Covid-19: Governo prepara alargamento e reforço dos apoios à economia

Está nos planos do Governo «alargar e reforçar» os apoios à economia. O propósito foi sinalizado pelo ministro da Economia que avançou que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai decidir que apoios haverá na fase de desconfinamento. O anúncio das novas medidas pode acontecer esta sexta-feira.

Os apoios que estão a ser preparados foram alvo de discussão entre os parceiros sociais, avança Pedro Siza Vieira. «O que tivemos oportunidade de partilhar é que sabemos que este confinamento teve uma duração relativamente longa e, por isso, sentimos a necessidade de reforçar os apoios, seja ao emprego, a outros custos que as empresas têm e também medidas de caráter fiscal no sentido de alívio da tesouraria», explicou o responsável.

O ministro da Economia revelou, ainda, que os parceiros sociais convergiram na necessidade de o processo de desconfinamento ser iniciado o mais rapidamente possível, perspetivando uma escala de gestão num nível territorial, mais restrito do que a escala nacional. Isto é, por regiões ou concelhos, sendo que para Siza Vieira é importante manter a prudência no desconfinamento para evitar demasiados avanços e recuos.