Covid-19: Surto em lar de Santo Tirso provocou duas mortes e 45 infetados

O responsável pela comunicação daquele lar no distrito do Porto, Celso Campos, disse que a presença do vírus foi detetada no início de novembro, “quando uma idosa foi hospitalizada devido a uma doença que não a covid-19 e, uma vez testada, acusou positivo”.

Essa idosa, de 90 anos, acrescentou, viria a ser o “primeiro caso mortal na instituição” que, entretanto, já “lamentou outro óbito, de um utente de 92 anos, numa fase mais avançada do mês e que estava também hospitalizado”.

No lar que “acolhe 50 idosos, de momento 21 deles estão positivos, sendo que quatro estão hospitalizados”, e há ainda “24 colaboradores de quarentena, em casa, pelo mesmo motivo”, descreveu Celso Campos.

“Assim que soubemos do caso positivo da idosa hospitalizada testámos todos os utentes e colaboradores do lar”, assinalou o responsável, dando conta que os 21 utentes infetados “desde o desencadear do surto colocados em ala covid, estão, na sua maioria, assintomáticos, e apenas uma pequena parte apresenta sintomas ligeiros”.

Sobre os quatro hospitalizados, Celso Campos disse “estarem estáveis”, tendo salientado que “desde março é a primeira vez que o lar regista casos do novo coronavírus”.

Mensagens falsas a pedir para pagar contas no hospital? Apague e avise!

A Unidade Local de Saúde de Braga avisou que estão a circular mensagens falsas a pedir pagamento de dívidas hospitalares. Estas mensagens, que dizem ser do SNS24, são um esquema de phishing para obter dinheiro indevidamente.

A ULS esclarece que não envia SMS com pedidos de pagamento e que as cobranças oficiais são feitas presencialmente, por carta ou e-mail.

Pede-se para não responder às mensagens suspeitas, apagá-las e avisar as autoridades em caso de dúvida.

Trofa: Município apresenta diagnóstico social na área da deficiência: caminhos para a inclusão

camara trofa municipio

A Câmara Municipal da Trofa organiza esta quarta-feira, pelas 18h00, no Auditório do Fórum Trofa XXI, uma Sessão Pública de Apresentação do Diagnóstico social na área da deficiência: caminhos para a inclusão.

O Município desenvolveu este estudo centrado nas pessoas com deficiência e incapacidade, preparando-se para divulgar os principais resultados da realidade local, promovendo um espaço de reflexão sobre as necessidades, estratégias, recursos e inovações.

“A apresentação deste Diagnóstico Social na área da Deficiência representa um marco importante para o Concelho da Trofa e para o país. Trata-se de um trabalho pioneiro, centrado nas pessoas, que reflete o compromisso da Câmara Municipal com a construção de um Município mais justo, inclusivo e acessível para todos”, afirma António Azevedo, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

A sessão vai contar com a presença de oradores de referência na área, como a Prof. Doutora Valéria Sousa Gomes, da Universidade da Maia, que apresentará as principais conclusões do estudo, bem como de mais três especialistas: Dra. Cláudia Fernandes, do IPNP Carreiras e Negócios, que incidirá sobre a área de Emprego e Formação Profissional; a Dra. Teresa Passos, da APPACDM de Viana do Castelo, que incidirá sobre a temática de Proteção Social e a Prof.ª Doutora Sandra Santiago, IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia, que se centrará na Educação.

A ação é gratuita e aberta a todos os interessados e encontra-se integrada na Operação “Trofa + Inclusiva” da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas da AMP – Interior Norte.

Cantora famalicense vai surpreender com atuação especial, esta quinta-feira

Esta quinta-feira, 19 de junho, pelas 18h30, a cantora famalicense Carolina Ceia vai surpreender com uma apresentação especial, no Salão Nobre do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

O momento, envolto em surpresa, vai sendo revelado nas redes sociais e descrito pela jovem como sendo “mais do que um evento cultural, é uma criação com alma”. A apresentação promete envolver todos os presentes numa atmosfera intensa e emocional “Uma partilha verdadeira. Da beleza que se sente. Da arte que emociona”.

O evento tem entrada livre e pretende chegar a todos os famalicenses e não só.

Recorde-se que Carolina Ceia tem vindo a participar em eventos diversos como a Gala do Desporto do Município de Famalicão, o Musical de Natal do The Village e a Feira de Artesanato e Gastronomia.

No último ano foi ainda destaque no The Voice Portugal da RTP e esteve à conversa com a Cidade Hoje, onde partilhou a experiência e as expectativas para o decorrer do programa. Pode rever esse momento aqui.

Gerês passa a cobrar taxa turística de 1 euro

A partir de hoje, sexta-feira, 13 de junho, quem pernoitar no Gerês terá de pagar uma taxa turística de 1 euro por noite. A medida aplica-se anualmente entre 1 de maio e 31 de outubro.

O objetivo é apoiar o investimento necessário para manter o Gerês como um destino de qualidade, nomeadamente através da melhoria dos espaços públicos, reforço da limpeza, segurança, animação e promoção turística. A autarquia sublinha a necessidade de garantir um turismo sustentável numa zona que recebe cada vez mais visitantes durante o verão.

Manuel Machado vai demitir-se da presidência da AF Braga

Manuel Machado vai demitir-se do cargo de presidente da Associação de Futebol de Braga. A tomada de decisão será comunicada esta quinta-feira, no decurso de uma reunião extraordinária, revela o Diário do Minho.

A demissão do dirigente, reeleito em 2024 para um novo mandato, abrirá portas e um novo processo eleitoral e para o qual se perfila Miguel Azevedo, atual vice-presidente. Para o Conselho de Arbitragem o nome mais forte é o de Joel Vale, atual presidenta da Associação de Árbitros de Futebol de Braga.

A decisão de Manuel Machado acontece dias depois da demissão do Conselho de Arbitragem, por divergências «quanto ao modelo de gestão, organização e de recursos da arbitragem».

Foto: AF Braga

Grupo armado invade de madrugada casa de idosos em Guardizela para roubar ouro e dinheiro

Um casal de idosos, com idades entre os 79 e os 85 anos, foi vítima de um assalto violento em casa, na freguesia Guardizela, Guimarães, na madrugada desta terça-feira, 10 de junho. O crime ocorreu por volta das 03h00, enquanto o casal descansava.

Os assaltantes, três encapuzados, que atuaram com um arma de fogo, conseguiram fugir com ouro e dinheiro.

As autoridades já está a investigar o caso. Existe a possibilidade do grupo responsável por este crime esteja também ligado a outros roubos ocorridos na última semana em Famalicão, com características semelhantes que apontam para a atuação da mesma quadrilha.