EDP Distribuição atinge melhor resultado de sempre na qualidade do serviço

A EDP Distribuição atingiu em 2019 o melhor resultado de sempre em termos de qualidade de serviço de distribuição de energia elétrica.

Para este bom resultado contou a capacidade de resposta aos problemas, por exemplo o tempo de interrupção equivalente da potência instalada em média tensão foi de 49 minutos, excluindo o impacto de eventos excecionais. A EDP distribuição avança ainda que no número e duração das interrupções a evolução também foi positiva.

E, segundo o relatório publicado pela ERSE, relativamente à qualidade do serviço técnico, é realçada a capacidade de resposta das equipas da EDP Distribuição aquando de fenómenos atmosféricos extraordinários ocorridos durante o ano como as tempestades “Helena”, “Elsa” e “Fabien”.

Recorde-se que a EDP Distribuição é uma empresa certificada desde 2015, em Continuidade de Negócio. Segundo a empresa, a marca alcançada resulta de uma correta política de investimento e manutenção na rede elétrica nacional, destacando como principais fatores o aumento da resiliência da rede, a renovação e reabilitação dos ativos, a automação e digitalização na gestão da rede, otimização das operações em situações de crise, entre outros fatores.

Esta estratégia serviu de base para a recente proposta da EDP Distribuição para o Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Distribuição de eletricidade para o período 2021-2025 (PDIRD-E 2020), no qual a empresa propõe um investimento de mais de mil milhões de euros na rede elétrica. Este plano reforça também o investimento necessário para dar resposta às necessidades da transição energética. Nesta linha de ação, a EDP Distribuição já concretizou a instalação de mais de três milhões de contadores inteligentes.