Escritora que viveu grande parte da sua vida em Famalicão edita livro que pretende ser «um dos acontecimentos literários do ano»

M. G. Ferrey estreou-se, em junho, no mundo literário com a obra “Aquorea”. A escritora viveu grande parte da sua vida em Vila Nova de Famalicão e atualmente reside em Braga. A obra literária de fantasia promete ser um dos acontecimentos literários do ano.

Licenciada em Psicologia Clínica, M. G. Ferrey realizou uma pós-graduação em Jornalismo, na London School of Journalism. A autora trabalhou como psicóloga clínica durante dez anos e fez o seu percurso profissional com o desejo de desenvolver histórias.

«Este livro é sobre uma rapariga, Ara, que encontra o sentido da sua vida no sítio onde menos espera. No dia em que morre é que começa realmente a viver. É um livro de fantasia, para jovens adultos, onde as coisas mais fantásticas, inimagináveis e muitas vezes dolorosas, acontecem às personagens», referiu a autora, em comunicado. «Claro que, se quisermos, podemos extrapolar isso para o nosso quotidiano, porque todos nós passamos por momentos de dúvida, decisões difíceis, medos, insegurança, etc.», acrescentou.

M. G. Ferrey explicou que a sua licenciatura ajudou-a a explorar determinadas questões. «O facto de ser licenciada em psicologia permitiu-me abordar temas bastante pertinentes e atuais como a amizade, família, dependências, depressão, luto e as diferentes formas de lidar com eles», afirmou.

A escritora encontra-se a desenvolver o segundo volume de “Aquorea”. «A forma como o primeiro livro termina vai deixar muitos leitores com água na boca, outros talvez fiquem com vontade de me matar», notou. «O segundo livro é muito importante, não só pela continuação da história e desfecho de algumas situações, como também pelo crescimento das personagens», assegurou.

Famalicão: Alunos e professores do Agrupamento Camilo visitaram Assembleia da República

Um grupo de 60 alunos e professores do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco visitou a Assembleia da República, tendo acompanhado o debate sobre o Orçamento de Estado.

Os jovens perceberam “in loco” como funciona o poder legislativo e aproveitaram para dar a conhecer as melhores práticas do Agrupamento como o projeto “Less is more – B creative”.

As turmas do 11ºC e uma delegação de 14 alunos do Clube Europeu tiveram oportunidade de conhecer as salas mais emblemáticas, saber mais sobre a história daquele espaço e até contactaram com alguns dos protagonistas políticos da atualidade.

Acompanhados pelo deputado famalicense Jorge Paulo Oliveira, tiveram oportunidade de presentear todas bancadas parlamentares, assim como o Presidente da Assembleia da República, com uma caixa (projetada e confecionada pelos alunos de Design da comunicação gráfica e pela professora Fátima Veloso) contendo brigadeiros feitos com os desperdícios de bolachas de gengibre, confecionadas pelos alunos do Curso Técnico de Cozinha e Pastelaria. Os mentores do projeto, Ricardo Lanção e Raquel Azevedo, juntamente com os alunos deram a conhecer a filosofia do projeto e sensibilizaram os vários decisores políticos para o combate ao desperdício alimentar em contexto doméstico.

Impasse na SINOVIR resolvido: Trabalhadores já podem inscrever-se no centro de emprego

O impasse que afetava os cerca de 80 trabalhadores da fábrica de calçado SINOVIR, em Novais, Famalicão, foi ultrapassado.

Ao que a Cidade Hoje apurou, o administrador de insolvência iniciou o processo de entrega da documentação necessária para desvincular os trabalhadores da empresa. Este passo permite que os funcionários se inscrevam no centro de emprego e acedam ao subsídio de desemprego, o que já está a acontecer, aliviando a delicada situação financeira enfrentada por algumas famílias.

Recorde-se que a SINOVIR encerrou no final setembro, mas os trabalhadores continuavam oficialmente ligados à empresa, impedidos de procurar trabalho e sem qualquer tipo de rendimento.

Com esta resolução, espera-se que os funcionários possam agora regularizar a sua situação e, em breve, receber os salários em atraso acumulados durante este período.

Famalicão: Homem de 54 anos detido por desobediência

Na noite desta segunda-feira, a PSP deteve em Vila Nova de Famalicão um cidadão de 54 anos, pelo crime de desobediência. O detido conduzia um automóvel que se encontrava apreendido, por falta de seguro.

O homem foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila nova de Famalicão.

Famalicão é dos concelhos com mais nomeados para “O Minhoto”

São já conhecidos os 86 nomeados da 27.ª edição dos Troféus Desportivos “O Minhoto”, cuja gala terá lugar em Barcelos, a 10 de dezembro, com cerca de 500 convidados.

Há nomeados de 21 municípios, dos 24 da região Minho, um feito nunca antes alcançado. Braga, Viana do Castelo, Guimarães, VN de Famalicão e Barcelos são, com naturalidade, porque os mais populosos, os municípios com maior número de nomeados. Nas várias categorias, de Famalicão, por exemplo, estão indicados o Riba d´Ave Hóquei Clube, o hoquista Gonçalo Alves, o futebolista Ukra ou Miguel Ribeiro, presidente da SAD do FC Famalicão. Também o jogador do Benfica, Tomás Araújo, está indicado, tal como o Agrupamento de Escolas D. Maria II, Gabriel Maia, no atletismo, ou Filipe Carneiro, no desporto adaptado.

O apuramento aconteceu em três fases, por um Júri composto por mais de 100 elementos, entre jornalistas desportivos, representantes de associações e federações, bem como personalidades do desporto da região.

O evento vai, também, homenagear os atletas Olímpicos e Paralímpico em Paris 2024, tal como acontecerá, com todos os que foram Campeões do Mundo e da Europa no último ano – perto de 20.

Os Troféus Desportivos “O Minhoto” são promovidos pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”, atribuindo 28 troféus, de entre 86 nomeados, a praticantes, dirigentes, treinadores, árbitros e clubes, das diversas modalidades, num reconhecimento do mérito de todos os que dão de si em prol do todo, de quem se dedica à prática desportiva e alcança resultados dignos de destaque.

Na Gala, será também distribuída a revista oficial do evento, que serve como anuário do desporto minhoto, retratando a realidade desportiva de cada concelho, desde atletas de referência, dirigentes e os clubes mais relevantes do fenómeno desportivo da região. Da mesma faz parte também o histórico de premiados e os dados essenciais dos nomeados desta edição.

Câmara da Trofa organiza sessão sobre saúde mental e voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado será assinalado na Trofa com uma sessão sobre Saúde Mental. Acontece a 5 de dezembro, no auditório Fórum Trofa XXI, a partir das 14h30.

A Câmara da Trofa entende que é uma forma de debater, homenagear e enaltecer o papel do voluntariado nas diferentes coletividades e instituições concelhias e «em prol do desenvolvimento e bem-estar da comunidade».

Na sessão “Voluntariado e Saúde Mental”, o município da Trofa espera a participação da comunidade em geral. A abertura da sessão está entregue ao presidente da Câmara Municipal da Trofa, António Azevedo, seguindo-se a palestra com a oradora convidada, Ana Luísa Azevedo.

Desde 2007 que a Câmara Municipal da Trofa tem em funcionamento o Banco Local de Voluntariado, gabinete que estabelece a relação entre oferta e procura de voluntários, fomentando e incentivando junto da comunidade a prática do voluntariado.

Famalicão: HumanitAVE lança campanha solidária para este Natal

A HumanitAVE- Associação de Emergência Humanitária, com sede em Pedome, tem a decorrer mais uma campanha solidária de Natal. A iniciativa, pela compra de “Pinheiros de Natal de bolacha”, visa a angariação de fundos para a construção de mais um furo de água, na Guiné-Bissau, no âmbito do projeto “Água é Vida”.

Cada pinheiro solidário tem um custo de 10€ e as reservas podem ser feitas através do 962 784 200 ou junto de um voluntário da associação.

A HumanitAVE apela à participação da comunidade nesta causa solidária.