Covid-19: ONU dá Famalicão como exemplo em políticas inovadoras

Vila Nova de Famalicão, a par dos municípios de Braga, Lisboa, Porto e Sintra, é dado como exemplo em políticas públicas para fazer face à Covid-19.

No sumário de políticas publicado esta terça-feira pelas Nações Unidas, intitulado “Covid-19 num mundo urbano”, são apresentadas medidas a serem seguidas por cidades de todo o mundo, visando condições socioeconómicas, oferta de serviços públicos e resiliência para o futuro.

Vila Nova de Famalicão é o primeiro exemplo, pelo apoio ao pagamento das rendas. Recorde-se que a Câmara de Famalicão apresentou o Plano de Reação à Situação Epidémica e de Intervenção Social e Económica a 31 de março, incluindo no documento várias medidas de apoio, uma das quais a comparticipação municipal de rendas para os agregados familiares que tenham perda de rendimentos por força da pandemia.

Também nas medidas de apoio à habitação, Lisboa e Sintra entram na lista da ONU pelo “adiamento de pagamentos de renda”.

Já na categoria dos serviços e condições essenciais para a vida, Porto e Braga merecem menção da ONU por medidas de “isenção parcial em tarifas de água, saneamento e resíduos urbanos”.

Most Popular Topics

Editor Picks