Covid-19: Surto em lar de Santo Tirso provocou duas mortes e 45 infetados

O responsável pela comunicação daquele lar no distrito do Porto, Celso Campos, disse que a presença do vírus foi detetada no início de novembro, “quando uma idosa foi hospitalizada devido a uma doença que não a covid-19 e, uma vez testada, acusou positivo”.

Essa idosa, de 90 anos, acrescentou, viria a ser o “primeiro caso mortal na instituição” que, entretanto, já “lamentou outro óbito, de um utente de 92 anos, numa fase mais avançada do mês e que estava também hospitalizado”.

No lar que “acolhe 50 idosos, de momento 21 deles estão positivos, sendo que quatro estão hospitalizados”, e há ainda “24 colaboradores de quarentena, em casa, pelo mesmo motivo”, descreveu Celso Campos.

“Assim que soubemos do caso positivo da idosa hospitalizada testámos todos os utentes e colaboradores do lar”, assinalou o responsável, dando conta que os 21 utentes infetados “desde o desencadear do surto colocados em ala covid, estão, na sua maioria, assintomáticos, e apenas uma pequena parte apresenta sintomas ligeiros”.

Sobre os quatro hospitalizados, Celso Campos disse “estarem estáveis”, tendo salientado que “desde março é a primeira vez que o lar regista casos do novo coronavírus”.

Proteção Civil emite aviso à população para o mau tempo que chega este domingo

A região Norte de Portugal prepara-se para condições meteorológicas adversas nos próximos dias, segundo um aviso emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Entre domingo e terça-feira, são esperados períodos de chuva intensa, vento forte e queda de neve nas serras.

A partir de domingo, a chuva regressa com maior intensidade prevista para segunda e terça-feira. A neve poderá cair nas terras altas do Norte, enquanto o vento, forte no litoral e nas zonas montanhosas, trará desconforto térmico e riscos associados. A agitação marítima intensificar-se-á a partir de terça-feira, com ondas elevadas a ameaçar a orla costeira.

A ANEPC alerta para a possibilidade de inundações em áreas urbanas devido a obstruções nos sistemas de escoamento, cheias provocadas pelo transbordo de rios e ribeiras, e deslizamentos de terra em encostas vulneráveis. Estradas escorregadias e condições perigosas na orla costeira são também preocupações significativas.

Como medidas de prevenção, a Proteção Civil recomenda a desobstrução de sistemas de escoamento, fixação de estruturas móveis, condução defensiva e evitar atividades junto ao mar ou em zonas ribeirinhas.

Há um novo milionário: Prémio do Milhão saiu na região

O sorteio do M1lhão, realizado esta sexta-feira, 17 de janeiro, deu o prémio ao código LWF 24068. A aposta vencedora foi registada no distrito de Braga, segundo o Departamento de Jogos da Santa Casa.

Com este sorteio, Braga soma já 41 prémios do M1lhão.

Quatro detidos por condução sob o efeito do álcool

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Durante este fim de semana, a PSP deteve quatro condutores que estavam ao volante sob o efeito do álcool. Os detidos, nas cidades de Braga e Famalicão, com idades compreendidas entre os 24 e 40 anos, acusaram uma TAS entre os 2,06 e 2,89 g/l no sangue.

Ainda na cidade de Famalicão, um jovem de 25 anos foi apanhado a conduzir sem carta.

Mergulho no Cávado regressa no primeiro domingo de janeiro

A tradição recente do “Mergulho no Cávado” volta a animar a Praia Fluvial do Faial, na Vila de Padro, em Vila Verde, no dia 5 de janeiro, o primeiro domingo de 2025, segundo anunciou a organização.

O evento está marcado para as 11h15 e promete reunir corajosos banhistas dispostos a desafiar as baixas temperaturas da água.

Criada em 2015, esta tradição tem vindo a ganhar adeptos todos os anos. Na edição anterior, mais de 150 participantes mergulharam em águas com 10 graus de temperatura, ligeiramente mais quentes do que o ar, que marcava 9 graus.

Força Aérea sobrevoa a região para desejar um Feliz Natal

A Força Aérea Portuguesa volta a celebrar a época natalícia com um sobrevoo especial pelos céus de Portugal Continental. Uma parelha de aviões caça F-16M irá sobrevoar várias cidades, esta terça-feira, 24 de dezembro, para desejar um Feliz Natal à população.

O percurso, sujeito a possíveis alterações devido às condições meteorológicas, inclui os seguintes horários e cidades:

  • Figueira da Foz: 12:00
  • Coimbra: 12:05
  • Aveiro: 12:15
  • Porto: 12:20
  • Viana do Castelo: 12:25
  • Braga: 12:30
  • Guimarães: 12:35
  • Chaves: 12:40
  • Bragança: 12:45
  • Mirandela: 12:55
  • Vila Real: 13:00
  • Viseu: 13:05
  • Guarda: 13:10
  • Castelo Branco: 13:20
  • Portalegre: 13:25
  • Évora: 13:35
  • Setúbal: 13:45
  • Santarém: 13:55
  • Rio Maior: 14:00
  • Tomar: 14:05
  • Leiria: 14:15

Esta iniciativa simboliza a ligação da Força Aérea à comunidade, trazendo um momento especial aos céus nacionais. A população é convidada a assistir e a participar simbolicamente neste espírito de celebração.

Comunidade Intermunicipal do Ave aprova orçamento de mais de 27 milhões

Na manhã do passado sábado, a Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), da qual faz parte o concelho de Famalicão, aprovou o plano de atividades e orçamento para o próximo ano no valor de 27,47 milhões de euros. Os transportes públicos, educação inclusiva, sustentabilidade ambiental e a vigilância florestal são as grandes apostas para 2025.

O documento, aprovado por unanimidade, regista um um aumento de 4,49% em relação ao ano anterior. A maior parte do orçamento destina-se à Autoridade Intermunicipal de Transportes (AIT) da CIM do Ave, entidade criada para gerir, coordenar e regular o sistema de transporte público inter-regional, intermunicipal, bem como os serviços municipais de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

A CIM do Ave estima que no próximo ano a AIT, que funciona como intermediária entre os operadores de transporte, os municípios e os cidadãos, beneficie mais de 100 mil utilizadores regulares de transporte público, fruto da expansão de linhas, melhorias na infraestrutura e incentivos tarifários. Estas ações não só promovem a inclusão social, como contribuem para a redução das emissões de carbono e a transição para uma mobilidade mais sustentável.

Na apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para 2025 aos deputados intermunicipais, no Cine-Teatro Jordão, em Guimarães, Marta Coutada, primeira secretária executiva da CIM do Ave, destacou mais três projetos, designadamente a implementação de videovigilância florestal, o “RecolhaBio” e o PIPSE EducAve – “Leave no One Behind”.

Este projeto de promoção do sucesso escolar abarca os oitos municípios e destina-se a alunos de grupos vulneráveis, incluindo aqueles com necessidades educativas especiais, oriundos de minorias ou em situações de risco. Tem uma dotação orçamental de cerca de 1,3 milhões para os três anos letivos da sua execução (2024-2027), contando com 368.525 euros já em 2025.

O RecolhaBio para a recolha seletiva de biorresíduos, incentivando a compostagem doméstica e comunitária, e contribuindo para a redução de resíduos em aterro e a melhoria da qualidade do solo agrícola nos oito municípios da CIM do Ave, tem um orçamento total de 1.348.763 euros previsto para 2025.

O projeto de videovigilância, a ser implementado integralmente no próximo ano, está dotado de de 964.705 euros. O sistema abrange áreas estratégicas de prevenção de incêndios nos oito municípios, contribuindo para a monitorização eficaz e a redução do número de incêndios florestais.