DIAS SEM FIM

Numa entrevista realizada há uns anos atrás ao grande cantor, compositor, poeta e escritor Leonard Cohen, entretanto falecido em 2016, uma das perguntas era esta: “alguma vez utilizou a sua voz como técnica de sedução? As vibrações da sua voz grave de barítono chegam mesmo até lá abaixo…”. Uma pergunta que teve uma resposta ao nível da grandiosidade da personagem.

“Bem… usamos o que temos. É o que nós, homens, fazemos quando queremos seduzir uma mulher, certo? Trabalhamos com as ferramentas que o Senhor nos deu. Tive um grande sucesso com a minha voz. O gato de uma amiga muito chegada estava doente. E eu deitei-me ao lado do gato e comecei a cantar alguns dos “sutras” do mosteiro zen, com a minha voz grave… e o gato melhorou. E fiquei com a miúda. Mas a sério, não acredito que qualquer homem tenha mesmo essa confiança toda no reino da sedução. Não acredito que alguém seja mestre dessa operação. Quase todos os homens são muito mais inseguros do que gostariam de admitir, e para eles, no fundo, nunca é certo que uma mulher se deixe levar pela sua técnica de sedução ou pelos seus encantos. É sempre uma surpresa agradável quando uma mulher nos dá acesso ao seu coração e ao seu ventre, e nos faz pensar que a nossa abordagem resultou.”.

A questão é mesmo esta, os homens vão até onde as mulheres o permitem. Que os fazem acreditar naquilo que pretendem, deixando pouco espaço ao livre arbítrio dos homens. O melhor que podem aspirar é a encantar gatos e com isso conquistar uns quantos corações ou ter atitudes nobres que amoleçam os corações femininos. Isso e algum sentido de humor. Que as amolece também, dando alguma abertura para que os homens consigam os seus intentos.

A sedução está presente em muitas circunstâncias da vida. Dominar a arte, ou pelo menos ter alguma habilidade e jogo de cintura para a trabalhar, pode ser a garantia de sucesso a diferentes níveis. Até porque seduzir pode apenas não acontecer no amor ou nas relações que envolvem esse sentimento. A capacidade de seduzir guia-nos rumo ao sucesso, por isso nada pode ser deixado ao acaso. E deve treinar-se vezes sem conta.

Mas Cohen toca no ponto principal quando diz que se trabalha com o que se tem. Melhor do que tentar usar armas que não são inatas, deve-se saber usar os dons que temos ao dispor. Se não for o que encaixa na perfeição, há que arranjar forma de fazer encaixar o que existe da melhor maneira. Adaptando, moldando, sabendo que é sempre possível chegar ao objectivo, com o uso de estratégias diversificadas.

A vida acaba por se assemelhar a um jogo. É preciso saber jogá-lo. Umas vezes melhor, outras pior, com falhanços e golos marcados. Tudo faz parte. Com tácticas ou sem elas, saindo goleado ou marcando um golo e fechando lá trás, utilizando todos os defesas.

E no meio disto tudo é bom poder partilhar contigo estas vivências, é bom sentir-te desse lado, sendo certo que estarei também deste lado. Sempre é muito tempo, mas faz todo o sentido aplicá-lo aqui e agora. Talvez por convicção e emoção. Aplico.

Não sei se sou tudo isso que escreves. Sei apenas que estou e estarei aqui. A aplaudir na bancada, a dar instruções a partir do banco, a fazer assistências dentro do terreno de jogo. A bater palmas, de pé, e a festejar em todos os golos. A confortar e encorajar na hora dos falhanços. E gostava que espreitasses o meu jogo também.

Bruno Marques

Joane: Depois de dominado fogo de ontem à noite há novo incêndio em zona de mato

A vila de Joane continua sem descanso no que diz respeito ao combate a incêndios florestais.

Depois de na última noite se ter registado mais um fogo, o início da tarde desta sexta-feira fica marcado pelo surgimento de um novo foco de incêndio.

O alerta para os bombeiros foi dado às 12h17.

No combate às chamas também se encontra um meio aéreo.

O fogo está a deflagrar numa área florestar próxima à Rua da Torre.

Zaragatoa descartável retirada do mercado

Segundo a autoridade de saúde, em causa está o facto de o produto estar indevidamente qualificado pelo fabricante como “dispositivo médico para diagnóstico in vitro”, quando a qualificação adequada é a de dispositivo médico.

“Consequentemente, não existe evidência do dispositivo ter sido sujeito à respetiva avaliação de conformidade por um Organismo Notificado avaliador, designadamente dos aspetos relativos à obtenção, garantia e manutenção das condições da esterilidade”.

Trata-se do modelo “Zaragatoa Nasofaringea Flocked” da marca “iclean”, do fabricante Shenzhen Cleanmo Technology.

De acordo com a Autoridade Nacional de Medicamentos e Produtos de Saúde, o distribuidor – Vacuette Portugal S.A. — está a “desenvolver as ações necessárias para a recolha do referido dispositivo médico”.

O Infarmed diz ainda que as entidades que disponham de unidades deste dispositivo médico não o devem disponibilizar/utilizar.

Famalicão: Estacionamento proibido no antigo campo da feira de 24 de agosto a 15 de setembro

O antigo campo da feira vai estar interdito ao estacionamento, de 24 de agosto a 15 de setembro.

A proibição está relacionada com o facto de se realizar naquele local mais uma Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão.

Os condutores devem, por isso, procurar alternativas nos outros locais de estacionamento espalhados pela cidade.

Joane sem descanso: Novos focos de incêndio em zona florestal

A vila de Joane está novamente em alerta, pelo surgimento de pelo menos dois novos focos de incêndio.

O novo alerta surgiu na noite desta quinta-feira, por volta das 21h40, e foi dado por populares que começaram a avistar o fogo em dois pontos distintos mas bastante próximos um do outro.

Para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que já pediram o reforço de meios.

Recorde-se que a vila de Joane tem sido, este verão, fustigada por vários incêndios em zona florestal e que até já colocaram casas em risco.

Final feliz: Cão atirado e fechado em poço é salvo pelo CROA e adotado três meses depois por uma família

O Centro de Recolha Animal de Famalicão tem mais uma história com final feliz para contar.

O cão que a 18 de maio foi resgatado de um poço com quinze metros de profundidade, na freguesia de Landim, encontrou uma nova família.

O desfecho desta história dá-se exatamente três meses depois da dura operação de resgate. Recorde-se que o animal havia sido encontrado a latir, por populares que passavam no local e o ouviram num poço com pedras a bloquear o acesso, indiciando que terá sido atirado para a morte, por alguém que, depois, o tentou esconder.

Quis o destino que, nesta quinta-feira 18 de agosto, uma família da mesma freguesia onde havia sido resgatado (Landim), quisesse levar este amigo de quatro patas para casa.

Recorde a história deste animal:

 

A partir desta sexta-feira e até domingo: Festa do Senhor em Arnoso Santa Maria

Arnoso Santa Maria está em festa a partir desta sexta-feira e até domingo. A Festa do Senhor arranca com a celebração de uma eucaristia, seguindo-se um momento de animação musical com cantares ao desafio.

No sábado o destaque vai para a atuação do grupo “Toka & Dança” que antecede a sessão de fogo de artifício, agendada para as 00h00.

No último dia, domingo, pela manhã há eucaristia em honra do Santíssimo Sacramento e da parte da tarde a procissão com a Banda de Arnoso.

Cartaz completo: