Despesa do SNS com a pandemia ultrapassou os 900 milhões de euros

A despesa paga pelas entidades do Ministério da Saúde com a pandemia de covid-19 no ano passado ultrapassou os 900 milhões de euros.

Os dados oficiais indicam que a despesa no SNS aumentou 11,3% em janeiro deste ano relativamente ao mesmo período de 2020, mais 93 milhões de euros, totalizando 915,9 milhões.

A maior fatia da despesa foi para gastos com pessoal e material de consumo clínico.

Segundo dados do Ministério da Saúde, para conseguir dar resposta à pandemia, o Serviço Nacional de Saúde contratualizou até final de janeiro deste ano 745 camas com o setor privado e social e 236 com as Forças Armadas, num total de 981.

No início da pandemia, em março do ano passado, o SNS tinha um total de 1.142 ventiladores para ventilação mecânica invasiva adaptáveis ao tratamento de doentes covid e a capacidade quase duplicou, pois há neste momento 2.2161 ventiladores deste género.

O número de camas para internamento em enfermaria e nas unidades de cuidados intensivos disponíveis é gerido pelas instituições hospitalares, em coordenação com as respetivas administrações regionais de saúde e, por isso, o valor absoluto é variável, por vezes diariamente, em função das necessidades de cada momento.

De acordo com dados fornecidos à Lusa, no que se refere a camas em Unidades de Cuidados Intensivos, antes da pandemia havia 431 camas UCI nível III (janeiro 2020) e, a 10 de fevereiro, Portugal dispunha de uma capacidade possível de 1.411 camas em UCI.

Segundo os dados da Direção-Geral da Saúde, em fevereiro atingiu-se o pico de doentes internados tanto em enfermaria (6.869, 1 de fevereiro) como em UCI (904, 5 de fevereiro).

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue realiza colheita em Vila das Aves

No dia 25 de abril, a Associação de Dadores de Sangue de V. N. de Famalicão promove uma colheita na sede da Junta de Freguesia de Vila das Aves – Santo Tirso.

Aberta à população em geral, a colheita decorre entre as 09h00 e as 12h30, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Gavião recebeu sessão de esclarecimento aos cuidadores informais

Inserida nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, decorreu, esta segunda-feira, na Junta de Gavião mais uma sessão do grupo de autoajuda dos cuidadores informais. Uma organização da Cuidar Maior, de Requião.

Esteve presente na sessão a vereadora da saúde do município, Sofia Fernandes. A autarca enalteceu «o trabalho admirável» que os cuidadores têm, sublinhou o apoio do município de Famalicão ao projeto Cuidar Maior e a importância das Juntas de Freguesia na sinalização. A vereadora apelou a todos os cuidadores para não se isolarem, para pedirem ajuda sempre que precisarem, tanto aos serviços sociais da Câmara, ao Cuidar Maior ou às Juntas de Freguesia, fazendo notar «que todos trabalham para o bem-estar das pessoas».

Sofia Fernandes reconhece que ainda muito está por fazer para minimizar o impacto da falta de apoio, mas também enaltece o trabalho de várias instituições famalicenses no apoio aos cuidadores.

Famalicão: Câmara lança concurso de 2,2 milhões para a nova USF de Joane

O executivo municipal aprovou, esta quinta-feira, a abertura do concurso público para a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) na freguesia de Joane. A obra, com valor base de 2,2 milhões de euros, vai nascer num terreno com uma área de 2825 m2, na rua da Ribeira, nesta vila.

A futura USF de Joane, um anseio antigo da Junta de Freguesia, terá mais de uma dezena de gabinetes médicos, espaços para os cuidados de saúde gerais, enfermagem, gabinetes de cuidado à saúde da mulher e infantil, área administrativa, área de apoio e salas de espera, instalações sanitárias, entre outros espaços.

A construção da nova USF de Joane resulta de um conjunto de contratos-programa celebrados pelo Município com a Administração Regional de Saúde do Norte e que serviram de base para a apresentação de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com vista à construção e apetrechamento de equipamentos de cuidados de saúde primários.

Recorde-se que além de Joane, encontra-se também em curso um procedimento para a USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, e projetos para novas unidades nas freguesias de Nine e Ruivães e para a requalificação do Centro de Saúde de Famalicão e do Centro Diagnóstico Pneumológico.

«Em fevereiro, demos um passo importante para a materialização da nova USF de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, e, hoje, foi a vez de começar a materializar a nova USF de Joane», referiu o presidente da Câmara Municipal. Nestes processos, Mário Passos realça o compromisso da autarquia em «modernizar e melhorar o parque de unidades de saúde do concelho, de forma a garantir uma resposta eficaz às necessidades da população na prestação de cuidados de saúde».

Hospital de Famalicão com vários serviços encerrados devido a greve com “adesão a 100%”

Vários utentes do Hospital de Famalicão foram surpreendidos esta terça-feira com o encerramento de serviços devido à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica. O protesto contou com uma “adesão a 100%”, segundo dados do sindicato avançados à Cidade Hoje.

Embora os serviços mínimos estivessem assegurados, a greve teve um impacto significativo no funcionamento do hospital.

Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde

Os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica do Médio Ave, continuam em greve esta quarta-feira, acusam o hospital de estar em falta no que toca à progressão das carreiras. Afirmam ainda que estão a ser discriminados e penalizados em comparação com outros profissionais.

A greve foi convocada pelo Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde (STSS) e pelo Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (SINDITE). Teve início às 8h00 de terça-feira e termina às 12h00 de quarta-feira. Está prevista uma concentração de protesto dos técnicos de diagnóstico à porta do hospital na manhã desta quarta-feira.

Famalicão: Dádiva de Sangue em Bairro

A Associação de Dadores de Sangue promove, no próximo domingo, uma colheita de sangue no salão paroquial da freguesia de Bairro. A iniciativa tem o apoio do CNE – 27 desta localidade e é aberta à população em geral.

A colheita decorre entre as 09h00 e as 12h30 pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Famalicão: Associação de Dadores de Sangue aprova plano de atividades e orçamento

Na tarde do passado sábado, na sua sede social, a Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão reuniu em Assembleia Geral Ordinária, tendo aprovado, por unanimidade, os vários pontos da ordem de trabalhos: o relatório de atividades, contas e parecer do Conselho Fiscal do ano passado. Foi, ainda, aprovado um voto de louvor, apresentado pelo presidente do Conselho Fiscal, pelo empenho de todos ao longo de 2023.

A sessão prosseguiu com a discussão do plano de atividades para o ano em curso o qual prevê um aumento de colheitas de sangue (já solicitadas) e contempla a realização do “Dia do Dador de Sangue Famalicense”, no dia 10 de junho e a “Festa de Natal” em dezembro, em data a designar. No quarto ponto, foi também votado e aprovado o orçamento para 2024. Estes documentos colheram, também, a unanimidade dos presentes.

Nos outros assuntos de interesse para a Associação houve bastante diálogo entre os presentes, no sentido de melhorar cada vez mais o apoio às dezenas de colheitas de sangue que se realizam ao longo do ano.