Decorrem até abril as candidaturas ao Prémio Maria José Nogueira Pinto

A 6ª Edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto está quase a chegar.

O processo de candidaturas à nova edição do prémio, que visa distinguir o trabalho desenvolvido na área de responsabilidade social em território português, arranca esta quinta feira e prolonga-se até dia 30 de abril.

Desta forma, as entidades que se tenham destacado nesta área poderão submeter os seus projetos no Website do prémio http://www.premiomariajosenogueirapinto.pt/.

Ao Grande Vencedor do Prémio Maria José Nogueira Pinto é atribuído, anualmente, um valor de 10.000€ e a cada uma das Menções Honrosas o valor de 1.000€, com o propósito de incentivar e reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas coletivas, que correspondam ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, defendido, na sua prática diária, por Maria José Nogueira Pinto.

Em 2017, na 5ª edição de atribuição do Prémio, foram submetidos 94 projetos inovadores de instituições privadas de solidariedade nacionais. “Code Mode” da Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua foi o grande vencedor, apresentando como principal objetivo estimular o gosto das crianças pelas ciências e matemática e promover o desenvolvimento de competências digitais.

O Prémio Maria José Nogueira Pinto, instituído pela MSD, em 2012, visa homenagear e evocar o trabalho desenvolvido por Maria José Nogueira Pinto, em especial, no contexto da responsabilidade social. O Prémio será atribuído no dia 5 de julho de 2018, em cerimónia pública, em local e hora a definir. O Júri é presidido pela Dr.ª Maria de Belém Roseira e constituído por Eng. Anacoreta Correia, Dr.ª Clara Carneiro, Dr.ª Isabel Saraiva, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, Dr. Jaime Nogueira Pinto e o Dr. Pedro Marques, em representação da MSD.

Para consultar o regulamento do Prémio e a ficha de candidatura, visite o site.

Famalicão: Jovem atropelado em parque de estacionamento

Um jovem com cerca de 18 anos foi, na noite desta terça-feira, atropelado por um veículo ligeiro, no Parque de Estacionamento do E.Leclerc, nas proximidades do Mc Donald’s, em Famalicão.

A situação aconteceu cerca das 21h15 e para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

A vítima, com ferimentos considerados ligeiros, foi encaminhada para o Hospital de Famalicão.

Fradelos: Valdossos vence concurso de Galheiros 2024

O galheiro de Valdossos foi o vencedor da edição 2024 do concurso de galheiros, na freguesia de Fradelos, em Vila Nova de Famalicão.

O anuncio do vencedor foi feito pela Koklus, associação organizadora, esta terça-feira.

A concurso estavam ainda outros três galheiros.

Famalicão: Número de desempregados está a descer no concelho

O ano de 2024 iniciou com uma ligeira descida do número de desempregados inscritos no Centro de Emprego de Famalicão.

Segundo os dados mais recentes, divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, Famalicão registou em janeiro 3 746 desempregados, sendo que a grande maioria são mulheres (2 214).

Em dezembro, o concelho registava 3 796 desempregados, mais 50 que agora.

 

 

Famalicão: Faleceu Sérgio Azevedo dos Bombeiros de Riba d’Ave aos 41 anos

Os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave encontra-se em luto pelo falecimento do colega Sérgio Azevedo. Aos 41 anos de idade, Sérgio morreu esta terça-feira, dia 20 de fevereiro, no Hospital de Braga, onde estava internado vítima de doença prolongada.

Sérgio Azevedo, natural de Riba d’Ave, carregava consigo o legado familiar de serviço à comunidade. Influenciado pelo exemplo do seu pai, também ele bombeiro, vestiu a farda dos soldados da paz daquela vila famalicense desde tenra idade.

Para além de bombeiro, Sérgio destacou-se também como um homem de causas sociais. Desde a fundação da associação HumanitAVE, na freguesia de Pedome, colaborou ativamente, dedicando o seu tempo e esforço para ajudar os que mais precisavam.

As cerimónias fúnebres estão marcadas para esta quinta-feira. O corpo do bombeiro estará em câmara ardente, esta quarta-feira, no quartel de Riba d’Ave, onde colegas, amigos e familiares poderão prestar-lhe as últimas homenagens.

Famalicão: Sub-23 vencem Gil Vicente e mantêm o segundo lugar

Ao final da manhã desta terça-feira, os sub-23 do FC Famalicão visitaram o Gil Vicente na jornada sete da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. A equipa de Rui Tomé venceu por claros 2-4. Toki Yukutomo abriu o ativo aos 15 minutos, mas cinco minutos depois o Gil Vicente empatou. Quatro minutos volvidos, Gustavo Barros coloca, novamente, os famalicenses na frente do marcador. Na segunda parte, aos 85 e 87 minutos, João Santos e Hugo Oliveira colocam o resultado numa goleada que foi atenuada aos 89 minutos.

Com esta vitória, o Famalicão mantém o segundo lugar, com 14 pontos, dois pontos atrás do líder, o Sporting. Na próxima jornada, os comandados de Rui Tomé visitam o Estoril Praia.

Famalicão: Ana Marinho foi quinta classificada nos Nacionais de Pista Coberta

A atleta famalicense, do Clube Desportivo S. Salvador do Campo, foi quinta classificada, em termos absolutos, nos 1500 e 3000 metros, nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, que decorreram em Pombal, no passado fim de semana.

A atleta, ainda sub-23, competiu com as melhores atletas nacionais e disputou até final os lugares do pódio.

O clube que representa endereça-lhe os parabéns por estas prestações na mais importante competição em pista coberta.