Covid-19: Escolas estão a preparar planos de contingência

“Temos até segunda-feira para entregar os planos de contingência por causa do novo coronavírus. Até ao momento este é um assunto que ainda não surtiu qualquer stress nas escolas”, disse à Lusa Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

Filinto Lima lembrou que esta não é a primeira vez que as escolas têm de fazer planos de contingência por causa de uma epidemia de gripe: Em 2009, a pandemia da Gripe A (H1N1) também obrigou os diretores a desenhar um plano de intervenção.

“Nós temos o apoio do centro de saúde, se precisarmos, por isso não é complicado”, garantiu, explicando que esses planos vão definir regras como os procedimentos a tomar no caso de aparecer alguém com sintomas, quais os espaços que devem ser usados e para onde devem ser reencaminhadas as pessoas para ficarem em isolamento.

Filinto Lima lembrou ainda que as escolas têm estado atentas ao fenómeno e têm desenvolvido sessões de esclarecimento para falar sobre o vírus com alunos, funcionários e professores. “É importante que as pessoas não entrem em pânico”, defendeu, referindo o caso daquela que ficou conhecida como Gripe A, que provocou mais medo do que doentes.

Trofa lança Campos de Férias com desporto e diversão

A Câmara Municipal da Trofa vai proporcionar às crianças e jovens do concelho, com idades entre os 6 e os 14 anos de idade, campos de férias para ocupação dos tempos livres. Decorrem entre 29 de junho e 31 de julho, cinco semanas de desporto e diversão.

Com vagas limitadas, as inscrições abrem no dia 9 de junho e podem ser efetuadas no Balcão de Atendimento do Aquaplace – Academia Municipal da Trofa.

As crianças e jovens terão oportunidade de experimentar andebol, atletismo, artes marciais, basquetebol, dança, desportos radicais, futebol, hipismo, rugby, padel, ténis, voleibol, além de participarem em atividades no Rates Park.

Para o presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, esta é uma aposta que vai além da componente desportiva. «Os Campos de Férias da Trofa nascem com o objetivo de proporcionar às nossas crianças e jovens um verão ativo, saudável e repleto de experiências enriquecedoras. Queremos criar oportunidades para a prática desportiva, para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e para a criação de memórias que marquem positivamente esta fase tão importante da vida».

O autarca trofense destaca, ainda, a importância de criar respostas que apoiem as famílias durante o período de interrupção escolar.

 

Famalicão: Embaixador de Portugal visita trabalho da HumanitAVE na Guiné-Bissau

Este fim de semana, o Embaixador de Portugal realizou uma visita à região de Oio, na Guiné-Bissau. A comitiva fez uma paragem em Bigene, na região de Cacheu, onde foi possível conhecer três dos vinte e seis furos de água construídos pela associação famalicense HumanitAVE, distribuídos por diferentes tabancas.

Estas infraestruturas têm vindo a garantir um melhor acesso das comunidades locais a água potável, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população. O número de furos tem vindo a aumentar com a ajuda de vários empresários da região que se têm mobilizado em torno desta causa, entre eles o impulsionador Luca Carvalho.

A visita passou ainda por uma das onze escolas apoiadas pela HumanitAVE, que continua a assegurar a entrega de materiais escolares e apoio aos professores, reforçando as condições de ensino e aprendizagem junto das comunidades.

O Embaixador esteve também em dois dos seis centros de saúde comunitários apoiados no âmbito do projeto “Saúde Nos Junta”. Este programa ajuda no reforço dos cuidados de saúde primários na região, aposta na formação de agentes comunitários de saúde, na promoção da literacia e no apoio à gestão e funcionamento das estruturas sanitárias ao serviço das populações locais.

Seguro e Montenegro querem emigrantes de volta a Portugal

O Presidente da República, António José Seguro, afirmou que Portugal quer voltar a receber os portugueses que vivem no estrangeiro. As declarações foram feitas no Luxemburgo, durante um encontro com a comunidade portuguesa.

O chefe de Estado destacou que Portugal é um bom país para viver e defendeu que também deve oferecer melhores condições de trabalho.

Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, apelou aos emigrantes e lusodescendentes para continuarem ligados ao país. O governante disse que Portugal conta com todos para ajudar a construir o futuro, seja no estrangeiro ou através de um eventual regresso.

As mensagens marcaram o início das comemorações do Dia de Portugal.

Governo quer bloquear redes de telemóvel nas prisões

O Governo aprovou uma proposta de lei que permite a instalação de bloqueadores de sinal móvel nos estabelecimentos prisionais, com o objetivo de aumentar a segurança e limitar comunicações ilegais.

A iniciativa integra um conjunto de medidas para combater fraudes nas comunicações eletrónicas, prevendo também o bloqueio ou a ocultação de mensagens suspeitas e a identificação obrigatória dos utilizadores de cartões pré-pagos.

O diploma pretende ainda combater o chamado ‘spoofing’, técnica usada para falsificar números e enganar os utilizadores. A proposta foi acompanhada pela ANACOM e surge numa altura em que o Banco de Portugal alerta para a necessidade de reforçar a legislação nesta área.

Famalicão: Prémios do concurso de quadra sobre as Antoninas são entregues esta sexta-feira

Já são conhecidas as quadras vencedoras do concurso promovido pelo Orfeão Famalicense, no âmbito das festas antoninas. No concurso destinado para as escolas, sob o tema “No dia das Antoninas, pecado é estudar”, venceu a quadra 157, sob o pseudónimo “Lopes”

Guardam-se livros e testes,

Fica a escola p’ra depois,

Porque nas festas celestes

A alegria vale por dois.

Já o primeiro prémio do concurso aberto a todas as pessoas, com o tema “No dia das Antoninas, pecado é trabalhar”, a vitória foi para a quadra nº 64, sob o pseudónimo “Vai ou Racha”, que diz assim:

Famalicão – Antoninas:

É mesmo para folguedo…

Vinde com vossas Meninas!

Nesta noite, não há medo!

Estes e outros prémios são entregues na noite desta sexta-feira, a partir das 21 horas, no decorrer dum Sarau Cultural que terá lugar na Praça Manuel Sottomayor e na Rua Direita, junto à Casa da Cultura. O evento terá muita animação e música popular, pelo Orfeão Famalicense, a Orquestra Unitum Music e os Cento & Dez Já Cá Cantam.

Segunda a organização, a adesão dos poetas e trovadores aos dois concursos «confirma que as quadras em torno dos santos populares são uma tradição que enriquece o Património Imaterial de Portugal». O destinado aos estudantes não teve a expressão desejada, mas o destinado aos concorrentes em geral teve uma adesão que superou as expectativas.

O júri foi constituído por Anabela Gregório, professora de português, de Gondomar; por Arminda Ferreira, professora de História, de Vila Nova de Famalicão; e por João Cidade, poeta, em representação do Orfeão Famalicense, igualmente de Famalicão.

Famalicão: 1400 crianças desfilam no dia de abertura das Festas Antoninas

As festas do concelho começam sexta-feira, 5 de junho, seguindo-se nove dias de tradição, cultura e muita animação. São os mais pequenos, na ordem dos 1400, que vão abrilhantar o primeiro dia com o desfile pelas ruas da cidade a partir das 14h30.

As Marchas Antoninas Infantis contam com crianças das 20 instituições educativas do concelho que participam nas Marchas, este ano com o tema ‘Antoninas – Património Cultural Imaterial de Portugal’. O desfile começa na avenida 25 de Abril, segue pela rua Adriano Pinto Basto, rua de Santo António, praça 9 de Abril, rua Júlio Araújo, e termina no Parque 1º de Maio, onde está reservada a atuação das várias marchas.

Para além dos prémios de participação, ao júri cabe a atribuição de ‘Melhor Guarda-Roupa’, ‘Melhor Arco’ e ‘Melhor Coreografia’, no valor de 200 euros cada, e do ‘Grande Vencedor das Marchas Infantis’, no valor de 400 euros.

No momento participam o Centro Social e Cultural Dr. Nuno Simões, Jardim de Infância de Esmeriz, Associação de Pais de Vale S. Cosme, Centro Social de Educação Sol Nascente, Instituto S. José, Engenho – Associação de Desenvolvimento Local Vale Este, Associação Bem Me Quer, ATA – Associação de Trabalhadores da ACO, Creche e Jardim de Infância da Nossa Senhora da Guia, Creche e Jardim de Infância da Nossa Senhora da Lapa, Creche e Jardim Infantil Dª Elzira Cupertino Miranda, Mais Plural, Colégio The Sailors, Jardim de Infância Luís de Camões, Associação de Moradores das Lameiras, Infantário da Escola Preparatória Júlio Brandão, Associação Gerações, ACB – Associação cultural e Beneficente dos Trabalhadores Do Município de V.N. Famalicão, Casa do Hospital e Pessoal do Hospital de V.N. Famalicão e Centro Social de Calendário.

O primeiro dia começa com a inauguração das Cascatas Antoninas, na manhã de sexta-feira, em exposição na Praça 9 de Abril, onde também acontece um workshop de cerâmica artística de estatuetas de Santo António.

As Festas Antoninas decorrem até ao dia 13 de junho, com um vasto programa que move centenas de associações e grupos famalicenses, com os convidados “especiais” Quatro e Meia, Van Zee e Nena, com concertos nos próximos dias. A grande noite, as Marchas Antoninas são a 12 de junho.

Toda a programação está disponível em www.famalicao.pt.