Decisão sobre encerramento de escolas adiada para esta quinta-feira

O primeiro-ministro revelou, em Berlim, que qualquer decisão a propósito do eventual encerramento de escolas só será tomada esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros.

António Costa defendeu que deve ser evitada “a quebra da atividade laboral e dos rendimentos das famílias.

Famalicão: Camilo Castelo Branco em Itália através do Programa Erasmus+

Um grupo de alunos e professores do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco participou, de 17 a 23 de março, num intercâmbio em Itália, na cidade de Martina Franca. Uma mobilidade através do projeto do Erasmus + Projeto “Strengthening Democracy through” que visou fomentar a inclusão, diversidade, tolerância e a participação democrática dos alunos, reforçando assim a identidade europeia dos estudantes e dos professores.

A sua apresentação aos colegas na escola de acolhimento foi um dos pontos altos desta mobilidade, por causa do confronto de ideias, discussão e partilha de opiniões de forma a enriquecer o debate e a abordagem dos temas propostos.

Durante a estadia em Martina Franca, os onze alunos tiveram a oportunidade de partilhar as rotinas com uma família italiana que os acolheu de forma muito calorosa e afetuosa e que tudo fizeram para que os alunos se sentissem em casa.

Os alunos tiveram a oportunidade de usar diariamente uma língua que não a materna, numa escola que é muito diferente da que frequentam no seu dia-a-dia, e em atividades que decorram num ambiente e em contextos muito diferentes do que estão habituados. A parte cultural não foi descurada e os alunos tiveram oportunidade de visitar as cidades que possuem um património cultural reconhecido pela UNESCO como, Taranto, Alberobello, Lecce, a capital da Puglia e Otranto.

Os estudantes revelaram um grande empenho em todas as atividades e vistas e esta postura levou a que durante uma semana se tivessem criado amizades e memórias inesquecíveis.

Famalicão: Escola Básica Conde de Arnoso continua a comemorar os 50 anos do 25 de Abril

A Escola Básica Conde de Arnoso está a assinalar os 50 anos do 25 de Abril com diversas atividades.

Um projeto multidisciplinar que envolve conteúdos e competências de várias disciplinas e que se enquadra no tema “Cultura e Património Local”, em parceria com o programa educativo municipal “De Famalicão para o Mundo”.

Os objetivos passam por estimular a aprendizagem; desenvolver o pensamento reflexivo, crítico e criativo; demonstrar respeito pelo passado histórico; promover o ensino em contexto de fora de sala de aula.

As atividades iniciaram-se na última semana de aulas, entre 18 e 21 de março, com a decoração do espaço da Biblioteca Escolar onde decorreram palestras educativas, para alunos do 7.º ano 9.º ano, designadas: “À Conversa com…” Artur Sá da Costa, Mário Martins conjuntamente com o Coronel Bacelar Ferreira, e por último, a advogada Margarida Malvar.

Na Biblioteca foi organizada a exposição “Olhares sobre a ditadura”, com trabalhos e contributos de alunos de vários níveis de ensino; foi colocado um painel construído com materiais reutilizáveis, com o título “Agir na liberdade”, cumprindo os objetivos do Eco Escolas e da Escola Azul; estão também patentes cartazes criados por alunos do 7.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Cidadania.

Famalicão: Ana Rita Rego distinguida pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas

Ana Rita Rego, da Jing-She Escola de Wushu Kungfu de Famalicão, foi distinguida pela FPAMC-Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD com o prémio Atleta Feminina do Ano 2023, pelos resultados de 1.º lugar medalha de ouro e 2.º lugar medalha de prata conquistados no Campeonato do Mundo de Health Qigong, em agosto de 2023, no Japão.

A cerimónia decorreu neste domingo, dia 24 de março, em Ermesinde.

Esta é a 4.ª distinção de Ana Rita Rego como Atleta Feminina do Ano. As anteriores distinções decorreram nos anos de 2018, 2017 e 2015.

Este reconhecimento pela FPAMC enquadra-se no contexto do Projeto Contrato-Programa com o IPDJ para o fomento do Desporto Feminino para a época 2023.

Famalicão: EARO conquista sete pódios e obtém recordes pessoais

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira participou no dia 23 (sábado) no KM Jovem Regional, na pista ao ar livre, que ocorreu no Estádio 1.º de Maio, em Braga, organizado pela Associação de Atletismo de Braga.

Mariana Martins e Tiago Silva sagraram-se campeões regionais; Rafaela Araújo, Maria Machado e Tomás Ramos terminaram na segunda posição; Luísa Castro e Inês Almeida tornaram-se sub vice-campeãs.

Participaram ainda Matilde Cunha, Leonor Ferreira, Leonor Gonçalves, Ana Silva, Ana Soares, Inês Castro,Ana Oliveira, Francisca Gonçalves, Tomás Campos, Dinis Neves, André Rodrigues e Gonçalo Rodrigues.

Famalicão: Amadeu Dinis é o novo presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais

Amadeu Dinis, diretor da Escola Profissional CIOR, foi eleito, esta sexta-feira, presidente da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais, para o mandato 2024/27.

Segundo Amadeu Dinis, que há vários anos vinha exercendo as funções de primeiro vice-presidente da direção, «as escolas profissionais privadas são pilares fundamentais na educação e formação de milhares de jovens e adultos em Portugal, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do país».

Recorde-se que a ANESPO representa 160 escolas profissionais de Portugal continental e ilhas. Para o novo presidente há quatro pilares fundamentais: sustentabilidade financeira e de tesouraria das escolas profissionais; inovação pedagógica e reforço das ofertas formativas; afirmação institucional a nível nacional e internacional; e organização e funcionamento da ANESPO.

«Neste momento crucial, em que se avizinham novos desafios e oportunidades, a ANESPO tem de estar cada vez mais preparada para liderar o caminho, o que, para mim, é um desafio, que assumo com determinação, e uma honra por merecer a confiança da grande maioria das escolas profissionais», afirma o famalicense, que encabeçou lista única.

Sobre o seu trabalho para os próximos quatro anos, diz que assenta na «concertação e negociação permanentes com o Governo e todos os parceiros institucionais, por forma a que as escolas profissionais passem a ser parte integrante das políticas públicas, com todos os seus efeitos, no domínio da educação».

Famalicão: CITEVE poderá estar envolvido na operação do “Maestro” Manuel Serrão

A operação “Maestro”, sobre alegada fraude com fundos comunitários, e que coloca Manuel Serrão no centro da suspeita, também visa o CITEVE, em Famalicão. Segundo escreve o Jornal “O Público”, o CITEVE terá emitido faturas relativas ao fornecimento de bens e serviços à Associação Seletiva Moda que poderão não ter correspondência com a realidade.

Recorde-se que a operação “Maestro” saiu esta terça-feira para a praça pública, com duas centenas e meia de inspetores da Polícia Judiciária, peritos financeiros e informáticos a realizarem cerca de oitocentas buscas, em vários organismos de diferentes regiões do país.

A Polícia Judiciária, em comunicado, esclareceu que estão em causa suspeitas da prática de crimes de fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada, branqueamento e abuso de poder que, no total, podem chegar aos 40 milhões de euros, na maioria do quadro do Compete 2020 – Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização.

As suspeitas recaem na criação de estruturas empresariais complexas, com o objetivo de apresentar justificações contratuais referentes a prestações de serviços e fornecimento de bens para a captação de fundos. Manuel Serrão é tido como o “cérebro” desta estrutura, mas há outros suspeitos: o jornalista Júlio Magalhães e o presidente do COMPETE, Nuno Mangas, estão entre os nomes já conhecidos.