F.C. Famalicão reúne este sábado em Assembleia Geral Extraordinária

O Futebol Clube de Famalicão realiza este sábado, 23 de junho, às 18h00, na Academia do FC Famalicão uma Assembleia Geral Extraordinária. A reunião magna tem como tema a alienação até 90% do capital da sociedade desportiva do clube.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Nos termos legais e estatutários e a pedido da sua Direção, convoco os associados do FUTEBOL CLUBE DE FAMALICÃO com sede social na Alameda Dr. Francisco Sá Carneiro, Centro Coordenador de Transportes, Loja 13, Apartado nº. 1, Antas, Vila Nova de Famalicão, Portugal, pessoa coletiva e contribuinte fiscal nº 501 072 284, a reunir em Assembleia Geral Extraordinária, em primeira convocação e em sessão extraordinária, em Vila Nova de Famalicão, na Academia FC Famalicão, sita na Rua dos 3 Caminhos, Loteamento Industrial de Meães, em Esmeriz, no dia 23 Junho de 2018 pelas 18 horas, com a seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS:

Ponto Único – deliberar sobre a concessão de autorização à direção do FUTEBOL CLUBE DE FAMALICÃO para proceder à alienação até ao montante máximo de 90% do capital social da FUTEBOL CLUBE DE FAMALICÃO – FUTEBOL SAD.

– Não comparecendo o número legal de associados para que a Assembleia Geral possa reunir em primeira convocação, convoco desde já a mesma para reunir em segunda convocação, no mesmo local, na mesma data, às 18:30 horas, com a mesma Ordem de Trabalhos, deliberando então com qualquer número dos associados presentes (artigo 42, – ponto único – dos Estatutos do Futebol Clube de Famalicão).

Famalicão: Estreia europeia dos sub-19 marcada para 4 de outubro

A estreia do FC Famalicão nas competições europeias acontece a 4 de outubro, na receção ao FC Midtjylland. Trata-se da primeira eliminatória da UEFA Youth League, segundo determinou o sorteio realizado esta terça-feira, na Suíça. A segunda mão desta eliminatória decorre a 25 de outubro, na Dinamarca.

Os sub-19 do FC Famalicão chegam a esta montra do futebol jovem europeu pela condição de campeões nacionais. Por Portugal, e para além da equipa de Vítor Barros, estão o Benfica, Porto e Braga que entram na prova pela presença das equipas seniores na Liga dos Campeões.

É a primeira vez que o emblema famalicense está nesta montra do futebol jovem europeu e é, também, a primeira vez que Portugal tem quatro equipas nesta competição de elite.

Existem dois caminhos até chegar à fase a eliminar: os famalicenses vão disputar o ‘Caminho dos Campeões Nacionais’, tendo de ultrapassar duas rondas a duas mãos para avançarem para o play-off, no qual se cruzarão com um dos oito segundos classificados dos grupos do ‘Caminho da Liga dos Campeões’, onde estão as outras equipas portuguesas.

FC Famalicão vai conhecer adversários da Youth League

Realiza-se esta terça-feira, dia 5 de setembro, em Nyon, na Suíça, o sorteio da Youth League, uma espécie de Liga dos Campeões para as equipas juniores, e FC Famalicão é uma das quatro equipas portuguesas a participar. As outras são o Benfica, Porto e Braga. No caso destas três, é porque as equipas seniores vão participar na Liga dos Campeões, a equipa famalicense é porque foi campeã nacional sub-19 na época transata. É a primeira vez que o emblema famalicense está nesta montra do futebol jovem europeu e é, também, a primeira vez que Portugal tem quatro equipas nesta competição de elite.

Existem dois caminhos até chegar à fase a eliminar: os famalicenses vão disputar o ‘Caminho dos Campeões Nacionais’. Terão de ultrapassar duas rondas a duas mãos para avançarem para o play-off, no qual se cruzarão com um dos oito segundos classificados dos grupos do ‘Caminho da Liga dos Campeões’, onde estão as outras equipas portuguesas.

Famalicão: Juniores surpreendidos pelo Braga

Os sub-19 do FC Famalicão foram surpreendidos, no passado sábado, pelo SC Braga. Os bracarenses venceram, 1-0, o jogo disputado na Academia famalicense. Afonso Machado, aos 53 minutos, foi o autor do golo solitário nesta partida da quarta jornada do nacional da 1.ª divisão, zona norte.

Com este desaire, o conjunto treinado por Vítor Barros caiu para o nono lugar, com cinco pontos. Na próxima jornada, marcada para o dia 16 de setembro, os campeões nacionais em título jogam em casa do Rio Ave, formação que tem menos um ponto. O Porto é já o líder destacado da prova, somando por vitórias os quatro jogos realizados.

Famalicão: Iván Jaime confirmado no FC Porto

O FC Porto acaba de oficializar a contratação de Iván Jaime ao FC Famalicão. O contrato do jovem espanhol é válido até 2028, num negócio que deverá rondar os 10 milhões de euros por 85 por cento do passe. Iván Jaime chegou ao Famalicão na época 2020/2021, oriundo Málaga.

O Melhor Jovem do último campeonato é o novo número 17 do FC Porto. «Estou muito contente e muito agradecido a todas as pessoas do clube. Tenho muita vontade de começar a trabalhar, de conhecer os meus companheiros e de pisar o relvado do Estádio do Dragão. Vou dar tudo e trabalhar muito para ajudar a equipa», refere o jogador que desde que soube do interesse do FC Porto, «um clube conhecido em todo o mundo, decidi que queria vir para cá a todo o custo. Aconteceu e estou muito feliz. Vai ser muito bom trabalhar com Sérgio Conceição e tenho muita vontade de aprender mais coisas». O médio ofensivo ex-Famalicão promete «muito trabalho e muito futebol. Estou ansioso por sentir o apoio dos adeptos, que são diferentes, e jogar num estádio como o do Dragão é espetacular».

Foto: FC Porto

Famalicão: Otávio diz ter recebido mensagens de caráter racista e xenófobo após jogo com Sporting

Otávio, jogador do FC Famalicão, denuncia ter sido alvo de ofensas de caráter racista e xenófobo por parte de adeptos do Sporting CP, após o jogo do passado domingo, em Alvalade.

O atleta do FC Famalicão fez a denúncia esta terça-feira, nas suas redes sociais. Diz que as mensagens ofensivas lhe foram enviadas também pelas redes sociais.

Em comunicado na sua página de Instagram, o defesa do FC Famalicão diz que tem «muito orgulho da cor da minha pele e do país de onde vim. Meu caráter e meu profissionalismo foram moldados no lugar onde nasci e cresci. Em pleno século 21, com todos esses anos de luta pela igualdade ainda vemos cenários de racismo. Recentemente houve o episódio envolvendo o Vinícius Jr. que comoveu o mundo e mesmo assim parece que algumas pessoas ainda não aprenderam que SOMOS TODOS IGUAIS».

Famalicão: Miguel Ribeiro com os presidentes do Benfica, Porto, Sporting e Braga

A segunda edição do Thinking Football Summit, uma iniciativa da Liga Portugal, vai ter, entre outros convidados, Miguel Ribeiro.
O presidente da SAD do Futebol Clube de Famalicão será um dos oradores do evento que vai decorrer entre os dias 7 e 9 de setembro. O encontro, tido como um projeto âncora do panorama europeu, visa debater a indústria do futebol profissional e explorar a vertente empresarial e de negócio que o desporto-rei oferece.
O líder da SAD famalicense repete a presença da edição inaugural do evento, fazendo parte de um painel de oradores onde constam os presidentes do FC Porto (Pinto da Costa), SC Braga (António Salvador), SL Benfica (Rui Costa), Sporting CP (Frederico Varandas) e Vitória SC (António Miguel Cardoso). Os presidentes destes clubes vão partilhar as suas experiências de liderança num evento no qual é expectável que estejam vários agentes desportivos nacionais e internacionais.
A escolha por Miguel Ribeiro, pelo segundo ano consecutivo, por parte da organização, reforça a importância e projeção alcançadas pelo clube no panorama nacional. Prestes a começar uma inédita quinta presença consecutiva do clube na I Liga Portuguesa, o Famalicão tem conquistado espaço de relevo na alta-roda do futebol nacional. Depois da subida à I Liga no primeiro ano da constituição da SAD – consumando o regresso ao escalão principal 25 anos depois – o emblema famalicense tem pautado a sua presença pela estabilidade no campeonato. Depois da espetacular campanha na primeira época – 6.º lugar, a escassos segundos de garantir a qualificação europeia (perdida na Madeira) – o emblema famalicense terminou as restantes três edições no 9.º lugar (2020/2021) e na 8.ª posição (2021/2022 e 2022/2023).
Estas classificações – algumas das quais têm alimentado um inédito e sonhado apuramento para as provas europeias até bem perto do final dos campeonatos – sustentam o desígnio traçado por Miguel Ribeiro aquando da criação da SAD. O líder diretivo manifestou, desde sempre, e reiterou recentemente em entrevista a Cidade Hoje, o desejo de colocar o Futebol Clube de Famalicão no topo do futebol português, desafio que, pelas campanhas na I Liga e das proveitosas transferências que tem conseguido realizar, fazem do clube uma marca muito relevante no futebol português.
Ao longo deste trajeto desportivo, o Famalicão tem, todavia, vivido com uma grande dificuldade. As condições do Estádio Municipal apresentam-se, reconhecidamente, como um entrave para a concretização do desejado plano de crescimento encetado pela SAD que já várias vezes fez eco de uma urgente intervenção no recinto que é propriedade do Município.
Aliás, este foi tema que voltou a ser debatido na visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, às instalações do Futebol Clube de Famalicão, em abril passado. O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, presente nessa visita, reconheceu a necessidade de uma intervenção, esclareceu que o processo de requalificação está em curso, avançando inclusivamente que poderá haver novidades até ao final do ano.