País

Especialista diz que sismos sentidos esta semana no Minho são “normais”

Os sismos sentidos durante esta semana em Vila Verde, no distrito de Braga, são normais para a zona, não tendo “nada de excecional” a energia libertada, associada à magnitude, segundo um especialista.

“A energia libertada pelos sismos, associando à magnitude, não tem nada de excecional para a zona. São sismos que foram percecionados pela população e com epicentro muito próximo de zonas habitadas, o que faz com que seja comunicada a ocorrência”, disse à Lusa, Fernando Carrilho, geofísico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Fernando Carrilho explicou ainda que, no contexto de Portugal continental, há “10 a 20 sismos que são sentidos pela população num universo de 1.500/2.000 por ano” e que são registados pela rede de instrumentos que ocupa o território.

Segundo o especialista, os sismos de Vila Verde não estão inseridos nas zonas de maior risco no contexto de perigosidade sísmica, já que, adiantou, no norte e noroeste de Portugal a perigosidade é “baixa”, o que “não quer dizer que não ocorram sismos de tempos a tempos e que sejam sentidos”.

“As zonas de maior perigo sísmico são as zonas do Algarve e Lisboa e vale inferior do Tejo, onde o risco é mais elevado”, sublinhou.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo de hoje teve o seu epicentro a cerca de quatro quilómetros a norte-nordeste de Vila Verde e foi registado às 11:36.

Na segunda-feira, dois sismos ocorreram de manhã também em Vila Verde, sendo pelo menos um deles sentido, o de 3,2 na escala de Richter. Já na terça-feira, foi registado um novo abalo, de magnitude 3,1 na escala de Richter, sentido pela população.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Lusa
Previous post

Erasmus chegou ao ensino profissional

Next post

Dois irmãos menores morrem após aparatoso acidente em Mira

Cidade Hoje