Concelho

CIOR promove semana da Europa

A Escola Profissional CIOR está a organizar a Semana da Europa, com várias atividades e iniciativas, envolvendo e mobilizando toda a comunidade educativa.

Esta segunda-feira, realizou-se um Encontro/Debate subordinado ao tema: A Europa de Hoje e de Amanhã – Novos Caminhos e Desafios, que contou com a presença do eurodeputado Nuno Melo.

Para Amadeu Dinis, diretor da Escola, neste ato comemorativo pretende-se “envolver e sensibilizar toda a nossa comunidade educativa e parceiros para as grandes causas e desafios da EUROPA, face aos contextos políticos, socioeconómicos e geoestratégicos da sociedade global em que vivemos”.

Este responsável pela Escola realça ainda o facto da CIOR, desde a sua fundação, ter a Europa e os seus “grandes desígnios” presentes no seu Projeto Educativo, muito particularmente nos “processos e dinâmicas de mobilidade”, com estágios, intercâmbios, encontros e iniciativas diversas, através de parcerias estabelecidas e consolidadas com empresas e organizações distribuídas pela maior parte dos países do espaço europeu.

Neste contexto, no dia 8, terça-feira e nos restantes dias da semana, vários grupos de alunos procederão à disseminação do Projeto GPS 5 – Get Professional Skills- no âmbito do Erasmus+, apresentando as suas experiências e vivências nas diferentes mobilidades, numa ação aberta a outras escolas, empresas, pais e demais membros da comunidade escolar.

A vereadora da juventude, Sofia Fernandes, marcou presença nesta ação de disseminação de boas práticas de mobilidade, assente em 10 apresentações, com testemunhos e experiências partilhados pelos 74 alunos envolvidos no referido projeto, recorrendo ainda à apresentação de vídeos e cartazes sobre o mesmo.

Na quarta-feira, dia 9, Dia da Europa, evocativo da Declaração de Schuman, o dia ficará marcado por uma ação de solidariedade, traduzida numa dádiva de sangue, por parte dos membros da comunidade escolar, em colaboração com a Associação de Dadores de Sangue de V.N. de Famalicão. Por fim, e não obstante o processo em curso do Brexit, houve ainda momentos para um English breakfast e um Five o’clock tea preparado pelos alunos dos CEF- Cursos de Educação e Formação- para a comunidade escolar.

Previous post

Histórias da Gerações encheram a Devesa

Next post

Filipe Carneiro em Barcelona

Cidade Hoje