Clube de Xadrez da Didáxis é potência nacional

O que em 2003 foi criado como um simples projeto de desporto escolar, hoje é um caso sério de sucesso do desporto nacional. O Clube de Xadrez A2D nasceu na Cooperativa de Ensino Didáxis de São Cosme, em Vila Nova de Famalicão, mas saltou os muros da escola para se tornar numa referência nacional da modalidade, com um vasto palmarés de títulos conquistados.

Os êxitos do A2D, que atualmente conta com 50 atletas federados e 25 alunos de Desporto Escolar, chamaram a atenção do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, que esta segunda-feira dedicou uma jornada do Roteiro pela Inovação de Famalicão ao clube da Didáxis, que ao longo dos últimos anos se tem revelado um autêntico viveiro de campeões.

É o caso da atleta Inês Silva, a mais jovem campeã nacional de sempre, que no passado mês de novembro arrecadou o título nacional feminino sub-18; Luís Silva, membro da Seleção Nacional Absoluta de Xadrez e Vice-Campeão Nacional Absoluto em 2018; e Ivo Dias, Campeão Nacional Juvenil Escolar em 2016 e Campeão Europeu Juvenil de Xadrez Escolar em 2014.

A Taça de Portugal 2017 e a Supertaça de Portugal 2018 são outros dos troféus orgulhosamente expostos na prateleira do clube, que Paulo Cunha considera ser “um exemplo daquilo que a Escola pode fazer pela comunidade além da sua atividade clássica e convencional”.

“A escola foi uma incubação para o clube que, ao longo dos anos, acabou por ganhar outra dimensão. Se inicialmente o clube de xadrez foi pensado como um ganho para o projeto educativo e para a aprendizagem do aluno no contexto escola, hoje é inegável que cumpre um objetivo muito maior”, referiu o autarca.

Para além dos polos de São Cosme e Riba de Ave da Didáxis, o coordenador do clube, Mário Oliveira, explicou que o Xadrez da A2D chega também ao concelho vizinho de Guimarães, mais propriamente ao Colégio do Ave.

“Soubemos alicerçar-nos de uma forma sustentada e atravessar as fronteiras da escola com o apoio das forças vivas da cidade. Temos dado passos seguros e consistentes e isso tem-nos levado ao caminho do sucesso nestes últimos 15 anos”, acrescentou ainda o professor, que não escondeu a ambição de criar em Famalicão uma Escola Municipal de Xadrez.

Refira-se que atualmente o Clube de Xadrez A2D ocupa um papel relevante no distrito de Braga e no país. O Torneio do Vale, o Torneio de Xadrez do Ave e o Torneio Internacional de Xadrez de Famalicão, são algumas das provas organizadas pelo clube.

Potenciar o raciocínio lógico-matemático; aumentar a perceção, análise-síntese e orientação espácio-temporal; desenvolver a atenção e o poder de concentração, bem como desenvolver a criatividade e imaginação são algumas das vantagens da modalidade.

Famalicão: Adelino está desaparecido há já 1 ano e 3 meses

Adelino Ferreira Lopes, de 64 anos, está desaparecido desde a manhã de 17 de outubro de 2023, há precisamente 1 ano e 3 meses, e desde então não existe informação acerca do seu paradeiro.

O famalicense vivia com uma família de acolhimento, na freguesia de Requião e foi visto pela última vez por volta das 09h00, vestido com roupa escura e a transportar um saco.

Adelino é dependente de medicação e tem dificuldades de locomoção.

O caso foi entregue à Polícia Judiciária.

Famalicão: Maria Rodrigues (Liberdade) é campeã Jovem do Norte

No Torneio Jovem do Norte de Pista Curta, que decorreu este sábado, Fórum Braga, em Braga, Maria Rodrigues, do Liberdade FC, sagrou-se campeã, na distância dos 1500 metros que cumpriu com a sua melhor marca da época.
Carolina Faria, atleta do primeiro ano no escalão de iniciados, ficou a apenas 3 segundos dos mínimos exigidos para participar nos Campeonatos Nacionais do seu escalão.
Do lado masculino, nos 800 metros, Gabriel Abreu, também atleta do primeiro ano no escalão de iniciados, ficou a apenas 5 segundos dos mínimos para os Campeonatos Nacionais.

Famalicão: Tiago Silva (EARO) foi segundo no Torneio Jovem do Norte

Este sábado, no Torneio Jovem do Norte, de pista curta, competição reservada a atletas sub-16 e sub-18, Tiago Silva, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira, foi vice-campeão nos 800 metros e com direito a recorde pessoal na distância e mínimos para participar nos Campeonatos Nacionais de Juvenis.

A EARO esteve nas provas de meio fundo, com 12 atletas, entre os quais Tomás Ramos (sub-16), Francisco Barros (sub-18) e Tomás Campos, todos com recordes pessoais.

Na competição que decorreu em Braga, nos 1500 metros, participaram Mariana Martins, Luísa Castro (rp), Ana Silva (rp), Leonor Gonçalves (rp), Ana Oliveira (rp), Ana Soares, Mafalda Ferreira (rp) e Matilde Cunha, sub-16, também com recorde pessoal.

Famalicão: Assembleia Municipal aprova projeto multiusos de Fradelos como de interesse público

A Assembleia Municipal aprovou, na noite desta sexta-feira, o projeto do multiusos de Fradelos como de interesse público.

O objetivo da proposta visava regularizar a situação, uma vez que o pavilhão já está em construção (entretanto parada) em terreno de Reserva Agrícola Nacional, sem que este procedimento jurídico obrigatório tivesse sido cumprido.

A favor da alteração votaram PSD, CDS e presidentes de junta independentes; o Chega e a CDU abstiveram-se e o PS votou contra.

Todas as bancadas reconhecem a importância do pavilhão para a comunidades de Fradelos, mas o PS disse, pelo deputado Jorge Costa, que era «uma tentativa de branquear o ilícito».

O CDS afirmou que se o processo tivesse vindo antes à Assembleia, como devia ser, não havia discussão. A completar, o PSD, por Jorge Paulo Oliveira, justificou que a «a pressa é uma amiga que trai».

Ricardo Mendes, presidente da Câmara em exercício, admite que foi um processo que «correu menos bem», mas considera que não é caso «para imputar comportamento doloso» a quem quer que seja.

O pavilhão multiusos de Fradelos começou a ser construído em solo classificado como Reserva Agrícola Nacional, sem que primeiro fosse instaurado o processo para a desafetação do terreno, em nome do interesse público, algo a que a Câmara está obrigada.

O terreno foi cedido em regime de comodato à Junta que é a dona da obra, mas o vice-presidente da Câmara, Ricardo Mendes, admitiu, no início de dezembro, em reunião de Câmara, que houve «um erro de comunicação» da parte do município e que o processo de desafetação do terreno foi esquecido.
Naa altura, Ricardo Mendes, assumia que «este processo não correu bem» e que os eleitos têm obrigações políticas de orientação dos serviços municipais. «Devia ter sido cumprida a formalidade e não foi». O autarca disse que terá existido confusão pelo fato deste tipo de equipamentos públicos não carecer de licenciamento e um «erro de comunicação».
A empreitada, que na altura já tinha a estrutura levantada, parou. Nessa mesma reunião, a Câmara declarou a área como de interesse público. Agora, o documento foi aprovado na Assembleia Municipal.

Liga revela dia e hora do jogo entre o Famalicão e o Boavista

A Liga Portugal revelou os dias e horas das partidas da jornada nº 20 do principal campeonato do futebol português.

O Famalicão, que defronta no próximo sábado o Estrela da Amadora, ficou a saber que vai jogar com o Boavista, no Bessa, dia 31 de janeiro, sexta-feira.

A partida está marcada para as 20h15.

Famalicão: Dois feridos em colisão entre veículos na freguesia de Vale São Cosme

Duas pessoas ficaram feridas, na sequência de uma colisão entre viaturas, na freguesia de Vale São Cosme.

O acidente aconteceu cerca das 08h30, em plena Avenida Central.

Para o socorro foram acionados os Bombeiros Voluntários Famalicenses que encaminharam as vítimas, com ferimentos ligeiros, para o hospital de Famalicão.