Fábio Martins é o segundo melhor avançado da Liga NOS

Fábio Martins foi considerado o segundo melhor avançado da Liga NOS, relativamente aos meses de outubro e novembro, por escolha dos treinadores da principal competição de futebol. Em primeiro lugar ficou Vinícius, jogador do SL Benfica.

O atleta do Benfica arrecadou 47,86% dos votos, Fábio Martins (FC Famalicão) conseguiu 14,5% das preferências; no terceiro lugar ficou Galeno (SC Braga), com 9,40%.

Famalicão: Lions Clube celebra o 47.º aniversário

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão foi fundado há 47 anos. O aniversário foi no dia 12 de abril e no dia seguinte foi realizado um jantar que contou com a presença do Governador do Distrito115CN DG, Eduardo Fernandes, e de companheiros de 21 Lions Clubes, destacando-se a participação dos companheiros dos Lions Clubes de Roissy Pays de France e Rieti Varrone. Participou, ainda, Sofia Fernandes, em representação da Câmara Municipal, o Arcipreste de V.N. Famalicão, Francisco Carreira, e o presidente do Rotary Club, Domingos Freitas, entre outros convidados.

Este convívio foi aproveitado também para a entrada de cinco novos companheiros.

Fazendo jus ao lema do companheirismo, foi realizada a tradicional tômbola solidária, que contou com generosos donativos de patrocinadores, a quem o Lions Clube agradece.

Famalicão: Amadeu Dinis é rosto de “Famalicão Região Empreendedora”

Amadeu Dinis, diretor da CIOR e presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais, é um dos “Rostos de Famalicão Região Empreendedora Europeia”.

O percurso do diretor da CIOR e a sua recente eleição para a frente da direção da ANESPO mereceram a atenção da autarquia famalicense. Segundo Mário Passos, «esta eleição não acontece por acaso. É fruto de muitos anos de dedicação à escola e ao Ensino Profissional e estou certo de que também na ANESPO o Amadeu Dinis dará um excelente contributo ao país».

Recorde-se que ao longo deste ano, e através do Roteiro “Os Rostos da EER”, a Câmara dará a conhecer muitos dos nomes que ajudam a posicionar Vila Nova de Famalicão como uma das maiores e mais pujantes economias do país e a impulsionar o ADN empreendedor do concelho.

O docente famalicense assumiu a direção da CIOR em 1996 e, recentemente, foi eleito para a direção da Associação Nacional de Escolas Profissionais – a ANESPO. A consolidação do Ensino Profissional é, de resto, o grande desafio que tem pela frente enquanto presidente da ANESPO. «Temos que fazer ver às famílias que o Ensino Profissional é a primeira escolha do nosso país e não a segunda», realça.

Uma aposta há muito abraçada pela comunidade famalicense, nomeadamente pela autarquia, a quem Amadeu Dinis teceu rasgados elogios pela forma «pioneira como tem encarado a área da Educação», mas também pelo tecido empresarial que hoje olha para os estudantes do Ensino Profissional como «potenciais ativos das suas empresas».

Famalicão: FAC vence Open Queima das Fitas de Badminton

No último fim de semana, realizou-se em Coimbra o 2º Torneio de Clubes Seniores de badminton, onde o FAC se apresentou com 9 atletas.

Em absolutos, Sónia Gonçalves venceu a prova de singulares, assim como a prova de pares ao lado de Adriana Gonçalves.

Os restantes atletas apesar de não terem alcançado o pódio, conseguiram bons resultados.

Na próxima semana, os atletas do FAC vão participar no 2º Torneio de Clubes Não Senior, em Albergaria.

Famalicão: Jogador do FAC foi alvo de xenofobia no último jogo

O episódio aconteceu no último domingo, com o FAC a receber em casa o Juvemaia, numa partida onde Philipe Oliveira, jogador da equipa sénior de basquetebol, foi alvo de comentários xenófobos por parte de um atleta da equipa adversária.

Segundo o FAC, o momento foi presenciado por um dos árbitros do jogo.

O clube famalicense afirma que o episódio será denunciado e deixa algumas palavras de apoio ao atleta “para que saiba que a terra dele é onde ele bem entender, que estamos orgulhosos que tenha o símbolo do FAC ao peito e que esta é a sua casa”.

Famalicão: Feira do Ensino Secundário para 1200 alunos do 9.º ano

Está a decorrer, desde esta terça-feira, no CIEES – Centro de Inovação, Investigação e Ensino Superior, em Vale S. Cosme, a “Feira do Ensino Secundário 2024 – Escolhe o Teu Futuro”, destinada aos alunos famalicenses do 9.º ano. A feira decorre até quinta-feira e está estimado que passem por lá cerca de 1200 alunos.

O objetivo deste encontro é ajudar os alunos a escolherem a área de estudo para o próximo ciclo de formação. Estão expostas e explicadas as principais disciplinas e saídas profissionais dos 15 agrupamentos de escola, escolas profissionais, estabelecimentos de ensino particular e artístico do concelho.

A “Feira do Ensino Secundário 2024 – Escolhe o Teu Futuro!” é uma organização da autarquia em parceria com a Rede Local de Educação e Formação.

Ao longo de um conjunto de percursos, os jovens são convidados a explorar, de uma forma prática e envolvente, toda a oferta formativa do Ensino Secundário, através de atividades, espaços interativos, contacto com profissionais, jogos, desafios, informação sobre os cursos e disciplinas, saídas profissionais, e acesso aos cursos e planos curriculares.

Contribuir para uma tomada de decisão mais consciente e informada e trazer o Ensino Secundário para ‘fora de portas’ para que os estudantes possam ter contacto com todas as áreas de conhecimento, envolvendo não só os alunos, como professores, psicólogos, empresas e profissionais, de forma a que possam conhecer as inúmeras oportunidades, quer formativas quer de empregabilidade, e assim melhor escolher o seu futuro

Serão exploradas várias áreas profissionais – Comunicação e Serviços, Artes Digitais e de Espetáculo, Design, Gestão e Negócios, Ciências e Saúde, Tecnologias de Informação, Tecnologias e Indústria, Tecnologias e Eletricidade e Eletrónica e Proteção e Bem Estar – as diferentes alternativas e as componentes letivas.

O presidente da Câmara explica que o objetivo passa por «contribuir para uma tomada de decisão mais consciente e informada e trazer o Ensino Secundário para ‘fora de portas’ para que os estudantes possam ter contacto com todas as áreas de conhecimento, envolvendo não só os alunos, como professores, psicólogos, empresas e profissionais, de forma a que possam conhecer as inúmeras oportunidades, quer formativas quer de empregabilidade, e assim melhor escolher o seu futuro».

Famalicão: Seniores do FAC asseguram manutenção na 1ª divisão

Na tarde de domingo, a equipa sénior do Famalicense A. C. recebeu no Municipal a equipa do Juvemaia, num jogo para a 7ª jornada da 2ª Fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O resultado foi decidido bem próximo do final da partida, com o FAC a garantir a vitória por 61-58, garantindo matematicamente a manutenção no CN1, ainda com 4 jogos por disputar.