Covid-19: Membros de mesas de voto e funcionários de juntas vacinados hoje com dose de reforço

Segundo um comunicado conjunto do Ministério da Saúde e do Ministério da Administração Interna divulgado na quinta-feira, a vacinação no dia de hoje fica dedicada a este universo, “convocado por SMS, através de agendamento central”.

Para as pessoas elegíveis que não recebam a mensagem, haverá senhas digitais, mediante a apresentação de um documento comprovativo das funções em causa.

O coordenador do plano de vacinação, Carlos Penha-Gonçalves, coronel do exército, disse à Lusa que o número de pessoas elegível neste caso está estimado em 90 mil, que representa o universo da capacidade vacinal de um dia, razão pela qual os centros de vacinação vão estar dedicados exclusivamente a este processo associado às eleições legislativas.

Apesar da estimativa inicial ser de cerca de 90 mil pessoas, Penha Gonçalves disse ser mais difícil quantificar as pessoas que estão no apoio ao ato eleitoral do que as que estão nas mesas de voto.

“Alguns vão ser convocados por SMS, mas como este universo é um pouco indefinido, há suplementarmente um mecanismo para que as pessoas possam aceder à vacinação, pedindo uma senha digital”, através do portal da Direção-Geral da Saúde, disse.

O Governo anunciou na quinta-feira que a Administração Eleitoral está a recolher informações junto das câmaras municipais e juntas de freguesias relativas à identificação dos membros das mesas de voto e funcionários das juntas que prestam apoio ao ato eleitoral, que pretendam receber o reforço da vacina.

Estão previstas 16.427 mesas de voto para estas eleições legislativas antecipadas, das quais 2.606 no dia do voto antecipado em mobilidade.

As eleições legislativas decorrem em 30 de janeiro, mas os cidadãos recenseados podem votar antecipadamente, no dia 23 de janeiro, numa mesa de voto em mobilidade escolhida por si, desde que o requeiram, o que pode ser feito através do portal www.votoantecipado.mai.gov.pt, entre 16 e 20 de janeiro.

O Governo prevê que nas eleições legislativas haja um número de cidadãos confinados semelhante ao das últimas presidenciais, cerca de 380 mil.

Banco CTT acaba com contas sem comissões, cliente passa a pagar de três em três meses

O Banco CTT anunciou que vai acabar com as contas sem comissões.

Quando abriu portas, as contas sem custos para o cliente foi uma das “bandeiras” utilizadas pela instituição que, agora, decidiu mudar de estratégia.

Assim sendo, e de acordo com o jornal ECO, as contas do Banco CTT passam a ter uma comissão anual de 20 euros, cobrados em parcelas de 5 euros de três em três meses.

As alterações entram em vigor no mês de abril.

Governo vai fazer recomendação para que isolados vão votar ao final do dia

Já é oficial, as pessoas que estiverem em isolamento, no dia das eleições legislativas, vão poder sair de casa para ir votar.

A informação foi tornada pública ao início da tarde desta quarta-feira, em conferência de imprensa com a ministra Francisca Van Dunem.

A CNN Portugal avança que o governo deverá fazer uma recomendação para que essas pessoas se desloquem aos locais de voto ao final do dia, de forma a que haja o menor contacto possível com não isolados. O horário apontado para esse momento de voto deverá ser entre as 18h e as 19h.

Seguidor CIDADE HOJE encontra jovem desaparecido há mais de 48 horas

Já foi localizado e levado para casa o jovem que, desde domingo, estava desaparecido em Guardizela, Guimarães.

A descoberta foi feita por um seguidor Cidade Hoje que, ao estranhar a presença do jovem a vaguear pela N106, em Lousada, decidiu abordá-lo e perceber se era o mesmo do apelo difundido por esta página horas antes.

De imediato, cerca das 00h10 e depois de dar conta da situação às autoridades, o homem entrou em contacto com a nossa redação que rapidamente alertou a família e agilizou a passagem de toda a informação para que se desse o reencontro.

O jovem, desorientado e com um discurso confuso, terá percorrido mais de 20 km’s a pé nas últimas horas uma vez que no dia anterior tinha sido avistado em Riba d’Ave.

 

Famalicão: Covid-19 na equipa da Transdev provoca cancelamento de viagens

Algumas viagens realizadas pela Transdev, no concelho de Vila Nova de Famalicão, não estão a ser realizadas.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, na origem do problema está o número de profissionais da transportadora infetados com a Covid-19.

Apesar de tudo, a empresa continua a fazer todos os esforços para garantir que o serviço seja prestado sem prejuízo para os seus utilizadores.

 

Asfixia por vomito poderá ser a causa da morte da criança no Santa Maria, autópsia está a ser realizada

Uma asfixia por vómito terá sido a causa da morte de uma criança de seis anos, que faleceu no passado domingo, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O caso foi trazido a público pelo facto da criança ter testado positivo à Covid-19 e já ter sido vacinada.

Segundo a SIC Notícias, a autópsia já está a ser realizada, contudo, o resultado dos exames poderão ainda ser demorados.

Vários especialistas apontam que uma asfixia por vómito será a causa mais provável para a morte do menor.

A Procuradoria-Geral da República abriu esta terça-feira um inquérito a este caso.

Porto: Amélie de 16 anos encontrada morta na praia

Foi encontrado, ao final da tarde desta terça-feira, o corpo de Amélie Bastos, a jovem de 16 anos estava desaparecida no Porto.

De acordo com a imprensa nacional, que cita a Autoridade Marítima, a jovem acabaria por ser encontrada depois de um popular ter localizado a mochila que lhe pertencia, na Praia da Luz, na foz do Douro.

Amélie tinha 16 anos.