
Os deputados socialistas eleitos pelo distrito de Braga, Joaquim Barreto, Luís Soares, Sónia Fertuzinhos, Nuno Sá, Maria Augusta Santos, Hugo Pires e Palmira Maciel, dirigiram uma pergunta ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, questionando o Governo sobre a falta de limpeza das bermas, valetas e passeios ao longo das estradas nacionais no distrito de Braga.
Luís Soares, deputado vimaranense, afirma que, «ao contrário do que a entidade responsável pela concessão das estradas nacionais está obrigada a fazer, no distrito de Braga verifica-se uma situação lamentável de falta de limpeza das bermas, valetas e passeios das estradas nacionais que atravessam os diversos concelhos, designadamente de Famalicão, Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto e Póvoa de Lanhoso». Os deputados socialistas «lamentam e demonstram com esta pergunta a sua preocupação com a vegetação que se adensa nas bermas, nas valetas e nos passeios e que coloca em causa a segurança dos peões (pessoas), mas também de todos os condutores».
Luís Soares alerta, ainda, que «os municípios e as freguesias do distrito têm utilizado o portal das Infraestruturas de Portugal para reclamar da situação e que ficam sem resposta. Assim têm sido as próprias autarquias a substituírem-se à responsabilidade da Infraestruturas de Portugal com o objetivo de solucionar os problemas dos cidadãos». Na pergunta dirigida a Pedro Marques, os deputados socialistas de Braga, preocupados com a defesa das populações que os elegeram, pretendem que o ministro esclareça as razões para a situação de falta de limpeza de bermas, valetas e passeios das estradas nacionais no distrito de Braga e para quando está prevista essa limpeza da qual é responsável a concessionária Infraestruturas de Portugal.