Covid-19: 720 mil pessoas podem estar em isolamento no dia das eleições

Entre 3% e 7% dos portugueses poderão estar em isolamento devido à pandemia de covid-19 no dia das eleições legislativas, 30 de janeiro, altura em que a incidência de infeções deverá estar mais baixa, indicam os cenários do INSA.

“Relativamente aos indivíduos em isolamento ou quarentena, a verificarem-se os cenários traçados, já deveremos estar em fase descendente nessa altura e, de acordo com as nossas simulações, esse valor a 30 de janeiro poderá estar entre 03% a 07% da população”, adiantou à Lusa Baltazar Nunes, investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo o responsável pela Unidade de Investigação Epidemiológica do INSA, se o máximo tiver sido alcançado nos últimos dias, e o país não ultrapassar os 40 mil a 50 mil casos diários, o cenário para o final do mês é de que o número de isolamentos estará “mais próximo dos 3% do que dos 7%”.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a população residente em Portugal é de cerca de 10,3 milhões de pessoas, o que quer dizer que poderão estar isoladas ou em quarentena no dia das eleições entre cerca de 310 mil e 720 mil pessoas.

Baltazar Nunes salientou ainda que a situação epidemiológica a 30 de janeiro, dia em que os portugueses são chamados a eleger os 230 deputados, será, em grande parte, determinada pela eficácia das medidas de contenção implementadas durante a última semana de dezembro e as primeiras de janeiro deste ano.

Além disso, a situação da pandemia no final do mês depende do desenrolar da vacinação de reforço e das crianças dos 5 aos 11 anos, adiantou o especialista, ao avançar que, “quanto maior for a cobertura vacinal destes grupos, melhor será a situação epidemiológica a 30 de janeiro”.

Fernando Daniel cancela concerto em Barcelos e Ivandro vem substituí-lo

O artista Fernando Daniel, que tinha concerto marcado para sexta-feira, na Festa das Cruzes, Barcelos, anunciou nas redes sociais o cancelamento do espetáculo.

Na origem da decisão, escreve o cantor nas redes sociais, estará uma pneumonia.

Entretanto a autarquia já informou que o espetáculo do artista vai ser substituído por Ivandro.

 

Famalicão: Homem morre atropelado na autoestrada

Um homem morreu atropelado, cerca das 16h40 desta segunda-feira, na A7, em Famalicão.

O atropelamento aconteceu na freguesia de Oliveira Sta Maria, ao quilómetro 31, sentido Guimarães – Famalicão.

A vítima foi socorrida no local pelos Bombeiros de Guimarães e a VMER de Famalicão, no entanto, o óbito acabou por ser declarado no local.

 

Bombeiros de luto: Faleceu o colega Vitor Martins de Riba d’Ave

Os Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave estão de luto pelo falecimento do colega Vítor Martins, vítima de doença prolongada.

Com 34 anos de idade e mais de uma década de serviço enquanto bombeiro, Vítor Martins perdeu esta sexta-feira a batalha contra um cancro.

Este é mais um momento de consternação vivido naquela corporação de bombeiros, já que esta é, num curto espaço de tempo, a segunda perde de um operacional por motivos de doença.

 

Famalicão: Criança de 9 anos é atropelada e sofre ferimentos graves

Uma criança de nove anos foi, ao final da tarde desta quinta-feira, atropelada por um automóvel, na freguesia de Telhado, em Vila Nova de Famalicão.

Para esta ocorrência, na Avenida Principal, foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

A vítima, com ferimentos graves, foi assistida com o apoio da VMER local e transportada para o Hospital de Braga.

Famalicão: Criança de 9 anos atropelada em Vale São Martinho

Uma criança de 9 anos, que iria participar na Grande Prova Correr por S.Martinho, ficou com ferimentos considerados graves, depois de ter sido atropelada por um veículo, na manhã desta quinta-feira, em Vale São Martinho, em Famalicão.

Ao que a Cidade Hoje conseguiu apurar, a situação aconteceu cerca das 09h45, nas proximidades da junta de freguesia, e para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses.

O menor estaria a fazer o aquecimento para participar na prova desportiva quando, no momento em que contornava um carro, foi colhido por outro.

Fonte do socorro garantiu à Cidade Hoje que a criança, que sofreu uma fratura exposta, não corre risco de vida.

Famalicão: Condutor foge depois de carro entrar em despiste e embater contra viatura estacionada

A madrugada desta quinta-feira fica marcada por um aparatoso despiste na N206, em Requião, Vila Nova de Famalicão.

O acidente aconteceu antes das 02h00 e a viatura que entrou em despiste embateu violentamente contra um carro estacionado.

De acordo com informações do Comando Sub Regional do Ave, para o local foram acionados os Bombeiros Voluntários de Famalicão que acabaram por não socorrer nenhuma vítima, já que o condutor do carro despistado ter-se-á colocado em fuga após o acidente.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Aquela via, que serve de ligação entre Famalicão e Guimarães, esteve cortada ao trânsito.