Empresas têxteis famalicenses desenvolvem projeto sustentável

Recutex, Fiavit e Lurdes Sampaio organizaram o projeto “Rfive”, um modelo de sustentabilidade que assenta na economia circular. As empresas pretendem tornar o velho em novo e criar um processo baseado no conceito “zero waste (lixo zero)”. O projeto surgiu com o propósito de antecipar as normas e os objetivos da União Europeia relacionados com a reciclagem têxtil para 2025.

No decorrer do projeto, a Recutex faz a reciclagem de fibras têxteis a partir de peças de vestuário sem uso ou em fim de vida que recebe de marcas e desperdícios da confeção. A Fiavit produz um novo fio já reciclado a partir dessas mesmas fibras e a Lurdes Sampaio usa esse fio, com alta percentagem de fibras recicladas, na produção de novas malhas. As novas malhas são posteriormente introduzidas nas diferentes coleções e acabam por dar origem a novas peças de vestuário.

«A consciência social e ambiental nas empresas tem revelado iniciativas de sucesso na indústria têxtil e do vestuário e este projeto pretende ser um grande contributo para uma cadeia têxtil sustentável e um consumo mais consciente, minimizando o impacto ambiental em todo o seu processo», declarou Conceição Sampaio, CEO da empresa Lurdes Sampaio. «Trata-se de um projeto chave na mão que incorpora mais de meio século de experiência na produção de fibras recicladas num projeto global», explicou João Valério, administrador da Recutex e da Fiavit.

O nome do projeto remete para cinco dos princípios da sustentabilidade e economia circular: reduzir, reutilizar, reciclar, renovar e restaurar. O processo na base do “Rfive” inicia-se com a recolha de resíduo têxtil. De seguida, ocorre a escolha, separação e preparação das fibras têxteis recicladas e depois a fiação da fibra reciclada. No fim, ocorre a produção de malha com algodão reciclado. De acordo com João Valério, «obtemos uma produção sem emissão de CO2, sem consumo de água e sem uso de produtos químicos. Conseguimos, dessa forma, fechar um ciclo de economia circular».

Cidade Hoje passa a informar nos ecrãs dos rádios o resultado do F.C.Famalicão em tempo real

A Cidade Hoje passa a disponibilizar, durante os jogos do Futebol Clube de Famalicão, a informação em tempo real do resultado da partida, através da função Rádio Text (RT), disponível em grande parte dos rádios com a tecnologia Rádio Data System (RDS).

Desta forma, os ouvintes, para além de seguirem o habitual relato, podem acompanhar o resultado de forma imediata.

A par desta informação, durante o dia, os ouvintes Cidade Hoje podem ver nos ecrãs do rádio informações úteis sobre a estação, como o nome da música que está a tocar, programação, entre outros.

Duatlo de Famalicão é já este domingo

Acontece este domingo mais uma edição do Duatlo de Famalicão. A competição é uma organização da Associação dos Amigos de Pedal e da Federação Triatlo de Portugal que escolheu a prova famalicense para a atribuição dos títulos nacionais do Campeonato Douro e Norte. Deste modo, está garantida a presença dos melhores atletas nacionais. Além dos títulos nacionais, o Duatlo junta, habitualmente, centenas de praticantes.

Com a partida e chegada na Devesa, às 10 horas, os atletas têm pela frente um primeiro segmento de atletismo, com cerca de 5 quilómetros, seguido de percurso de BTT, com cerca de 20 quilómetros de extensão. A prova termina com novo segmento de corrida, com cerca de 2,5 quilómetros, a realizar no Parque da Devesa.

 

Famalicão: Mercado de Sabores este fim de semana no centro da cidade

Compotas e marmeladas, fumados e salgados diversos, entre outros produtos, são propostas para este fim de semana em mais uma edição do Vai à Vila. O Mercado dos Sabores decorre este sábado e domingo com a presença de duas dezenas de produtores locais.

Na Praça D. Maria, este mercado urbano estará aberto das 10 às 23 horas, este sábado, e das 10 às 18 horas, este domingo, sendo de entrada livre.

A par do certame, quem visitar o centro urbano no domingo também pode assistir a coreografias pelo grupo de dança M Dancer’s, às 14h00, seguindo-se a atuação da Orquestra Pentágono, às 16h00, na Praça D. Maria II.

O Mercado dos Sabores faz parte do projeto municipal ‘Vai à Vila!’, iniciativa de animação regular do centro de Famalicão que arrancou em 2023 e preenche cada fim de semana, conciliando o novo centro urbano com uma dinâmica cultural e lúdica.

Foto arquivo

Famalicão é o município do norte mais procurado para arrendar casa

Vila Nova de Famalicão está na lista dos municípios mais procurados para arrendar casa.

O concelho famalicense assume a posição nº 11 do ranking que integra 50 municípios de todo o país e tem por base os registos/procura de imóveis através da plataforma idealista. No norte, Vila Nova de Famalicão chega a ser o município com maior procura, assumindo o 1º lugar.

O estudo reporta-se ao último trimestre de 2023 e concluiu que as zonas mais procuradas para arrendar casa, e que lideram a tabela, estão localizadas na periferia de capitais de distrito, como Lisboa, Setúbal e Braga.

 

 

Drible conquista DEZ distinções nos Prémios Lusófonos da Criatividade

A Drible – Agência de Marketing Digital volta a arrecadar mais dez distinções nos Prémios Lusófonos da Criatividade. A cerimónia de entrega de prémios do 2.º quadrimestre da XI Edição 2023/2024 decorreu no passada terça-feira, dia 09 de abril, no espaço HOOD, em Lisboa.

“Estas distinções são um reconhecimento de todo o trabalho que é desenvolvido pela nossa equipa, que está sempre focada todos os dias em ajudar, com garra e muita determinação, empresas e organizações”, afirma Vítor Brandão, CEO da Drible.

A Agência de Marketing Digital foi distinguida com dez prémios, três de prata e sete de bronze, em várias categorias. O trabalho desenvolvido para a marca de utensílios de cozinha profissionais Vomboss valeu a distinção de bronze para a agência, assim como os trabalhos de rebranding para a pastelaria famalicense Famidoce, para o café/bar e restaurante Requinte no Parque e para o empreendimento imobiliário Signature Apartments

No domínio de Desporto, a agência também foi distinguida com uma distinção de bronze pelo mini-site desenvolvido para a campanha “Vai Dar uma Volta de MINI!”, da cadeia de ginásios Fitness UP. Já a campanha de consciencialização “O Melhor presente é cuidares de ti!”, desenvolvida para a loja online de equipamentos e acessórios de Fitness BOOMFIT, foi distinguida com um prémio de prata, sendo a única campanha do género na shortlist do segundo quadrimestre.

A Drible foi ainda distinguida com outros quatro prémios nas categorias de branding pelos seus trabalhos para a empresa têxtil portuguesa Freima (prata) e para a Bem Vinda, marca de cerveja do Grupo Requinte (bronze); de packaging pelo trabalho desenvolvido para a Bem Vinda (prata); e de social media pelo post criado para um centro de medicina capilar (bronze).

Para o CEO, “estas distinções, numa shortlist que inclui outras grandes agências de países de língua portuguesa, provam que a Drible tem feito um caminho seguro e consistente e que lhe permite abraçar outros desafios”. O facto de ter recebido distinções em diversos domínios também é um indicador da qualidade das valências disponibilizadas pela agência: “Somos mais do que uma agência de marketing digital”, afirma Vítor Brandão, acrescentando que “a Drible tem uma equipa multifacetada e capaz de dar resposta a desafios exigentes em todas as áreas de branding, rebranding, packaging, desenvolvimento web e social media”.

Além do reconhecimento do trabalho desenvolvido, as distinções são também uma forma de divulgação e dinamização da região do Minho: “Estarmos sediados em Vila Nova de Famalicão e conseguirmos conquistar estas dez distinções é um bom indicador de como tem sido a nossa jornada, caminhando lado a lado com clientes e parceiros”, refere Vítor Brandão, destacando que a Drible “realiza trabalhos de âmbito nacional com grande impacto, algo que nos deixa ainda mais orgulhosos. Estamos a levar a nossa cidade, a nossa região e todo o dinamismo que aqui existe aos Prémios Lusófonos da Criatividade e estamos muito honrados por isso”.

Promovidos pelo Lisbon Awards Group, os Prémios Lusófonos da Criatividade visam reconhecer e privilegiar as agências que trabalham em prol da criatividade na comunicação ao longo de todo o ano. Cada edição anual é composta por três edições quadrimestrais, sendo que a última decorre em paralelo com o Festival Anual dos Prémios Lusos, onde são entregues os prémios de Agência e Produtora do Ano Lusófonas em todas as áreas da comunicação, bem como em cada um dos países participantes.

 

Sobre a Drible – https://www.drible.pt

A Drible é uma agência com mais de 8 anos de experiência nas áreas do Marketing, Branding e desenvolvimento web. Especialistas na criação de identidades visuais, design gráfico, lojas online, websites institucionais e marketing aliado à performance, a Drible conta com várias marcas no seu portefólio, como a Porminho, Gold Energy ou Remax.

Famalicão: Sensibilização contra os maus-tratos na infância em Joane

Neste mês de alerta contra os maus-tratos na infância, continuam as ações de sensibilização, organizadas pelo município de Famalicão e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, com o apoio de outras entidades. A próxima é na manhã deste sábado, às 9h30, numa abordagem à população na feira de Joane, com a colaboração da GNR da vila.

Dia 20, também um sábado, pelas 15 horas, showcooking no Mercado Municipal, com a presença de crianças e jovens das casas de acolhimento da ATC e Mundos de Vida. Pelas 16h30, yoga do riso com terapia do riso e presença da terapeuta/animadora sociocultural Carminda Carvalho. Para participar, é obrigatório o preenchimento do formulário.

No dia 30 de abril, às 11h30, será “construído” um laço humano, no centro urbano (junto à Fundação Cupertino de Miranda) com a colaboração das turmas dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco/D. Sancho I e Escola profissional CIOR.