Coronavírus: Conselho da Saúde diz que “não há razão para fechar escolas”

O Conselho de Saúde anunciou, na noite desta quarta-feira, que não há razão para fechar todas as escolas do país como medida de prevenção ao Covid-19.

Em conferência de imprensa foi avançado que as escolas só devem fechar por indicação das autoridades.

Famalicão: Na Escola Básica de Antas cantou-se Abril

Para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, a Escola Básica de Antas convidou a comunidade educativa para assistir à atividade “Cantar Abril”, que decorreu ao final da tarde desta segunda-feira, com os alunos a lerem poemas e a cantarem canções alusivas à época.
Esta foi a forma de os alunos interiorizarem os valores de Abril, tendo bem patente que a liberdade foi conquistada no nosso país e que perdura até hoje. Por isso, tudo deve ser feito para a preservar.

Famalicão: EARO vence na Póvoa de Lanhoso

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO) participou no domingo, dia 28 de abril, na Milha da Liberdade, na cidade da Póvoa de Lanhoso, vencendo nos escalões de formação e absolutos, entre dezenas de equipas presentes das regiões de Porto e Braga.

Venceram Tomás Ramos, infantis; Tiago Silva, em iniciados; Rui Ramos, em veteranos M40. Na segunda posição ficaram Gonçalo Rodrigues, em juvenis; Leandro Gonçalves, em juniores; Anabela, veteranas F40; e Rosa Oliveira, veteranas F50. No terceiro lugar terminaram Luís Neto, benjamins; Rafaela Araújo, juvenis; José Freitas, veteranos F40.

Coletivamente, a EARO venceu na formação, de benjamins a juvenis, com 233 pontos. Venceu também em absolutos – juniores, seniores e veteranos – com 201 pontos.

Famalicão: Feirinha da Primevera na escola de S. Miguel o Anjo

A escola EB1 São Miguel o Anjo, em Calendário, realiza durante o próximo dia 30 de abril, uma Feirinha da Primavera, cujas verbas serão aplicadas nas atividades lúdicas das crianças que frequentam o estabelecimento de ensino,
O certame abre às 8h30 e termina pelas 18 horas. No local poderá comprar produtos agrícolas, doces, bolos, frutas e muitos mais.

Famalicão: Alunos da D. Sancho estagiam na Áustria

Dez finalistas de diferentes cursos profissionais da Escola Secundária D. Sancho I estão a realizar um estágio internacional em Viena, Áustria, no âmbito do programa Erasmus+.

Este estágio tem a duração de 6 semanas e vai proporcionar aos alunos uma oportunidade única de contacto com o mundo laboral, estando integrados em empresas locais, onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas e desenvolver competências práticas relacionadas com os seus cursos.

Este estágio permite, ainda, melhorar as competências linguísticas dos alunos, especialmente o inglês, língua amplamente utilizada no contexto profissional internacional.

Famalicão: Professores do AE Terras do Ave ultimam projeto Erasmus na Bélgica

Três professores do Agrupamento de Escolas Terras do Ave – Alberto Costa, Almerindo Oliveira e Isabel Alberto – participaram na terceira e última reunião transnacional do projeto Erasmus+ “Shared (Hi)stories”, que decorreu em Mons, na Bélgica.

À medida que a implementação do projeto entra na fase final, foram abordados aspetos fundamentais, abrindo o caminho para uma conclusão bem-sucedida. Durante as sessões, discutiram-se questões relativas à gestão do projeto, ao website e mapa interativo, ao Curso de Formação de Professores, aos Planos de Aula e Guia DIY, à criação de um canal YouTube e às estratégias de disseminação do projeto.

Os parceiros «demonstraram, mais uma vez, um compromisso inabalável com os objetivos do projeto, fortalecendo ainda mais as relações e parcerias dentro da comunidade educacional europeia», analisou o diretor do agrupamento.

Famalicão: D. Sancho recebe alunos e professores croatas

O Agrupamento de Escolas D. Sancho I recebeu, entre 7 e 12 de abril, um grupo de 5 alunos e 3 professoras da Escola Básica Dobrisa Cesarié, Osijek, da Croácia, iniciativa enquadrada num projeto bilateral Erasmus+.

Após a sessão de boas-vindas e visita à escola, os estudantes realizaram um peddy paper pela cidade e visitaram a Casa da Juventude, onde realizaram alguns jogos relacionados com a Europa.

Ao longo da semana, assistiram a diversas aulas, aprendendo um pouco da nossa língua e de outros conteúdos similares, marcaram presença numa palestra sobre “Tolerância e diversidade” e participaram em workshops de multimédia, dança e culinária. A agenda da mobilidade contou com as habituais visitas culturais às cidades de Guimarães, Braga e Porto, conhecendo pontos emblemáticos, alguns que integram o Património Mundial da UNESCO.

Houve, também, um jantar de despedida que reuniu as famílias de acolhimento, alunos e professores dos dois países.