestão muitíssimo melhor».

Apesar de reconhecer que o eleitorado deu a maioria ao PSD/CDS e com isso o encargo de conduzir os destinos do município, os vereadores socialistas entendem que «em democracia e diálogo se procure a construção do futuro coletivo na colaboração, cooperação e até apropriação das boas ideias da oposição».

Em termos orçamentais, entre outras críticas, acusam a maioria de «não abrir mão da redução dos impostos, como foi o caso da proposta do Partido Socialista», de aumentar os custos com o pessoal; lamentam que as verbas livres para as freguesias aumentem apenas 20 por cento, quando a proposta socialista era a duplicação e defendem «transparência e justiça na distribuição destas verbas, não sujeitando os autarcas de freguesia ao “beija mão”».

A Câmara Municipal avançou, esta sexta-feira, que Vila Nova de Famalicão vai ter um orçamento de 256 milhões de euros, um aumento de 37.6 milhões em relação ao do ano passado. O maior orçamento da história prevê um investimento recorde de mais de 106 milhões de euros, em resultado da captação de financiamento comunitário, na habitação, saúde e educação.