Covid-19: Escolas estão a preparar planos de contingência

“Temos até segunda-feira para entregar os planos de contingência por causa do novo coronavírus. Até ao momento este é um assunto que ainda não surtiu qualquer stress nas escolas”, disse à Lusa Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

Filinto Lima lembrou que esta não é a primeira vez que as escolas têm de fazer planos de contingência por causa de uma epidemia de gripe: Em 2009, a pandemia da Gripe A (H1N1) também obrigou os diretores a desenhar um plano de intervenção.

“Nós temos o apoio do centro de saúde, se precisarmos, por isso não é complicado”, garantiu, explicando que esses planos vão definir regras como os procedimentos a tomar no caso de aparecer alguém com sintomas, quais os espaços que devem ser usados e para onde devem ser reencaminhadas as pessoas para ficarem em isolamento.

Filinto Lima lembrou ainda que as escolas têm estado atentas ao fenómeno e têm desenvolvido sessões de esclarecimento para falar sobre o vírus com alunos, funcionários e professores. “É importante que as pessoas não entrem em pânico”, defendeu, referindo o caso daquela que ficou conhecida como Gripe A, que provocou mais medo do que doentes.

Futebol nacional de luto. Morreu Diogo Jota

Diogo Jota, internacional português e jogador do Liverpool, faleceu na madrugada desta quinta-feira, vítima de um acidente de carro sofrido na zona de Zamora, em Espanha. O atleta, de 28 anos acabou por falecer, assim como o irmão André, de 26 anos, que jogava no Penafiel e, em 2019-2020 representou os sub-23 do FC Famalicão.

Natural do Porto, Diogo José Teixeira da Silva conta com 49 internacionalizações pela seleção A, tendo marcado 49 golos. O avançado jogou, também, pelas seleções jovens, com registo de 30 jogos e 14 golos.

Do seu percurso futebolístico, Diogo Jota jogou no Gondomar, Paços de Ferreira, FC Porto, Wolverhampton e ia para a quinta época ao serviço do Liverpool pelo qual se sagrou, na época passada, campeão de Inglaterra.

Famalicão: Inauguração das obras nas escolas de Arnoso Santa Eulália, Castelões e Mogege

No passado fim de semana, foram inauguradas as renovadas escolas de Arnoso Santa Eulália, Castelões e Mogege. Na sexta-feira, dia 27, foi assinalada a conclusão da reabilitação da EB1 de Castelões e da EB/JI de Mogege; no sábado, dia 28, foram inauguradas as obras de remodelação e ampliação da EB de Quintão, em Arnoso Santa Eulália. Os investimentos nas três localidades custaram 1,3 milhões de euros.

A requalificação da EB1 de Castelões custou 312 mil euros, aplicados na reabilitação dos edifícios existentes, no sistema elétrico, de ventilação e climatização. A Escola Básica e Jardim de Infância implicou a construção de duas novas salas, uma de atividades e outra para prolongamento e apoio ao jardim de infância, a renovação do sistema de instalação elétrica, de ventilação e climatização, num total de quase 480 mil euros. A EB de Quintão foi ampliada, desde o recreio coberto, recreio com campo de jogos, espaços verdes e parque infantil. Além das salas de aula, climatizadas, para os alunos do 1.º Ciclo, a escola vai receber os alunos do ensino pré-escolar, até agora instalado no espaço de uma associação da freguesia. O investimento total ascendeu a 518 mil euros.

O presidente da Câmara procedeu à inauguração da Escola de Arnoso, acompanhado dos alunos que faziam a festa de encerramento do ano escolar. «Era uma das escolas que havíamos identificado como de intervenção urgente, porque não cumpria com os requisitos que estabelecemos para o parque escolar do concelho, onde é importante que haja condições de comodidade para que professores e alunos possam desenvolver um processo de ensino-aprendizagem com todo o conforto», apontou Mário Passos.

O edil sublinhou que o município de Famalicão tem disponibilizado uma importante fatia do orçamento para a renovação do parque escolar. Mário Passos apontou estas escolas como um exemplo de «um conjunto de intervenções estruturantes que estamos a promover para garantir uma educação com cada vez mais qualidade em Vila Nova de Famalicão. É um compromisso que assenta na qualificação da nossa população, porque é o único caminho para um território cada mais vez capacitado».

Recorde-se que decorre a requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado em Joane, intervenções na Escola Básica do 1.º Ciclo Senador Sousa Fernandes, a construção do novo JI Delães e do novo Centro Escolar de Brufe.

 

Famalicão: Cândida Pinto tomou posse para o último mandato

A diretora do Agrupamento de Escolas D. Maria II tomou posse, esta quinta-feira, para o último mandato.

No seu discurso, Cândida Pinto agradeceu a confiança renovada e reiterou o compromisso de continuar a trabalhar em prol da qualidade do ensino, da inclusão e do bem-estar de toda a comunidade escolar. A professora sublinhou, também, a importância da colaboração entre todos para enfrentar os desafios do futuro.

O novo ciclo que se inicia representa, do seu ponto de vista, a consolidação de um projeto educativo alicerçado em valores sólidos, inovação pedagógica e uma gestão próxima e participativa.

Na cerimónia, que decorreu na escola, estiveram presentes elementos da comunidade educativa, docentes, assistentes operacionais, representantes da autarquia local, associação de pais, entidades que fazem parte do Conselho Geral, assim como colegas e amigos.

Famalicão: Presidente da Câmara assinala conclusão de investimentos de mais de um milhão em três escolas

Esta sexta e sábado, Mário Passos vai a Mogege, Castelões e Arnoso Santa Eulália para assinalar a conclusão de investimentos no parque escolar que ascende a 1,3 milhão de euros.

Este jornada começa em Mogege, às 18 horas desta sexta-feira na EB/JI cujos trabalhos implicaram a construção de duas novas salas – uma de atividades e outra para prolongamento e apoio do Jardim de Infância – e a intervenção na instalação elétrica, ventilação e climatização. Esta intervenção resulta de um investimento municipal de quase 480 mil euros.

Uma hora depois, o presidente da Câmara estará na EB1 de Castelões. Na reabilitação do edifício e do sistema de instalação elétrica, de ventilação e climatização foram investidos cerca de 312 mil euros.

Na tarde de sábado, às 16 horas, o autarca inaugura a remodelação e ampliação da EB de Quintão. Nesta escola de Arnoso Santa Eulália foram investidos 518 mil euros na ampliação do edifício, que vai receber também as crianças do Jardim de Infância. Foram criadas novas áreas que se desenvolveram em continuidade do edifício pré-existente, com recreio coberto e o recreio com campo de jogos, espaços verdes e parque infantil.

Foto arquivo

Famalicão: 750 mil euros para nova Escola Básica de Delães e Jardim de Infância

A Câmara de Famalicão vai avançar com a construção do novo Jardim de Infância de Delães, uma obra que será concretizada no novo edifício da EB1 de Loureiro.

O novo edifício escolar estará equipado com duas salas de atividades, uma sala de apoio para acolhimento e prolongamento das crianças, sala de professores, casas de banho, espaços de arrecadação e arrumos.

O valor base da obra ronda os 748 mil euros e a fase de apresentação de propostas terminou na passada semana. A expectativa é que, cumpridos todos os procedimentos, a construção deste novo edifício possa avançar, acrescentando capacidade para receber as crianças em idade do Pré-Escolar de Delães.

Entretanto, no que diz respeito à renovação do parque escolar do concelho, outros investimentos já foram concluídos, nomeadamente a remodelação do edifício da Escola Básica de Gavião, que tem agora com uma nova sala multiusos, uma nova cantina e um renovado sistema de ventilação e climatização, num investimento próximo dos 410 mil euros.

Esta semana será também assinalada a concretização de mais um conjunto de obras. Na escola Básica de Castelões, onde a autarquia reabilitou os edifícios existentes, o sistema de instalação elétrica e de ventilação e climatização, num investimento de cerca de 311 mil euros. Na Escola Básica e Jardim de Infância de Mogege, cuja empreitada implicou uma intervenção no sistema de instalação elétrica e de ventilação e climatização, a construção de duas novas salas, uma de atividades e outra para prolongamento e apoio ao Jardim de Infância, num investimento de quase 480 mil euros.

Também na Escola Básica de Quintão, em Arnoso Santa Eulália, que implicou a remodelação e ampliação do edifício escolar. A intervenção – na ordem dos 518 mil euros – incidiu na ampliação do edifício, que vai receber também as crianças do Jardim de Infância. O projeto transformou todo o espaço existente, com criação de novas áreas que se desenvolveram em continuidade com o edifício pré-existente, com recreio coberto e o recreio com campo de jogos, espaços verdes e parque infantil.

“Queremos uma educação de qualidade, universal e integradora e estas obras vão criar condições para que as escolas sejam espaços de conforto para os alunos e toda a comunidade educativa”, aponta Mário Passos.

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alerta para e-mails fraudulentos

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alerta que estão a ser enviadas mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da ANSR, contendo notificações falsas de coimas e/ou solicitação de pagamento, nas quais é pedido que se carregue num link.

Estas mensagens, avisa a ANSR, são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a fornecer informações pessoais ou realizar pagamentos indevidos.

ANSR alerta que não deve clicar nos links contidos nesses e-mails, nem realizar qualquer pagamento. Por outro lado, informa que as suas notificações são sempre enviadas por correio físico.

Em caso de dúvida, deve contactar a ANSR pelo número de telefone 214 236 800 ou através do e-mail: mail@ansr.pt