Covid-19: A grande maioria dos concelhos de risco elevado estão a Norte

Se o país for dividido em escalões de risco de Covid-19, cerca de 80 por cento dos concelhos com restrições mais apertadas estarão localizados a Norte, entre os quais está VN Famalicão que no último relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) com referência aos municípios, registou 1349 casos de infeção por 100 mil habitantes.

No escalão das restrições mais apertadas podem entrar os concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes – é o caso de VN Famalicão; no escalão intermédio entre 480 e 960; e no escalão mais baixo os municípios cuja incidência se cifre entre 240 e 480 casos.

Recorde-se que esta terça-feira, depois de uma reunião com o Presidente da República, José Luís Ferreira, deputado do PEV, revelou que o Governo estuda a possibilidade de dividir o país em três escalões, adaptando as medidas de controlo consoante o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Pelos dados divulgados pela DGS, quase 80% dos concelhos na lista daqueles que poderão ser sujeitos a restrições mais apertadas são no Norte: concretamente, 22 de 28 concelhos.

A região Norte tem vindo a reportar a maioria dos novos casos de Covid-19. No último boletim da DGS, foram detetados 2.941 novos casos, contra 812 novos casos em Lisboa e Vale do Tejo, a segunda região mais afetada.

Distrital do PSD congratula-se com eleitos para órgãos da Assembleia da República

A Comissão Política Distrital do PSD de Braga congratula-se pela eleição de Jorge Paulo Oliveira para secretário da Mesa da Assembleia da República, e do vimaranense Emídio Guerreiro para presidente do Conselho de Administração do órgão.

Recorde-se que a Assembleia da República será liderada por José Pedro Aguiar-Branco, também do PSD.

O famalicense Jorge Paulo Oliveira está no Parlamento desde 2011 e foi eleito para novo mandato nas eleições de 10 de março, integrando a lista da Aliança Democrática pelo distrito de Braga.

Paulo Cunha, presidente da Distrital do PSD e vice-presidente nacional desta estrutura partidária, recorda que a escolha dos deputados à Assembleia da República foi um «processo exigente e responsável» para «garantir os seus melhores candidatos – apesar de o Distrito ter muitos, e bons – mulheres e homens, que ofereciam, e oferecem, muita confiança a todos os eleitores do território bracarense», destaca o político famalicense. E que este é o resultado dessas opções, conclui o responsável pelo PSD no distrito de Braga.

Famalicão: IP lança concurso de 10 milhões para a reabilitação da Estrada 206

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso público para a empreitada de reabilitação da ER206, que liga Famalicão e Guimarães. O troço a intervencionar inicia-se junto à rotunda de acesso à variante nascente de Vila Nova de Famalicão (Moutados) e desenvolve-se até ao seu entroncamento com a ER310, numa extensão total de 15,128 quilómetros.

O investimento previsto atinge os 10 milhões de euros, com um prazo de execução de 420 dias.

Segundo o plano da obra, estão previstas intervenções ao nível do pavimento, no reforço/reabilitação/ substituição dos sistemas de drenagem e de sinalização e segurança. Serão reformuladas duas interseções, através da construção de duas rotundas aos quilómetros 24,317 e 28,776. Incluída, também, a criação de passeios em algumas zonas do troço.

Esta intervenção tem como objetivo a melhoria das características de circulação da via, repondo os níveis de serviço adequados a uma estrada desta natureza e contribuir para o aumento da segurança e circulação das diferentes tipologias de tráfego.

A via atravessa as freguesias de Gavião, Vale (S. Martinho), Requião, Vermoim, Pousada de Saramagos e Joane, e no concelho de Guimarães, cruza a União de Freguesias de Airão S. Maria e Airão S. João e Vermil, e as Freguesias de Ronfe e de Brito.

PSP detém 28 pessoas numa semana

psp agente transito policia radar operacao velocidade estrada

Entre os dias 17 a 24 de março, o Comando Distrital da PSP de Braga efetuou 28 detenções na sua área de responsabilidade, que inclui o núcleo urbano de Famalicão.

Das detenções, quatro foram por condução sob o efeito do álcool, outras tantas por furtos e duas por desobediência. A PSP deu, ainda, cumprimento a 16 mandados de detenção judiciais.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, registou 61 acidentes, dos quais resultaram 15 feridos leves.

GNR de folga detém homem que estava a bater na namorada em pleno Centro Comercial

Um homem de 46 anos foi visto por um GNR a agredir a namorada, na última quinta-feira, em Guimarães. O agente, que se encontrava de folga, interveio de imediato na situação que ocorreu num dos centros comerciais de Guimarães.

O homem, relata o Jornal de Notícias, “passou a noite nas celas do posto da GNR de São Torcato e foi presente ao Tribunal de Guimarães na sexta-feira, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, estando impedido de contactar a vítima”.

Autoridade Marítima faz alerta: Cuidado nas idas ao mar, muitas praias estão sem nadador-salvador

Com a previsão de bom tempo para o primeiro fim de semana de primavera, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) aconselha a população a ter cautela nas praias e zonas costeiras.

Em comunicado, a AMN lembra que, nesta época do ano, o mar ainda se encontra em regime de inverno, o que significa que apresenta um risco elevado devido à agitação marítima.

A AMN recorda ainda que a maioria das praias ainda não tem nadadores-salvadores, o que significa que o tempo de resposta a uma situação de socorro pode ser mais demorado.

Tribunal de Famalicão decreta prisão preventiva a assaltantes de lares

O Tribunal de Famalicão decretou prisão preventiva a cinco dos nove detidos, pela GNR, por crimes de furto de cofres em lares do concelho de Barcelos. Aos restantes quatro arguidos foi aplicada a medida de coação de apresentações diárias e semanais nos postos policiais das suas respetivas áreas de residência.

Na passada quarta-feira, no decurso de uma investigação por 15 furtos em lares, nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Bragança e Portalegre, o Comando Territorial de Braga da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos, deteve os suspeitos, com idades compreendidas entre os 25 e 53, todos com antecedentes criminais.

No decurso desta ação, os militares deram cumprimento a 16 mandados de busca, 11 domiciliárias e cinco em veículo, que culminaram na apreensão de diverso material: 11 telemóveis; 4 650 euros em numerário; oito chaves de fendas; dois passa montanhas; duas lanternas; um alicate; dois objetos em ouro; notas falsas/contrafeitas; duas facas; e uma soqueira.

Esta ação contou com o reforço dos militares do Comando Territorial de Porto.