Covid-19: Ministra e secretário de Estado testados

Confirmado que a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, está infetada pelo novo coronavírus, a ministra da Saúde, Marta Temido, e o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, também foram testados, bem como os respetivos motoristas e as famílias.

Em comunicado, a DGS confirmou a infeção por SARS-CoV-2, referindo que Graça Freitas está em isolamento e que decorre o rastreio de contactos para identificar todas as pessoas potencialmente expostas.

Famalicão: Gavião recebeu sessão de esclarecimento aos cuidadores informais

Inserida nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, decorreu, esta segunda-feira, na Junta de Gavião mais uma sessão do grupo de autoajuda dos cuidadores informais. Uma organização da Cuidar Maior, de Requião.

Esteve presente na sessão a vereadora da saúde do município, Sofia Fernandes. A autarca enalteceu «o trabalho admirável» que os cuidadores têm, sublinhou o apoio do município de Famalicão ao projeto Cuidar Maior e a importância das Juntas de Freguesia na sinalização. A vereadora apelou a todos os cuidadores para não se isolarem, para pedirem ajuda sempre que precisarem, tanto aos serviços sociais da Câmara, ao Cuidar Maior ou às Juntas de Freguesia, fazendo notar «que todos trabalham para o bem-estar das pessoas».

Sofia Fernandes reconhece que ainda muito está por fazer para minimizar o impacto da falta de apoio, mas também enaltece o trabalho de várias instituições famalicenses no apoio aos cuidadores.

Famalicão: Sessões de esclarecimento do Haja Saúde regressam dia 17 de abril

“A Missão das Unidades de Cuidados na Comunidade” é o tema em discussão na próxima sessão do ‘Haja Saúde’ agendada para o dia 17 de abril, pelas 21h00, na Fundação Castro Alves, na freguesia de Bairro.

A iniciativa tem entrada livre e vai contar com a presença de membros da equipa técnica da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Terras de Camilo.

A iniciativa Haja Saúde é promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), o ACES AVE – Famalicão e o Hospital Narciso Ferreira, com o objetivo de promover o conhecimento na área da Saúde.

Famalicão: CITEVE poderá estar envolvido na operação do “Maestro” Manuel Serrão

A operação “Maestro”, sobre alegada fraude com fundos comunitários, e que coloca Manuel Serrão no centro da suspeita, também visa o CITEVE, em Famalicão. Segundo escreve o Jornal “O Público”, o CITEVE terá emitido faturas relativas ao fornecimento de bens e serviços à Associação Seletiva Moda que poderão não ter correspondência com a realidade.

Recorde-se que a operação “Maestro” saiu esta terça-feira para a praça pública, com duas centenas e meia de inspetores da Polícia Judiciária, peritos financeiros e informáticos a realizarem cerca de oitocentas buscas, em vários organismos de diferentes regiões do país.

A Polícia Judiciária, em comunicado, esclareceu que estão em causa suspeitas da prática de crimes de fraude na obtenção de subsídio, fraude fiscal qualificada, branqueamento e abuso de poder que, no total, podem chegar aos 40 milhões de euros, na maioria do quadro do Compete 2020 – Programa Operacional Temático Competitividade e Internacionalização.

As suspeitas recaem na criação de estruturas empresariais complexas, com o objetivo de apresentar justificações contratuais referentes a prestações de serviços e fornecimento de bens para a captação de fundos. Manuel Serrão é tido como o “cérebro” desta estrutura, mas há outros suspeitos: o jornalista Júlio Magalhães e o presidente do COMPETE, Nuno Mangas, estão entre os nomes já conhecidos.

Famalicão: Lions Clube envia material de saúde para S. Tomé e Príncipe

O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão e o Lions Clube de Roissy Pays de France prepararam mais um carregamento para a Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, em que se destaca um ecógrafo e material médico. Dão, assim, continuidade ao apoio prestado ao Banco de Leite de São Tomé e Príncipe e Lar de S. Francisco de Assis.

Neste carregamento segue, também, um medidor digital de tensão, 17.400 luvas descartáveis, 40 mil agulhas hipodérmicas descartáveis, 5 termómetros digitais, 2 estetoscópios, 29 pastas dentífricas, 1250 compressas esterilizadas, um kit de alimentação gástrica, dois kit pós operatório, três kit sonda urinária, 10 hidrobags, 12 kit administração soro por gravidade, 960 batas descartáveis e 3200 bisnagas de álcool-gel.

A oferta resulta da parceria estabelecida entre o Lions Clube de V. N. Famalicão e o de Roissy Pays de France, com o responsável pela criação do Banco de Leite de São Tomé e Príncipe e por todo o processo que culminou com a construção do Lar de São Francisco, Frei Fernando Ventura.

Recorde-se que já em novembro de 2022, os esforços conjuntos desenvolvidos para ajudar o Lar, em conjunto com os Lions Clube de Roissy Pays de France, resultaram no envio de mobiliário necessário para equipar o lar. Foram entregues 10 camas articuladas, 8 mesinhas de cabeceira, 12 mesinhas para comer na cama, 8 cadeirões de quarto, 3 cadeiras de banho, 5 cadeiras com depósito para necessidades fisiológicas, 4 cadeiras para banheira, 2 andarilhos, 10 cadeiras de espera e 2 cadeiras de rodas.

Este carregamento foi ainda precedido, em setembro de 2022, de 1,5 toneladas de material hospitalar, de higiene e desinfeção destinado ao Lar de São Francisco.

O Lions Clube de Famalicão agradece a generosidade da empresa Transportes Nogueira que, à semelhança do que acontece sempre que é necessário, assegurou o transporte de França para Portugal.

«Uma vez mais a convergência de vontades e recursos para dar uma resposta concertada, a mais adequada e em tempo útil, a uma necessidade identificada é um desafio extremamente gratificante, demonstrando que nosso mote “Onde há uma necessidade, há um Lion!” tem muito mais força quando a nossa ação de Serviço é concretizada em conjunto», realça o Lions Clube de Famalicão.

Próxima época da Liga BPI em relvado natural e campeonato reduzido a 10 equipas (só em 2025/26)

O formato competitivo dos campeonatos nacionais seniores femininos vai ser alterado. A redução para 10 equipas na Liga BPI (atualmente são 12) e a criação da 4.ª divisão são as grandes alterações… só para 2025/26. Outra novidade, em vigor já na próxima época, é a realização de todos os jogos em relvado natural.

A redução de equipas no principal campeonato determina que na próxima época (24/25) haverá mais descidas. Falta saber quantas equipas descem diretamente e se haverá playoffs entre formações do primeiro e segundo escalão.

A 2. ª divisão manterá 16 equipas e a 3.ª divisão contará com apenas 12. Com esta redução de equipas, será criada uma 4.ª divisão, sem limite de equipas. Para 2026/27, a única alteração acontece na 2.ª divisão, que será reduzida de 16 para 12 equipas.

Estas medidas têm como objetivo «melhorar a competitividade, promovendo o equilíbrio, aumentar a base de recrutamento de futebolistas portuguesas e potenciar o contexto em que jogam», refere a FPF. Por outro lado, o organismo desportivo pretende, também, «evitar sobrecarga no calendário» face ao aumento de clubes nacionais nas competições da UEFA, nomeadamente na Liga dos Campeões, já em 2024/2025, e uma «maior distribuição e criteriosa aplicação de fundos de apoio aos clubes, estando já estabelecido um montante de 7,8 milhões de euros para as épocas de 2024/2025 e 2025/2026».

Ministra do Ensino Superior em Famalicão para lançar residência de estudantes

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, vão estar em Famalicão amanhã, dia 15 de março, pelas 11 horas, para o lançamento da nova residência de estudantes. A cerimónia começa no salão nobre dos Paços do Concelho, com uma sessão solene, prosseguindo, depois, com uma visita às obras, junto à Praça D. Maria II.

Refira-se que esta será a primeira residência estudantil a ser edificada no município famalicense e dará resposta às quatro instituições de Ensino Superior fixadas no concelho: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.

A obra foi adjudicada às empresas Cari Construtores e Domingos da Silva Teixeira. A infraestrutura ficará instalada no antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente e envolverá um investimento na ordem dos 4,8 milhões de euros.

De acordo com a memória descritiva, o projeto contempla a reabilitação e adaptação do edifício principal existente e a construção de um novo bloco especialmente projetado para fins habitacionais. Após a reabilitação e ampliação do edifício, este terá capacidade para instalar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.

O projeto apresenta ainda diversas áreas funcionais, como receção, sala de estudo, espaço de refeição e convício internos e externos, cozinhas, instalações sanitárias, salas técnicas, área de apoio ao pessoal, áreas de gestão, armazenamento e garagem/oficina para bicicletas.

Este é um investimento financiado pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.