Eletrificação da Linha do Minho entre Barcelos e Viana do Castelo começa na quinta-feira 9

Eletrificação da Linha do Minho entre Barcelos e Viana do Castelo começa na quinta-feira 10

Em resposta escrita a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa, a IP explicou que a empreitada prevê “a ligação da catenária instalada à Subestação de Tração Elétrica de Travagem, passando a catenária a estar energizada, com tensão elétrica a 25.000 Volts”.

“Os trabalhos vão decorrer por um período estimado em um mês e meio de testes e ensaios da nova catenária que permitirá ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) conceder a autorização de entrada ao serviço da linha eletrificada, após o que a IP disponibilizará a linha aos operadores para circulação de comboios em modo elétrico”, explicou a empresa.

Na resposta à Lusa, a propósito de um aviso lançado à população sobre “os perigos resultantes dos fenómenos elétricos associados”, a IP adiantou estar concluída “a nova subestação de tração de Vila Fria, que entrará em exploração elétrica no início de 2020, com a conclusão da ligação da sua alimentação, pela Rede Elétrica Nacional (REN), já em desenvolvimento”.

Segundo a IP, “está em curso a implementação de sinalização eletrónica do troço Nine (distrito de Braga) e Valença (distrito de Viana do Castelo), que se prevê que seja concluída até final de 2019”.

A empresa acrescentou estar “prevista a supressão de passagens desniveladas no concelho de Barcelos (distrito de Braga), que se estima vir a ocorrer até 2022”.

A conclusão da empreitada de eletrificação do troço da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença está prevista para o primeiro semestre de 2020.

A IP anunciou a 29 de fevereiro de 2016 a aprovação da modernização e eletrificação de toda a Linha do Minho, que será implementada em duas fases: uma inicial, no troço de Nine – Viana do Castelo (43,6 quilómetros), e outra entre Viana do Castelo e Valença, ambos em execução.

Já a eletrificação do troço Nine – Viana do Castelo foi adjudicada a 30 de janeiro de 2017, pelo valor de 16 milhões de euros, e está previsto que esteja concluída no terceiro trimestre de 2018.

O projeto de modernização da Linha do Minho inclui ainda eletrificação Nine – Valença do Minho, a supressão de passagens de nível, novas subestações, intervenções em túneis e pontes, e instalação de sistemas e telecomunicações sinalização, com um investimento total de 832 milhões de euros.

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