Combustíveis sobem esta segunda-feira

A partir de segunda-feira, vai ficar mais caro abastecer o depósito de combustível. Seja por causa do barco encalhado no Canal do Suez, ou devido às famosas cotações, a verdade é que o aumento dos preços pode chegar a 1,5 cêntimos para o litro de gasolina e 0,5 cêntimos para o gasóleo.

O preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal custa atualmente cerca de 1,605 euros, enquanto o do gasóleo vale 1,422 euros. Os preços nos postos de abastecimento podem variar consoante a concorrência e o nível de custos fixos de cada posto.

No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em sexto lugar entre os países com a gasolina mais cara dos 28 países da União Europeia, 12 cêntimos acima da média europeia e 25 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 7ª posição.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 60 cêntimos, em Espanha são 62 cêntimos.