Cinema com causas ambientais vai às escolas

O cinema e o ambiente andam de mãos dadas nas sessões do ciclo “Ambientar-se”, uma iniciativa promovida pelo Município de Famalicão, através do Parque da Devesa, que todos os meses desperta a atenção dos famalicenses para as causas e consequências dos problemas ambientais que o planeta enfrenta, com recurso à sétima arte.

Em 2019 a iniciativa vai continuar a colocar o dedo na ferida e tem já agendada a primeira sessão do ano com uma novidade. Depois de algumas saídas do Parque da Devesa em 2017 e 2018, neste novo ano as sessões “Ambientar-se” vão passar a realizar-se também nas escolas, tentando captar a atenção dos jovens para esta problemática.

É o que vai acontecer já nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 09h30, com a exibição do filme “Oceanos de Plástico”, no INA – Instituto Nun’Alvres.

Tal como acontece em todas as sessões, esta vai também ser dinamizada por uma associação local – a AREA – Associação Amigos do Rio Este – que para além da escolha do filme, será também responsável pela moderação de um debate.

“Oceanos de Plástico” foi realizado em 2016 por Craig Lesson, “um jornalista australiano que numa investigação à procura da Baleia Azul, se deparou com grandes quantidades de plástico à superfície do oceano. Com o intuito de desvendar a influência que estes plásticos têm nos nossos oceanos, Craig Lesson auxiliou-se da mergulhadora Tanya Streeter e de uma equipa internacional de cientistas e investigadores, numa viagem durante quatro anos, explorando o frágil estado dos nossos oceanos, com o objetivo de desvendar a verdade acerca da poluição dos plásticos e revelar soluções que possam ter um efeito imediato afim de prever a continuidade da degradação dos oceanos”.

A iniciativa vai decorrer no Auditório Padre António Vieira e é de entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Tempo quente continua: Sábado com 30 graus previstos

O tempo quente vai continuar nos próximos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no concelho de Famalicão os termómetros podem ir até aos 30 graus.

Essa máxima está prevista para esta quinta-feira e sábado.

Pode seguir a previsão ao detalhe aqui

Informação Útil: Recolha de Lixo mantém-se no feriado desta quarta-feira

Neste feriado de 5 de outubro (quarta-feira) o serviço de recolha de lixo irá operar dentro dos horários e rotas habituais, informa a autarquia famalicense.

A população do concelho de Vila Nova de Famalicão pode, por isso, colocar o lixo nos locais para a respetiva recolha.

Famalicão: Mulher com cerca de 60 anos ferida em despiste de carro na N206

Uma mulher, com cerca de 60 anos, ficou ferida na sequência de um despiste automóvel, na N206, em Joane.

O sinistro aconteceu cerca das 06h40, na Avenida da Riopele.

A vítima foi assistida no local pelos Bombeiros Voluntários Famalicenses que asseguraram o transporte para a unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave com ferimentos considerados ligeiros.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Famalicão: Serviço de Ginecologia e Obstetrícia assinala Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Ave está a comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A celebração começou esta terça-feira e prossegue até quinta-feira.

Estão programadas algumas atividades para ajudar e esclarecer eventuais dúvidas a grávidas e puérperas, bem como uma aula de Yoga e massagem para bebés nascidos no CHMA (esta quarta-feira, às 15 horas, na Clínica da Mulher e da Criança), com o objetivo de promover uma maior conexão entre mãe e filho.

«Decidi amamentar, mas não está a correr como esperava» é o tema de uma sessão que decorre na quinta-feira, a partir das 15 horas, na sala de reuniões.

Inscrições através de preenchimento de formulário disponível na página do Facebook Aqui Geramos Sorrisos CHMA

Famalicenses participam no Europeu de Spartan

Hélder Rodrigues e Ricardo Campos, atletas famalicenses, vão participar no próximo fim de semana, no Spartan Europen Championship 2022 (Campeonato Europeu de Spartan), que vai ter lugar em Sussex, Reino Unido.

Nesta prova vão enfrentar 21.3km num terreno acidentado, numa corrida com 35 obstáculos, entre carregar pesos, subir cordas, obstáculos de suspensão, muita lama e também natação.

Recorde-se que as Spartan Race são corridas de obstáculos muito populares, com quase um milhão de participantes por ano em todo o mundo.

Os famalicenses vão competir com outros atletas europeus qualificados através dos resultados obtidos em provas anteriores.

 

FC Famalicão entra na Taça a jogar na Trofa

O FC Famalicão já conhece o adversário da terceira eliminatória da Taça de Portugal. No sorteio realizada esta tarde, na Cidade do Futebol, e já com as equipas da Liga Bwin, a equipa de João Pedro Sousa vai defrontar o vizinho Trofense, equipa da segunda Liga.

Os jogos ditados pelo sorteio disputam-se no fim de semana de 15 e 16 de outubro.