Coronavírus: Bastonário alerta “Há médicos internados nos cuidados intensivos com covid-19”

Em declarações ao Observador, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, disse que há médicos infectados com coronavírus e que internados nos cuidados intensivos.

A dificuldade de acesso ao material de protecção individual – como máscaras adequadas – “é absolutamente crítica neste momento”, disse o bastonário, lembrando que a necessidade de garantir a existência deste material é contínua e não se resolve com a aquisição de alguns milhares de máscaras. “Quando o primeiro-ministro disse que tínhamos uma reserva de dois milhões de máscaras, isso não é nada, dois milhões gastam-se em dois dias, porque as pessoas têm de facto de andar protegidas”, disse Miguel Guimarães, precisando: “Precisamos de muitos milhões, daqui até ao fim de Maio ou de Junho”.

O outro factor no modo como vamos conseguir lidar com a doença, insistiu, é a capacidade de resposta dos cuidados intensivos. O bastonário disse esperar que em Portugal os médicos não tenham de escolher quem tem acesso a um ventilador e quem não tem, como está a acontecer em Itália ou Espanha. “Podemos correr esse risco, mas espero que não chegue a acontecer. Nesta crise toda, a parte mais dramática é essa. É verdadeiramente dramático o médico ter de decidir que doente vai viver e que doente não vai viver, por não ter equipamento”, disse.

Fonte: Público